Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Compra da Oculus VR pelo Facebook gera polémica entre os apoiantes do Kickstarter

Muitos afirmam sentir-se traídos.

A compra do Oculus Rift pelo Facebook está a gerar polémica entre aqueles que apoiaram o projeto no Kickstarter quando ainda estava a dar os primeiros passos, com alguns a mostrarem-se descontentes por a companhia ter sido vendida antes mesmo da versão final estar disponível para os consumidores.

O futuro?

Recapitulando, o Oculus Rift foi introduzido no Kickstarter a pedir $250.000 e acabou por chegar ao prazo final com mais de $2.4 milhões. Os apoiantes foram recompensados de várias formas, conforme o valor dado. A maioria dos apoiantes decidiu contribuir com $300, o que dava direito a receber em casa um kit de desenvolvimento do Oculus Rift juntamente com DOOM 3 BFG, servindo como uma demonstração das capacidades do dispositivo.

Desde o sucesso alcançado no Kickstarter, a Oculus VR tem crescido. Com o dinheiro inicial dado pelos fãs, conseguiu receber mais dinheiro de outras companhias ou pessoas na área dos investimentos que lhe permitiram continuar a melhorar o Oculus Rift. Ainda assim, a companhia continuava a ser independente e a seguir a visão que tinha prometido com o Kickstarter.

Com a venda da companhia ao Facebook por $2 mil milhões, muitos apoiantes dizem sentir-se "traídos" e alguns vão ao ponto de exigir o dinheiro de volta. A página Kickstarter do Oculus Rift está repleta de comentários deste género.

"Que decisão desapontante, optar pelo dinheiro antes mesmo de lançar a primeira versão para os consumidores," disse um dos utilizadores na secção de comentários.

"Estou contente por ter apoiado isto para que se pudessem vender ao Facebook. Muito bem!" disse outro utilizador de modo irónico.

"Obrigado Palmer por nos venderes! Não podias ter escolhido uma companhia pior. Porque não te juntas também à NSA... Infelizmente eu apoiei esta companhia. Um erro que nunca voltará a acontecer", disse outro.

Qual é o vosso ponto de vista nesta decisão da Oculus VR?

Read this next