Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Chocobo GP Review - Acelera no mundo de Final Fantasy

Uma adorável experiência, mas pálida perante os rivais

A Square Enix entrega um jogo adorável, mas quase tudo aqui é emprestado de outros jogos de maior sucesso e com muita mais qualidade.

Em 1999, a Squaresoft lançou na PS1 um jogo chamado Chocobo Racing, uma tentativa de capitalizar com o sucesso de jogos como Mario Kart e Crash Team Racing, que transportaram para as corridas de kars personagens vistos habitualmente em jogos de outros géneros. Com toda a série Final Fantasy a servir como o seu suporte, Chocobo Racing tinha tudo para se tornar numa experiência acarinhada pelos fãs dessa série principal e parece que mais de 20 anos depois a Square Enix pensou novamente no mesmo, 'Mario Kart 8 Deluxe é o jogo mais vendido na Nintendo Switch e podemos usar o universo Final Fantasy para capitalizar com o nosso próprio jogo'. Chocobo GP é a resposta a uma atual realidade em que os jogos de Kart começaram a conquistar as massas e a verdade é que na teoria, tem tudo para funcionar, mas na prática não é bem assim.

Chocobo GP chega a uma consola onde já podes jogar o referido Mario Kart 8 Deluxe, um jogo que está prestes a comemorar 5 anos de vida e o seu cartucho permanece inserido na minha Nintendo Switch como ponto habitual de passagem. Quando não sei o que jogar ou tenho pouco tempo e apenas quero uma curta sessão de diversão, Mario Kart 8 Deluxe é o meu remédio. Alternativamente, também lá tenho Crash Team Racing para momentos onde o desejo recai sobre uma experiência similar, mas diferente o suficiente para me conquistar. Isto torna difícil introduzir um terceiro jogo que pouco de original tem para te entregar a não ser os materiais vindos de Final Fantasy que tentam elevar a falta de originalidade.

Um dos maiores trunfos de Chocobo GP é mostrar-te que podias estar a jogar Mario Kart 8 Deluxe ou Crash Team Racing e a desfrutar de maior diversão, mas também recorre fortemente à nostalgia Final Fantasy para te manter entretido. A Square Enix nem sequer se incomoda a tentar esconder que Mario Kart 8 Deluxe é a inspiração e mesmo que a sua equipa não detenha a mesma mestria e genialidade no design de pistas e equilíbrio da dificuldade, tenta ainda assim apresentar mais uma alternativa. Não quero parecer repetitivo nas minhas palavras, mas enquanto jogava Chocobo GP apenas me lembrava que não podia esquecer de reservar o Booster Course Pass para começar a desfrutar das novas pistas de Mario Kart 8 Deluxe, que preferia estar a jogar.

Chocobo GP não é um jogo mau, é um jogo adorável e com momentos muito divertidos, mas também é uma cópia descarada de outro jogo que está na mesma plataforma na qual é lançado e que faz muito melhor tudo o que tenta fazer. Assim que chegas ao menu de Chocobo GP, algo que poderás já ter feito na versão Lite gratuita, uma demo cujo progresso podes transportar para a versão completa, repar as de imediato que existem diversos modos de jogo. Além das opções multijogador online e local, vitais para a longevidade a longo prazo de Chocobo GP, encontras o modo Story, Time Trial e Race Series, onde passarás a esmagadora maioria do teu tempo a solo.

Ver no Youtube

Time Trial e Race Series são dois modos de diversão fácil e imediata, o primeiro em corridas contra relógio e o segundo é uma série de corridas na qual tens de terminar as quatro com a melhor pontuação para ganhar a taça. Modos bem conhecidos neste género de jogos e que complementam os torneios e corridas online. A grande novidade de Chocobo GP está mesmo no modo Story. Aqui, assistirás a cutscenes antes e depois de cada corrida, que desenrolam uma narrativa cómica e adorável em torno do Chocobo e personagens Final Fantasy. Não esperes nada de muito sério e merecedor de prémios, terás aqui algo descontraído e até tonto, cujo maior propósito é transportar para um ambiente de corridas algumas temáticas Final Fantasy.

O mesmo pode ser aplicado aos percursos, todos eles inspirados em locais desse universo e quase todos com 3 variantes, a básica, a Master que é maior decorre a maior velocidade e ainda a Técnica, ocasionalmente mais pequena, mas mais difícil e que exigirá muito mais da tua capacidade de gerir os controlos. Estas variações nas pistas dão um maior interesse a Chocobo GP, cujo design de pistas no geral é fraco. Apesar da estética visual encaixar bem na sua personalidade adorável, o design de pistas não é propriamente memorável e apesar de algumas variações testarem a sério o teu domínio dos controlos (quando acelerar, quando usar boost ou derrapar), a maioria será uma brisa e sem pontos de relevo.

Chocobo GP sente-se a todo o tempo como uma experiência inferior a outros do género pois as suas qualidades ficam à sombra dos deméritos pois além de não exibir o mesmo engenho no design de níveis, a experiência em si também não está tão bem afinada. Isto é especialmente percetível na dificuldade de algumas corridas. Em Chocobo GP, poderás obter poderes especiais inspirados nas magias de Final Fantasy e atacar os adversários, mas a frequência com que és atacado é simplesmente cansativa. Se pensas que MK8 é castigador, espera até jogar Chocobo GP e receber 3 ataques em 20 segundos para te arruinar de imediato a experiência. Não quero parece repetitivo, mas é fácil sentir que a experiência geral, desde o design de pistas, sensação de velocidade e gestão da dificuldade está uns furos abaixo de MK8D e CTR.

Jogar Chocobo GP poderá tornar-se numa experiência com momentos divertidos, se não estiveres a pensar que podias estar a jogar Mario Kart 8 DX ou Crash Team Racing para maior diversão, onde ganhas bilhetes para comprar mais personagens na loja e onde és incentivado a completar o modo Story para desbloquear mais veículos. Existem imensos incentivos que vão durar centenas de horas a completar, mas é preciso algum afinamento na experiência para que possa realmente encontrar o seu espaço ao lado das gigantes referências disponíveis na Switch.

Chocobo GP é um jogo adorável que recorre ao mundo Final Fantasy para tentar encontrar o seu carisma e consegue envergar algum apelo. Existem ideias interessantes como o modo Story, as variações técnicas nas pistas e diferentes dificuldades, mas o seu núcleo é uma cópia descarada de outro produto que está muito acima do que consegue apresentar. Numa consola onde encontras Mario Kart 8 Deluxe e Crash Team Racing, torna-se muito difícil recomendar Chocobo GP, especialmente porque não desfruta do mesmo brilhantismo no design de pistas, gestão de dificuldade e nível geral dos gráficos. O design de personagens e veículos reserva pouco apelo e as boas ideias que consegue não são suficientes para o tornar numa recomendação convincente.

Prós: Contras:
  • Modo Story tem momentos caricatos
  • Variações nos percursos incluem opções mais difíceis
  • Controlos simples que imitam MK
  • Cenários Final Fantasy de apelo nostálgico
  • Design geral das pistas é fraco
  • Falta afinação na dificuldade das corridas
  • Loadings demorados
  • Modo Race Series repete demasiadas pistas

Read this next