Skip to main content

Conhece os novos jogos do GameNest e do PlayStation First

Há cada vez mais jogos em desenvolvimento nas universidades portuguesas.

Há seis novos jogos em desenvolvimento nas universidades portuguesas graças as esforços das iniciativas GameNest e PlayStation First.

Depois de no ano anterior ter sido o berço para jogos premiados como Out of Line, eleito o melhor jogo nos Prémios PlayStation, e Obscuria, que também foi premiado nos Prémios PlayStation pela sua arte, a GameNest anunciou que começou este mês a desenvolver seis novos jogos.

Os jogos estão a ser desenvolvidos por estudantes da ETIC, IPLeiria e Universidade Lusófona, as três instituições de ensino superior em que o GameNest e PlayStation First estão instalados. Os projectos serão acompanhados por professores e profissionais da indústria de videojogos portuguesa, assegurando que o desenvolvimento acelera e puxando pelo potencial exibido por cada jogo.

Promover e acelerar o desenvolvimento de jogos oriundos dos cursos de videojogos é precisamente o objectivo do GameNest, programa que foi iniciado em 2017 e que se aliou ao PlayStation First, que arrancou em 2016 e apoia os cursos de desenvolvimento de videojogos com ferramentas de produção para as consolas PlayStation.

Em seguida podes conhecer os primeiros detalhes dos seis novos projectos do GameNest e PlayStation First.

Keg War

Inspirado no clássico jogo do Galo, o filme O Sétimo Selo (1957, Ingmar Bergmann), e misturando tudo com elementos de RPG, Keg War, transforma o que aparenta ser um simples jogo de tabuleiro, num desafio altamente estratégico.

A narrativa central de Keg War parte de uma guerra antiga entre dois reis pela disputa de uma grande cidade, que acabou de uma curiosa forma - ambos decidiram usar barris explosivos para aniquilar o oponente. Estes eventos são agora recordados em várias tabernas do reino, num amado jogo de tabuleiro apelidado de Keg War.

  • Neste momento, Keg War está a ser desenvolvido para PlayStation® 4 e PC.
  • Our Way

    Um sidescroller de ação, puzzles e com mecânicas de stealth. Em Our Way, o personagem principal, dispõe igualmente de um gancho (grappling hook), e um companheiro que o auxilia nos momentos mais desafiantes do jogo.

    Our Way centra-se numa narrativa que retrata duas visões distintas do mundo, num conflito reminiscente da Guerra Fria, onde dois grandes blocos ideológicos tentam assumir o domínio do planeta. O pequeno protagonista, apanhado neste embate, tenta encontrar o seu próprio caminho num futuro distópico.

    Apesar de ainda em desenvolvimento, Our Way terá lançamento previsto para PC e PlayStation® 4 numa data ainda não definida.

    Tin-heart

    Um fast platformer que conta com elementos de exploração, tendo como mecânica principal, os braços de um robô (Urion), que esticam conforme os desafios. Tin-Heart também demonstra uma mensagem ecológica, onde o protagonista principal tem como missão reprogramar robôs poluentes e assim salvar o Planeta Terra.

    A narrativa começa em 21XX, quando robôs que outrora limpavam o ar poluído da Terra, foram corrompidos pelo excesso de poluição e começaram a destruir planeta. Os humanos incapazes de fazer frente a tamanha força, viram-se forçados a abandonar a Terra. Quase ao mesmo tempo, um pequeno robô (chamado Urion), acorda num armazém. Considerado obsoleto mas com a programação original intacta, Urion vai tentar recordar os seus companheiros robóticos das diretrizes iniciais, e assim, ajudar a salvar o planeta.

    Tin-Heart encontra-se neste momento em desenvolvimento para PC e PlayStation®4.

    Capture

    Uma aventura com foco na exploração e na resolução de puzzles usando a fotografia, assim como a perspectiva.

    A narrativa de Capture centra-se no momento em que o jogador se encontra numa floresta, onde tudo parece ser demasiado perfeito, calculado, quase artificial. Talvez até excessivamente artificial! Ao longo da aventura, surgirão novos mistérios e o desejo de olhar por detrás da cortina será inevitável.

    Capture tem lançamento previsto para PC e PlayStation®4.

    Fayo

    Um sidescroller 2D de ação e aventura com um estilo desenhado à mão. As mecânicas centram-se em torno da capa que a personagem principal (Fayo) utiliza em diversos contextos.

    A narrativa do jogo foca-se em Fayo, uma adorável personagem que pretende descobrir o que aconteceu ao seu pai, desaparecido há vários meses. Rapidamente, a aventura leva-o a uma nova dimensão cheia de perigos e desafios.

    Neste momento, Fayo está a ser desenvolvido para PlayStation® 4 e PC.

    Ink Knight

    Um platformer com elementos de ação e aventura tendo como protagonista principal, Ink, um estranho cavaleiro feito de tinta.

    Ink Knight utiliza como uma das suas mecânicas principais a tinta da personagem, que além de servir como elemento de interacção, dá igualmente azo à ferramenta principal do jogo - um aparo. Ao longo desta aventura, vamos também conhecendo a epopeia de Ink num mundo mágico, onde a tinta demonstra ser um factor essencial de todo este universo.

    Neste momento Ink Knight está a ser desenvolvido para PlayStation®4 e PC.

    Lê também