Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Como ser programador de videojogos Master D?

Uma coisa é jogar e outra bem diferente é construir videojogos.

Como ser programador de Videojogos

A indústria dos videojogos é a indústria de entretenimento digital do mundo que fatura anualmente mais do que o cinema e a música juntos. Por isso, não é surpreendente que os videojogos sejam cada vez mais a primeira opção quando falamos de entretenimento, especialmente nas gerações mais novas.

Mas uma coisa é jogar e outra bem diferente é construir videojogos. Criar e desenvolver jogos de vídeo não é para qualquer um.

Aprender a criar videojogos

Numa indústria em constante crescimento, para a qual é necessária mão-de-obra especializada e qualificada, são também necessários milhares de pessoas com diversos perfis, dos mais artísticos aos mais técnicos.

Dos vários perfis e funções que intervêm na criação de um videojogo, um dos perfis mais solicitados é o de programador. Embora seja um conceito bastante amplo, nos estúdios que desenvolvem jogos com maiores orçamentos, existem vários níveis de especialização. No entanto, os fundamentos são os mesmos. Além disso, sendo um programador de videojogos, irá adquirir uma visão muito ampla de como são criados os vários tipos de software.

Um dos lemas da Master D é “faça da sua paixão a sua profissão”. E, nesta área, não poderia ser utilizada uma expressão mais indicada. Nunca na história existiram tantas oportunidades de se dedicar profissionalmente ao mundo do desenvolvimento de videojogos e tornar algo que é apenas um hobby, num emprego.

Estudar programação de videojogos

Já se questionou como poderá tornar-se um programador de videojogos? Hoje em dia existem várias opções disponíveis para adquirir os conhecimentos necessários para programar, desenvolver e criar videojogos.

Em primeiro lugar, já existe formação no ensino superior, licenciaturas e mestrados que têm os requisitos habituais de admissão e um percurso geralmente mais teórico. Embora proporcionem uma formação extremamente sólida e alguma prática, é possível que sejam um tanto ou quanto generalistas e que saia do curso com um perfil de programador demasiado disperso para as necessidades do mercado de trabalho.

Depois, há a opção de ser autodidata, com a infinidade de recursos da Internet, como posts dos fóruns oficiais dos motores de jogo, páginas de tutoriais e Youtube. É uma boa base para começar e ver as diferentes opções disponíveis, mas é muito difícil progredir sem uma metodologia, um modelo bem delineado e sem acompanhamento de profissionais da área.

Por fim, existem as opções de formação especializada em videojogos como as da Master D, onde adquire uma base de teoria que o ajudará a compreender o trabalho que cada perfil desenvolve e conteúdos ajustados para se especializar numa área em específico.

No caso da programação e desenvolvimento de videojogos em Portugal, existe uma necessidade enorme de programadores familiarizados com o desenvolvimento em Unity3D e que tenham portefólio, mais do que diplomas, que comprovem que conhecem o software, a sua linguagem específica e prática.

Criação de videojogos

O que precisa de saber para se tornar um programador de videojogos? Em primeiro lugar, precisa de aprender a programar, preferencialmente em linguagens versáteis como o C# ou o C++. Estas são as principais linguagens de programação utilizadas pela indústria, salvo raras exceções.

Por outro lado, deverá aprender a usar um motor de jogo; o principal software no qual o videojogo é “montado”, que como programador, utilizará no seu dia-a-dia. Os principais motores e mais usados ​​atualmente são o Unity, Unreal Engine 4 e a opção open-source, Godot.

É importante mencionar que um videojogo pode ser totalmente desenvolvido com um motor de jogo sem que haja conhecimento prévio de programação, já que existem assets como o Bolt do Unity que tornam possível a programação de elementos de jogo através de nodes, permitindo até que perfis mais artísticos consigam contribuir para a programação de um jogo.

Porém, ter conhecimento da linguagem de programação utilizada no motor de jogo é altamente recomendável, principalmente se deseja dedicar-se totalmente à programação.

Cursos para Programar Videojogos

Com o Curso de Desenvolvimento de videojogos 2D com Unity da Master D irá aprender a programar com a linguagem C# bem como todas as bases necessárias para fazer um videojogo do início ao fim, com uma diferença apenas no estilo de jogo que pretende desenvolver.

Em suma, os cursos de videojogos da Master D permitirão aprender a criar videojogos com autonomia, o que o tornará o programador de videojogos que as empresas procuram. A Master D fornece também cursos dedicados à criação de arte 2D como em 3D para cobrir o desenvolvimento integral de um videojogo. Terá também a vantagem de estar em constante contacto com e-tutores experientes na área e webinars que o dotarão de competências adicionais que marcaram a diferença no seu futuro profissional.

Não espere mais e dê o primeiro passo para se tornar um programador de videojogos, seja orientado ao mercado indie, criando os seus próprios jogos ou com vista a entrar num estúdio e fazer parte de grandes equipas.

Pedro Nogueira e Pedro Silva, e-Tutores dos Cursos de Videojogos da Master D