Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Chefe do Roblox Studio nega acusações de exploração infantil

Está a dar uma forma de sustento aos jovens.

Image credit: Roblox

Stefano Corazza – chefe do Roblox Studio, responsável pelo desenvolvimento de um dos serviços de jogos mais populares do mundo – não concorda com a acusação de que a empresa explora os jogadores nos projetos que eles criam dentro do título.

Caso não saibas, Roblox não consiste propriamente num jogo, mas sim numa enorme plataforma onde os jogadores podem criar os seus próprios minijogos e mundos. Um vasto leque de ferramentas permite construir projetos mais ou menos ambiciosos, cuja popularidade poderá posteriormente ser rentabilizada - desde que cumpridas as condições adequadas.

No entanto, a plataforma está a ser acusada de se aproveitar e de explorar o trabalho infantil, já que muitos produtores da plataforma têm menos de 18 anos de idade.

De acordo com o Eurogamer.net, isto foi o que Corazza disse sobre o assunto:

“Não sei, podes dizer isso para muitas coisas, certo?” afirma. “Tipo, podes dizer: 'Ok, estamos a explorar, sabes, o trabalho infantil', certo? Ou podes dizer: estamos a oferecer às pessoas em qualquer lugar do mundo a capacidade de conseguir um emprego e até mesmo uma renda. Então, posso ter uns 15 anos, na Indonésia, morar numa favela, e agora, com apenas um portátil, posso criar algo, ganhar dinheiro e então sustentar a minha vida.

“Há sempre o outro lado disso, quando olhamos de forma ampla e democratizada – e neste caso, também com um público mais jovem”, continuou ele. “Quero dizer, o nosso desenvolvedor de jogos médio está na casa dos 20 anos. Mas é claro, há pessoas que são adolescentes – e contratamos alguns adolescentes que tinham milhões de jogadores na plataforma.

Corazza afirma ainda que estes jovens produtores não acreditam estar a ser explorados. "Eles pensam: 'Oh meu Deus, este foi o maior presente, de repente pude criar algo, tinha milhões de utilizadores, ganhei tanto dinheiro que poderia reformar-me."

Nunca é demais recordar que o Roblox retirar uma parte do dinheiro gasto na plataforma para si.

Lê também