Como resolver a mensagem que bloqueia a PS4
Não tens que formatar a tua consola.Se estás a par das notícias, então já deves estar a par da infame mensagem que alguns utilizadores da PlayStation 4 receberam e que deixa a consola bloqueada, mesmo depois de reiniciares.
Como evitar receber a mensagem que bloqueia a PS4
Por segurança, caso ainda não tenhas recebido a mensagem, deves visitar as opções de mensagens da consola e definir que apenas amigos te possam enviar mensagens. Desta forma, estás a evitar que um estranho te possa enviar a mensagem que deixa a consola bloqueada.
Se tens uma lista de amigos extensa e não conheces propriamente todas as pessoas que estão incluídas nela, então talvez queiras definir que ninguém te possa enviar mensagens, cortando o mal pela raiz, pelo menos enquanto o problema não é solucionado.
Recebi a mensagem e tenho a PS4 bloqueada. Qual é a solução?
A PlayStation já revelou no Twitter as instruções que deves seguir se tens a PS4 bloqueada. Antes de mais, fica a saber que não precisas de voltar a colocar as definições de fábrica ou formatar a PS4 para resolveres o problema.
O primeiro passo é instalar a aplicação de mensagens da PlayStation no teu dispositivo iOS e Android. Através da aplicação é possível apagar a mensagem que bloqueou a PS4, mas não é suficiente para resolver o problema.
O que tens de fazer seguir é iniciar a PS4 em modo de segurança. Se não sabes como iniciar o modo de segurança da PS4, aqui estão as instruções oficiais retiradas do site da PlayStation:
- Desliga o sistema PS4 premindo o botão de alimentação no painel frontal. O indicador de alimentação pisca por alguns momentos antes de desligar.
- Depois de desligares o sistema PS4, mantém premido novamente o botão de alimentação. Solta-o depois de ouvires o segundo sinal sonoro: irás ouvir um sinal sonoro quando primes o botão pela primeira vez e outro sete segundos depois.
- Liga o DUALSHOCK 4 com o cabo USB e prime o botão PS no comando.
Depois de iniciado o modo de segurança vais encontrar cinco opções. De acordo com o Ask PlayStation no Twitter, deves optar pela opção nº5, "Reconstruir base de dados".

Feito isto, deves ter a tua PS4 de volta ao estado normal. Aproveita e ajusta as definições de privacidade das mensagens para que não volte a acontecer, pelo menos enquanto a Sony não arranja uma solução permanente para esta mensagem maliciosa.
Hello! We are aware and investigating, but it doesn't reset your console to factory settings. All you need to do is delete the message via the PS messaging app, and use Option 5 in Safe Mode to sort your console out. Instructions: https://t.co/vecpA6wnaQ ^DB
— Ask PlayStation UK (@AskPS_UK) October 15, 2018