Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Criador de DayZ vai sair da equipa de produção

Quer regressar à Nova Zelância e estabelecer o seu próprio estúdio.

Dean Hall, o criador do mod DayZ (que agora será lançado como um jogo separado), tem intenções de sair do Bohemia Interactive ainda este ano, deixando a sua criação a cargo da equipa que está a liderar agora.

Saindo do Bohemia, o plano de Hall é regressar a casa, à Nova Zelândia, e fundar o seu próprio estúdio de videojogos para desenvolver outro jogo com o seu coração agarrado à experiência multijogador.

Dean Hall

Hall revelou o que tenciona fazer a conversar com o Eurogamer inglês, mostrando consciência que a certo ponto deixará de ser uma peça essencial na produção e acabará por ser um embaraço.

"Sou uma granada. Tenho um uso específico. Sou muito bom a assumir riscos e a convencer outras pessoas a assumir riscos. Sempre fui bom nisso. Como tu disseste, talvez tenha o dom de tagarelar, por isso consigo falar, explicar algo, levar as pessoas até à berma e convencê-las a saltar", disse Hall.

"Foi isso que fiz com o DayZ; já o fiz duas vezes (uma vez com o mod, outra vez com a versão isolada) - duas equipas de código separadas fizeram-no".

"Mas eventualmente, sou uma má pessoa para ter. Eventualmente, não queres o tipo que te diz para te excederes e aguentares. A dado ponto serei um desastre para o projeto, pelo menos no papel de liderança".

Hall está disposto a continuar envolvido no desenvolvimento o tempo que for necessário, e também sabe que embora possa sair do estúdio, nunca estará realmente fora do projeto. O seu nome ficará associado para sempre a DayZ, tal como aconteceu com o criador de Minecraft, que optou por abandonar a posição de produtor líder no seu próprio jogo para descansar.

Já tem ideias para o seu novo jogo. Para ser preciso, Hall já escreveu três ideias para jogos e mais duas que têm ainda que ser limadas. Destas ideias, muitas têm ADN de DayZ, devido à componente multijogador, que fascina Hall.

Apesar da popularidade de DayZ e do seu sucesso, Hall confessa que "não é o jogo perfeito" e que tem falhas. Hall quer chegar à experiência multijogador perfeita, este é o seu objetivo para futuros projetos.

Read this next