Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Criador do exploit de Homebrew para a 3DS não quer pirataria

Apenas quer que sejam criados mais jogos caseiros para a consola.

O responsável por encontrar um exploit na 3DS que permite a instalação de Homebrew voltou a afirmar que não quer contribuir para a pirataria com o seu projecto.

"Neste momento, espero que o loader atraía mais produtores e pessoas para desenvolver mais jogos homebrew. Estou a trabalhar na versão 3DS de Minecraft e um grupo de pessoas estão a trabalhar em emuladores. Gostaria de ver até quão longe conseguimos levar a 3DS," disse Jordan Rabet, mais conhecido online pelo nome Smealum, ao Eurogamer Inglês.

O launcher de Homebrew criado por Jordan Rabet.

Apesar do instalador de Homebrew não abrir diretamente as portas para a pirataria na consola, pode ser apenas uma questão de tempo até que alguém mal intencionado explore o código e abra as portas para correr jogos pirateados na portátil.

Neste momento, a pirataria na 3DS está limitada aos cartões R4, cuja venda foi banida em países com o Reino Unido, França e Japão graças aos esforços da Nintendo.

Embora as suas intenções sejam outras, Jordan Rabet reconhece que é perigoso disponibilizar online a sua descoberta.

"É muito perigoso. Se lançares um exploit que é demasiado poderoso podes deixar que as pessoas façam o que quiserem com a consola, o que pode ser bom, mas também cria a possibilidade de pirataria, o que não é tão bom".

"Não lançaria algo que pode ser usado para a pirataria... é algo que simplesmente não quero fazer."

"Não quero saber se as pessoas pirateiam nas suas vidas privadas, mas não quer ser parte disso. Não quero lançar algo que outros podem usar para roubar a propriedade intelectual de outras pessoas. Não é isso que quero. Não lançaria algo que pode ser usado para a pirataria... é algo que simplesmente não quero fazer".

O método elaborado para a instalação de Homebrew requer o jogo Cube Ninja, seja em formato físico ou digital. O jogo é pouco conhecido e vendeu pouco, mas desde que Jordan Rabet publicou a sua descoberta, os preços dispararam nos sites de leilões.

Como as unidades disponíveis de Cube Ninja são limitadas, e dado que a Nintendo já removeu o jogo da eShop japonesa, o único sítio onde estava disponível neste formato, a instalação de Homebrew na 3DS não será propriamente algo que poderá ser feito em massa.

Read this next