Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Call of Duty vai ter moderação IA em tempo real

Trash-talk continuará a ser permitido.

Call of Duty: Modern Warfare 3 (2023)
Image credit: Activision

Uma série de novas iniciativas destinadas a combater a toxicidade das conversas por voz em Call of Duty foram apresentadas pela Activision. Estas medidas incluem um sistema de moderação de conversas globais em tempo real, que será implementado em simultâneo com o lançamento de Modern Warfare 3, a 10 de novembro. Além disso, uma versão beta experimental deste sistema já arrancou nos Estados Unidos.

O novo sistema de moderação de conversação por voz de Call of Duty utilizará tecnologia modular baseada em IA para identificar e combater o discurso tóxico em tempo real, incluindo linguagem associada a discurso de ódio, discriminação e assédio. A versão beta inicial deste sistema está a ser implementada em Warzone e Modern Warfare 2 nos Estados Unidos, com um lançamento global planeado para coincidir com a chegada de Modern Warfare 3 em novembro. Inicialmente, as ferramentas de moderação só estarão disponíveis em inglês, com suporte para outras línguas a ser adicionado mais tarde.

A decisão sobre como cada violação será tratada será determinada pela própria editora, com base na sua Política de Segurança e Aplicação. A Activision salientou que as interações mais informais, conhecidas como "trash-talk", continuarão a ser permitidas, uma vez que não se enquadram na definição de linguagem nociva conforme descrito no seu Código de Conduta. A única forma de evitar o novo sistema de moderação será desativar as conversas por voz no jogo. Também esclareceu que a IA será responsável por identificar e relatar infrações visíveis para análise posterior, atribuindo uma categoria de comportamento e um nível de gravidade a cada relatório.

As políticas de moderação anti-toxicidade já em vigor resultaram em restrições de conversação por voz e/ou texto aplicadas a mais de um milhão de contas desde o lançamento de Modern Warfare 2. Além disso, observou-se que 20% dos jogadores que receberam um primeiro aviso não reincidiram. Este anúncio reflete uma tendência de medidas semelhantes adotadas em diversos setores da indústria de jogos.

Read this next