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Como a produção de Yogventures do Kickstarter falhou

Houve um artista que recebeu $35 mil e trabalhou apenas duas semanas.

Nem todos os jogos que recebem o financiamento pedido no Kickstarter chegam a ser lançados, alias, este é precisamente um dos perigos de projetos crowdfunding, não há garantias, além de uma promessa, que o prometido será cumprido.

Foi o que aconteceu recentemente com Yogventures, que foi aprovado pelo Kickstarter em maio de 2012 e recebeu mais de $567 mil dos fãs, mais do dobro do valor pedido inicialmente pela Winterkewl Games para criar o jogo, que era baseado no canal Youtube "YOGSCAST Lewis & Simon", sendo "uma aventura em mundo aberto" com as personagens criadas por Simon e Lewis para o canal.

Depois de mais de dois anos em produção, a equipa anunciou recentemente que o desenvolvimento tinha sido cancelado e que não haveria reembolsos para quem apoiou o jogo monetariamente. A única recompensa será códigos Steam para TUG, um jogo supostamente semelhante a Yogventures.

Agora para esclarecer à comunidade como foi gasto o dinheiro, Kris Vale, produtor na Winterkewl Games, publicou uma última vez na página Kickstarter, detalhando uma situação que aconteceu no início do desenvolvimento que criou imediatamente um conflito.

Logo no início a equipa perdeu o artista responsável pelos conceitos artísticos da página Kickstarter, que trabalhou apenas durante duas semanas e após esse período resolveu aceitar uma proposta de emprego na LucasArts. Contudo, este artista já tinha recebido na totalidade o pagamento pelo seu trabalho (que ainda estava por fazer), um valor que ascendia aos $35 mil.

"O artista em questão foi pago, trabalhou durante duas semanas e depois deixou de trabalhar no projeto"

"Isto é um exemplo muito bom de como a minha inexperiência causou alguns problemas na produção. Devido a termos um contrato que garantia a cada um dos principais artistas um pagamento de $35 mil, e não tínhamos nenhuma cláusula de como alguém poderia legalmente parar de trabalhar no projeto, o artista em questão foi pago, trabalhou durante duas semanas e depois deixou de trabalhar no projeto", disse o produtor.

"Não tínhamos nenhuma forma de forçar essa pessoa a pagar os fundos e foi uma lição amarga para aprender".

Após esta situação, e para assegurar que o resto dos fundos não eram desperdiçados, "$150 mil foram transferidos para o Yogscast com o acordo de que usariam o dinheiro exclusivamente para criar e enviar todas as recompensas físicas e que ajudariam a contratar o programador principal que ainda não tínhamos no projeto".

No entanto, um programador acabou por não ser contratado e Kris, o produtor, teve que preencher esse vazio.

"Infelizmente, demasiadas mudanças no design e a minha inexperiência como líder do projeto e programador foram os principais factores para a nossa companhia nunca ter chegado a criar o que tinha proposto".

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Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
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