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Criador Shenmue diz valer a pena arriscar

Yu Suzuki diz que jogadores agradecem.

Em declarações à revista nipónica Famitsu, Yu Suzuki, um dos grandes génios da SEGA, afirmou que, "Tenho estado a fazer jogos arcade desde então."

Esse "então" era Shenmue, um título que ficou na história por ter sido um dos primeiros jogos de mundo aberto da história do entretenimento eletrónico. Naquele tempo, em 1999 quando foi lançado no Japão, o título teve um orçamento estimado de 47 milhões de dólares. E foi o risco, segundo Suzuki, que acabou por ser o segredo do sucesso do jogo.

"Se tratares muitos temas e permitires ao jogador fazer muitas coisas, o jogo poderá ser considerado superficial, não houve nenhum jogo desde então que tenha sido tão bem sucedido fazendo precisamente isso," explicou ele. É uma espécie de tabu, afirmou, mas também destaca o facto de que "Se queres criar algo novo tens de quebrar esse tipo de tabus. Por isso quis embarcar num desafio em que podia fazer algo tão grandioso como foi Shenmue."

Citando algumas curiosidades como o facto que durante o processo de desenvolvimento do título tinha a meta de criar 30 personagens secundárias por hora, Suzuki referiu-se à produção japonesa neste género em concreto.

"Penso que os japoneses são os produtores mais talentosos do mundo quando é necessário um trabalho de precisão. Se a eficiência e os tempos não fossem um problema, os japoneses seriam os melhores," comentou ele acrescentando que, "Fazer um jogo de mundo aberto é uma luta contínua com o orçamento associado ao projeto."

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