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Criadores indie preocupados com possível impacto negativo do negócio entre a Microsoft e a Activision

Poderá transformar o Game Pass e retirar-lhes visibilidade.

Diversos estúdios indie confessaram estar preocupados com o que o negócio entre a Microsoft e a Activision Blizzard poderá representar para a indústria, especialmente numa transformação do Game Pass que dependerá menos dos indies.

Uma nova reportagem da BBC mostra várias reações de criadores indie ao anúncio do mega negócio entre as duas gigantes e como o crescimento do Game Pass, especialmente a chegada de mais jogos e séries de alto perfil, vão acabar por retirar visibilidade aos seus projetos.

Com a chegada da Activision Blizzard ao Game Pass, a Microsoft fica mais perto do desejo de lançar a bom ritmo jogos AAA no Game Pass e isso significa que os indies vão ficar em segundo plano. Essa é a preocupação de Tanya Short, responsável por Boyfriend Dungeon. Segundo diz, gerir o calendário de lançamentos para que um indie escape aos períodos mais movimentos e repletos de AAA poderá deixar de ser possível.

Short diz que o negócio entre as duas gigantes espalhou o medo entre os criadores indie pois vão deixar de saber o que fazer e quando lançar os seus jogos quando o serviço e o calendário de lançamentos fica saturado de jogos AAA de estúdios de alto perfil.

Yura Zhadanovich da Sad Cat Studios, que está a trabalhar em Replaced que estreará no Game Pass, elogiou o serviço e o tratamento que está a receber da Microsoft, mas lamenta que no futuro os indies vão perder a visibilidade e as oportunidades.

Questionada sobre isto, Sarah Bond da Microsoft respondeu que vão continuar a investir nos indies consoante o Game Pass cresce e acredita que o serviço receber mais jogos de alto perfil ajudará os indies pois chamará mais pessoas que podem sentir curiosidade em experimentar esses jogos.

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