Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Codiretor de The Last of Us não é mencionado nos créditos da série

Apela à sindicalização.

Bruce Straley é um dos principais responsáveis pelo videojogo The Last of Us, criado em conjunto com Neil Druckmann. Ambos foram uma parte fulcral na criação do universo, personalidade e aclamado tom desta jornada de Joel e Ellie, que acabou por marcar a mais recente era dos videojogos.

A chegada da série televisiva da HBO Max trouxe uma renovada atenção para The Last of Us, seja dentro ou fora da indústria dos videojogos e agora existe uma nova conversa em torno destas personagens. Esta nova vaga de popularidade em torno do trabalho da Naughty Dog coloca em destaque estes criativos e a vontade de saber mais sobre o processo criativo.

No entanto, Bruce Straley não é mencionado na série da HBO Max pelo seu contributo à criação deste universo e confessou estar desiludido. Acredita mesmo que é um alerta para outros criativos e uma forte indicação que é preciso criar um sindicato.

Straley saiu da Naughty Dog em 2016, após Uncharted 4, para descansar e mais recentemente está focado em construir a Wildflower Interactive. Em conversa com o LA Times diz que isto é um grande alerta.

"É um argumento para a sindicalização, alguém que foi parte da cocriação daquele mundo e daquelas personagens, não receber o crédito ou um tusto pelo trabalho que fizeram."

"Talvez sejam precisos sindicatos na indústria dos videojogos para conseguirmos proteger os criadores."

Esta é uma lição que Straley terá em conta para o seu próprio estúdio e para os futuros projetos.

Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários