Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Criador de Thomas Was Alone acredita que o Steam perdeu a relevância

Defende que a Sony está a tornar-se na Valve de antigamente.

Mike Bithell, o criador de Thomas Was Alone, um sucesso entre os jogos independentes, acredita que o Steam perdeu a credibilidade e relevância que tinha antes ao permitir que mais jogos sejam lançados na plataforma através do Greenlight.

"Tenho dificuldade em acreditar que Thomas Was Alone teria sucesso se fosse lançado hoje no Steam. Esteve na página principal durante uma semana. Foi lançado naquele momento final em que estar no Steam significava que a Valve pensava que criaste um grande jogo. Antes era isso que significava", disse Bithell a ser entrevistado pelo Gamasutra.

"É muito interessante, a credibilidade que as consolas ainda têm."

Por outro lado, para Bithell, a Sony está pouco a pouco a tornar-se naquilo que a Valve era antes, ao apoiar os produtores independentes mas limitando o acesso às consolas PlayStation.

"É muito interessante, a credibilidade que as consolas ainda têm. Penso que devido ao PC ser uma plataforma aberta, e qualquer um pode lançar um jogo para PC, o jogador comum não está a procurar coisas indie esquisitas - para eles, lançar um jogo para PC não é impressionante", explicou.

"O descobrimento é um problema, mas não é o problema. Receber o emblema de honra, seja qual for a pessoa que os estiver a entregar, é crucial e faz diferença na forma como o teu jogo é aprendido".

Este ponto de vista de Mike Bithell não é descabido. Após o anúncio do seu jogo para as consolas da Sony, as vendas aumentaram enormemente, "tornou-se num jogo verdadeiro para muitas pessoas".

"Penso que ser abertos é o objetivo final para a Sony. Estão a caminhar para tornar a criação de jogos o mais fácil possível para as suas plataformas, o que é um grande plano. O mesmo se passa com a Microsoft".

Read this next