Skip to main content

Carmack: Ainda se pode fazer muito com a PS3 e X360

Acredita que geração passada ainda não está esgotada.

John Carmack, fundador da id Software, está preocupado que a pressa de abraçar a nova geração de consolas deixe o potencial da PlayStation 3 e a Xbox 360 desperdiçado.

Numa entrevista com o Wired, Carmack disse que continua a debater-se internamente com a decisão de fazer jogos para as novas consolas ou continuar a explorar o potencial das mais antigas.

"Ainda há tanto que podes fazer na anterior geração de consolas. A 360 e a PS3 estão longe de estarem esgotadas em relação àquilo que um produtor pode fazer com elas, mas toda a gente quer mudar para a próxima geração e para os PCs topo de gama e todas essas outras coisas," disse ele.

"Parte de mim continua a debater-se com isso, sobre quando tu percebes inteiramente a geração anterior, e que tens de pô-la de parte para avançar na onda da tecnologia que está sempre em evolução."

No entanto ele também reconheceu que parte dessa preocupação tem vindo a aumentar a cada geração, e reconhece que agora alguma da sua relutância tem a ver com o facto de já estar mais confortável com o hardware com que estava a trabalhar.

"Os dados mostraram ao longo de décadas que isso geralmente não é tão importante quanto pensas que é," disse ele.

"Apesar de eu continuar a argumentar sobre que agora podemos dizer que passámos a curva do custo-benefício em temos daquilo que podemos ter com os gráficos, e das pessoas estarem a dizer que com a nova geração de consolas, está tudo bem, que elas parecem melhor mas que não se parecem muito melhores que a geração passada. Será então que isso significa que as pessoas ficam mais satisfeitas com as coisas atuais? Eu podia jogar com esse argumento e fazer uma cara séria, mas ele provavelmente está errado," disse Carmack.

Lê também