Skip to main content

Battlefield 2042 | Temporada 5 New Dawn

Novo mapa, novas armas e mais.

A convite da DICE e Electronic Arts tivemos o privilégio de jogar antecipadamente uma boa porção da Temporada 5 de Battlefield 2042, New Dawn. Como sempre a cada nova temporada, são adicionados novos conteúdos, desde mapas, armas, melhorias desde aperfeiçoar o estado geral do jogo até alterações mais substanciais que vão ao encontro do que a comunidade pede. Já referimos quais os conteúdos desta nova temporada num artigo à parte.

Novo mapa Reclaimed

Abordando primeiramente o novo mapa Reclaimed, localizado na Chéquia e inspirado em Battlefield 4, volta a ter aquilo que me chama mais a atenção nestes novos mapas é a sua dimensão mais reduzida (ainda são grandes), quando são comparados aos originais de Battlefield 2042. São suficientemente grandes, mas não ao ponto de sobrecarregarem o jogador como os anteriores, o seu tamanho já não desencoraja a deslocação pelo terreno de jogo. Reclaimed é mais uma prova disso, demonstra que quando se faz algo com pés e cabeça o resultado é bem mais aliciante.

Quando se faz algo com pés e cabeça o resultado é bem mais aliciante.

Este novo mapa tem várias opções de envolvência. Como sempre, podemos abordar com os veículos, mas sobretudo, possui boas zonas de cobertura para a infantaria devido às interessantes rotas que permitem avançar sem que sejamos rapidamente vistos pelo inimigo. Há vários pontos de cobertura e nota-se que houve cuidado em colocar determinados obstáculos em zonas estratégicas. O tempo que joguei foi bastante recompensador, deu para perceber que a DICE está a ter muito mais cuidado na elaboração dos mapas.

Breakthrough e Conquest

Foram várias partidas de Breakthrough e Conquest, com as zonas a capturar colocadas em locais aceitáveis e que se verificaram adequadas aos modos de jogo. Não denotei desequilíbrio e consegui realizar bons embates em ambos os modos de jogo.

Breakthrough foi realizado com sucesso, tanto a defender como a atacar. Obviamente que depende sempre da capacidade de cada equipa, mas não notei que o desenrolar dos confrontos fosse ditado por desequilíbrios da construção do mapa. Conquest também se desenrolou naturalmente, as bandeiras nos sítios corretos e o mapa a ser importante para todos os tipos de abordagem. Reclaimed é mais um mapa de qualidade a juntar-se ao já vasto leque que Battlefield 2042 alberga.

Bandeiras nos sítios corretos e o mapa a ser importante para todos os tipos de abordagem.

Ainda de relembrar que a Temporada 5 terá mais tarde a reformulação do mapa Hourglass, sendo o último a ser remodelado. Como sempre, será reduzido em tamanho para uma mais rapidez na entrada em ação. Modificações no terreno com a inclusão de mais cobertura e até a reconstrução de algumas zonas e novas adições. Tudo para que seja elevada a experiência de jogo.

Armas e gadgets

Na parte dedicada às armas e gadgets, temos várias novidades que aumentam a variedade de escolha. Vemos armas como a XCE Bar permite aos jogadores alternar entre as várias opções de attachments, a GWE-46 que foi uma das preferidas de Battlefield 4, a oferecer uma elevada estabilidade com uma rajada curta em combates de médio alcance. Para além destas armas, temos o hand cannon BFP.50 para causar grandes danos à queima. Gadgets, a Granada de Mola, a Granada Anti-tanque e a Mini Granada oferecem uma variedade de detonações em combate - desde pequenas granadas que saltam no ar a feixes de granadas que detonam com o impacto e micro granadas que podem ser lançadas mais depressa e mais longe do que as granadas normais.

Resumindo, esta é mais uma temporada recheada de novidades que mais uma vez prolongam a longevidade de Battlefield 2042. Não esquecer também que a Temporada 5 New Dawn vem com o sempre apetecível Battle Pass, que brinda os jogadores com novas recompensas pelo tempo despendido a jogar. Encontramo-nos no campo de batalha, soldado!

Lê também