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Capcom Gamers Day - Londres

De Resident Evil a Asura's Wrath.

No passado 25 de Outubro, a Capcom realizou mais um "gamers day" outonal na cidade de Londres. Com alguma chuva a acompanhar-nos até ao local de destino, tomámos contacto com o plano de ataque da editora nipónica para 2012 e para o que ainda resta do presente ano com Ultimate Marvel vs Capcom, embora seja já muito claro que a ideia passa por fazer uma ultrapassagem ao período natalício, com uma aposta bem forte logo após o Ano Novo. Já foi assim noutros anos e não será desta vez exceção.

A lista de jogos apresentados não é nesta altura uma novidade. Todos eles foram algo dissecados durante a última E3 e não nos foram revelados novos títulos na calha, pelo que já sabíamos aquilo que nos esperava. Porém, o que vimos de novo para jogos como Asura's Wrath, Resident Evil Operation Raccoon City, Dragon's Dogma e Resident Evil Revelations é suficiente para encarar um ano que pode ser de lucro e ganhos para a Capcom. Exceptuando RE Operation Raccoon City cujo desenvolvimento está relegado para uma equipa norte-americana, os restantes jogos constituem autêntica produção interna. Isto quer dizer que por um lado a Capcom está menos interessada em alocar conteúdos e recursos fora de portas, como sucedeu no período de Keiji Inafune, e apontada à renovação do seu catálogo.

Asura's Wrath e Dragon's Dogma são duas peças originais e com estilos bem diversos. Já RE Operation Raccoon City pretende recontar de uma forma voltada para a ação, e do outro lado da barricada, os acontecimentos de RE2. Por fim Resident Evil Revelations é uma proposta original para a 3DS, naquele que é mais um contributo de uma "third party" para a máquina da Nintendo. Do que vimos deste jogo, tem os condimentos necessários para ser bem sucedido, ao levar a experiência do survival para o mercado das portáteis. Por fim, ainda competimos acerrimamente no Street Fighter Vs Tekken (confrontos dos quais saímos copiosamente vitoriosos), ainda que o evento não tenha contado com a presença do incansável Yoshinori Ono para mais uma animada sessão de Ono vs Harada. Talvez numa próxima oportunidade.

Asura's Wrath

Data de lançamento: 24 fevereiro 2012

Desenvolvido pela Cyberconnect 2 e com um cunho muito pessoal de Hiroshi Matsuyama, o produtor que ganhou fama através de outros jogos como Naruto, Asura's Wrath é talvez o jogo mais impressionante em escala e carga emocional. Não só pela dimensão gigantesca dos combates, mas também por uma narrativa que dá assento a uma sede de vingança do protagonista. É sabido, nesta altura, que o jogador irá assumir o papel de Asura, outrora um representante do conselho dos deuses, mas que acabou condenado e enviado para o mundo dos mortais depois de ser culpado pela morte da filha e da mulher. Cabendo-lhe provar que tudo resultou de um plano maquiavélico orquestrado por deus, irá enfrentar poderosas criaturas numa demanda épica, o que nos leva a inquirir; até onde irá a sede de vingança?

Na demonstração a que tivemos acesso na última E3 testemunhamos um imenso combate contra uma criatura divina mais parecida com um Buda e que chegou ao fim com dimensões planetárias. Neste evento transitamos para o 12º capítulo e enfrentamos um outro oponente que protagoniza um diferente padrão de ataque. Asura poderá desferir golpes especiais assim que estiver perto do adversário, depois de acumular a barra de energia, mas também consegue enviar projéteis ao longo de uma linha circular sobre o adversário, recorrendo ao botão analógico. As opções de ataque são facilmente atingíveis e em pouco tempo entramos no ritmo de jogo.

Asura's Wrath - Trailer da história

As batalhas tendem a ser demoradas e decorrem ao longo de várias fases. Acontecendo numa arena de grandes dimensões e debaixo da claridade lunar, o jogo revela também grandes efeitos gráficos e uma boa desenvoltura ao nível da frequência de imagens. Hiroshi Matsuyama fez questão de alertar para a necessidade de manter a atenção constantemente por força dos "quick time events" que ocorrem durante as "cut-scenes". Haverá muitas durante os combates, o que acaba por conferir uma grande carga dramática, de modo que baixar os braços não será uma opção.

O argumento é um dos aspetos que se encontra reforçado e desta vez já pudemos ver algo mais sobre a motivação de Asura. Haverá uma particular ênfase na transição do mundo dos deuses para o mundo terrestre e por isso o protagonista acabará encurralado numa prensa de sentimentos mistos, entre a vingança do mal que lhe imputaram e a descoberta de figuras terrestres que lhe trazem à memoria o passado.

A caracterização das personagens é notável, sendo que o objetivo dos produtores passa por repartir uma grande carga dramática ao longo dos capítulos. Isso chegará ao ponto em que Asura perderá os braços após um terrível confronto, mas nem por isso deixará de lutar usando as pernas e a cabeça para derrotar os adversário.

Para já sentimo-nos seguros ao afirmar que é dos jogos mais impressionantes da Capcom para 2012. Com lançamento previsto para 14 de Fevereiro do próximo ano, esta demanda original irá colher o agrado daqueles que procuram por um jogo em moldes de ação dotado de uma carga emotiva e épica.

Resident Evil: Operation Raccoon City

Data de lançamento: 23 março 2012

Operation Raccoon City é o único jogo apresentado no Gamers Day que está a ser desenvolvido fora de portas da Capcom. Atribuído à Slant Six Games, este RE pretende funcionar como um desvio do padrão mais tradicional da série para se ancorar numa vertente de ação, orientada para o imediatismo patrocinado pelos "third person shooter". Contudo, Mike Junes, um dos produtores, revelou-nos que a Capcom manteve sempre um acompanhamento solicitando que não fossem diluídos certos elementos como as folhas de recuperação de vida, os sprays com os sons que lhes estão associados.

No entanto, a margem de liberdade nesta produção é suficientemente vasta ao ponto abraçar um argumento que opera um desvio significativo ao habitual contexto da série. Se em outros jogos os jogadores controlaram personagens que eram os bons da fita, porque não controlar tropas especiais que protejam os criadores do vírus e do plano secreto da Umbrella Corp? No papel de um chefe das USS, o jogador terá como objetivo abater todas as criaturas que encontrar pela frente, incluído membros da Delta Force.