Skip to main content

Baldur’s Gate 3 nas Xbox Series talvez somente em 2024

Estúdio continua a trabalhar no ecrã dividido na Series S.

Image credit: Larian Studios

A Larian Studios apresentará a versão final de Baldur’s Gate 3 para PC a 3 de agosto e cerca de um mês depois, a 6 de setembro, apresentará a versão PlayStation 5. Após isto, continuará a trabalhar na versão Xbox Series.

Após semanas a explicar que não existe qualquer exclusividade em torno de Baldur’s Gate 3, quando anunciou a versão PS5, a Larian saiu de uma polémica para se meter noutra quando disse que não anunciou a versão Xbox Series pois está com dificuldades em conseguir colocar todas as funcionalidades a correr na perfeição na consola mais barata.

Imediatamente acusada de preguiçosa ou incompetente, por vezes de incompetente preguiçosa, por engenheiros nas redes sociais, a Larian continua a trabalhar para alcançar a qualidade desejada na Xbox Series X e Xbox Series S, algo que poderá demorar mais algum tempo do que deseja.

A Larian esperava conseguir lançar a versão Xbox Series em 2023, mas segundo sugere Michael Douse, através de mensagens partilhadas na X, isso poderá não acontecer e Baldur’s Gate 3 poderá chegar às consolas da Microsoft em 2024.

"Olá amigo! Já dissemos várias vezes no passado que o problema está em meter o ecrã dividido a funcionar na Series S, o que demora mais tempo, mas está a progredir. É um enorme desafio técnico, mas não conseguimos lançar o jogo no ecossistema sem esta funcionalidade."

"Longe de ser um exclusivo, não temos qualquer acordo de exclusividade que nos impeça de lançar na Xbox. O problema é um obstáculo técnico. Não podemos remover a funcionalidade de ecrã dividido pois somos obrigados a lançar com paridade de funcionalidades, por isso continuamos a trabalhar para funcionar."

"Temos vários engenheiros a trabalhar no duro para fazer o que nenhum outro RPG desta escala conseguiu: cooperativo ininterrupto na Series S. Esperamos ter uma atualização até ao final do ano."

Uma vez que Douse fala em atualizar as informações sobre o estado da versão Xbox Series de Baldur’s Gate 3 até ao final de 2023, sugere que a Larian já espera lançar esta versão em 2024.

Lê também