Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Crytek processa estúdio de Star Citizen

Alega quebra de contrato relativo ao CryEngine.

A Crytek, empresa conhecida pela série de jogos Crysis e pelo motor de jogo CryEngine, deu início a um processo legal contra Cloud Imperium Games e a Robert Space Industries, as empresas que estão a desenvolver o ambicioso Star Citizen.

O documento entregue no Tribunal da Califórnia, que pode ser consultado aqui, dá como razão uma quebra de contracto e de direitos de autor relativos ao uso do CryEngine, o motor original de Star Citizen. No ano passado, a Robert Space Industries anunciou uma transição para o motor Lumberyard da Amazon, que por sua vez é baseado no CryEngine da Crytek.

No entanto, a Crytek afirma que a troca de motor de jogo é uma quebra do contracto, alegando que ficou acordado que Star Citizen seria desenvolvido exclusivamente no CryEngine e que o motor de jogo seria promovido juntamente com o jogo. Quando se deu a transição de motor, todas as menções ao CryEngine foram removidas dos materiais promocionais de Star Citizen.

A Crytek também alega que ficou acordado que o CryEngine seria usado para desenvolver um único jogo, explicando que Squadron 42, um jogo single-player que será vendido separadamente de Star Citizen, quebra o contrato.

Cover image for YouTube video

O acordo implicava ainda que a Robert Space Industries entregasse, numa base anual, correcções de erros e optimizações para o CryEngine. A Crytek alega que contactou o estúdio e que este falhou em cumprir com a obrigação mais do que uma vez. E apesar da alegada troca para o motor Lumberyeard, a Crytek diz no documento que o CryEngine continua a ser utilizado para desenvolver Star Citizen.

Um representante da Cloud Imperium Games e da Robert Space Industries já respondeu com uma declaração ao processo legal iniciado pela Crytek (via Polygon):

"Estamos conscientes da queixa preenchida pela Crytek no Tribunal dos Estados Unidos. A CIG não usa o CryEngine há algum tempo, desde que fizemos a troca para o Lumberyard da Amazon. Este é um processo legal sem mérito e do qual nos vamos defender vigorosamente, incluindo recuperação da Crytek de quaisquer custos envolvidos no assunto," foi dito.

Star Citizen é o jogo de crowdfunding que mais dinheiro juntou na história dos videojogos. Neste momento conta com mais de $173 milhões arrecadados. Como é hábito nestes casos, o processo lega deverá demorar bastante tempo a resolver.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Star Citizen

PC

Related topics
PC
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários