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Criador de Castle Doctrine critica as promoções do Steam

Defende que a longo prazo prejudica tanto os jogadores com os produtores.

Para os jogadores as promoções do Steam representam uma oportunidade excelente para comprar jogos a preços inacreditáveis. Para os produtores, as promoções também trazem benefícios ao aumentar os lucros exponencialmente à quantidade anormal de jogadores que compram os seus jogos devido ao preço baixíssimo. Jason Rohrer, o criador de Castle Doctrine, tem outra perspetiva, defendendo que as promoções são tão más para os jogadores como para os produtores.

Jason Rohrer já participou nas grandes promoções do Steam com o seu jogo anterior, Star-filled Sky, e revela que 25 porcento das receitas totais do Steam foram obtidas na semana de lançamento. Da primeira vez que Star-filled Sky entrou em promoção, Rohrer obteve mais 10 porcento das receitas, e continuou a participar em todas as promoções para obter grandes picos nas vendas. Até que de repente decidiu parar.

Com a popularidade crescente das promoções do Steam, e com o aumento da sua regularidade, este produtor acredita que a longo prazo as promoções acabam por ser prejudiciais porque os jogadores estão à espera da redução de preço para comprar.

"Os teus fãs adoram os teus jogos e aguardam ansiosamente o próximo lançamento. Eles querem ter o jogo assim que for lançado, com o preço normal. Mas eles são tolos por fazer isso, porque a promoção está mesmo ao virar da esquina. Mesmo em termos económicos, a utilidade extra de jogar mais cedo, no lançamento, não é suficiente para justificar o custo extra para a maioria das pessoas. Faz mais sentido esperar, a não ser que eles te adorem tanto e o teu trabalho que estão dispostos a esquecer a razão económica. É bom ter fãs que adoram tanto o teu trabalho. E estes são os mesmos fãs que dão nos dentes quando colocas o teu jogo em promoção," disse Rohrer no site de Castle Doctrine.

Como a maioria dos jogadores estão à espera da redução de preço para comprar os jogos, quem sofre são os primeiros compradores, que terão de se contentar com uma comunidade mais pequena, explicou o produtor.

Dito isto, o modelo de preço ideal para Rohrer é igual ao de Minecraft, que foi ficando mais caro à medida que se aproximava da versão final. O mesmo modelo será aplicado em Castle Doctrine, cujo preço final será $16. Durante a fase alpha pode ser comprado por metade do preço. Na semana de lançamento o desconto será reduzido para 25 porcento. Após a semana de lançamento, não há desconto.

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