Skip to main content

Giveaway Instant Gaming: Ganha Jogos e Gift Cards

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Avengers na PS5 obriga-te a transferir manualmente o save PS4 para a nova consola

Na Xbox, basta iniciar o jogo na Xbox Series.

No passado dia 18 de Março, a Crystal Dynamics apresentou a atualização PlayStation 5 e Xbox Series para Avengers, o título que lançaram em Setembro de 2020 e que viu a sua atualização e expansões adiadas enquanto a equipa se concentrava em melhorar a qualidade do jogo.

O aguardado dia chegou, mas ao contrário do que seria de esperar, a passagem da versão PS4 para a da PS5 não ficou livre de algum embaraço e se tal como eu transitaste de imediato entre versões, provavelmente ficaste com dores de cabeça ao tentar descobrir como jogar a versão de nova geração com o save existente e criado na anterior geração.

Ao iniciar a versão PS5, o jogo não detetou o meu save com o progresso feito na PS4, apenas que tinha desbloqueado todos os personagens e níveis, o que estranhamente me permitia jogar conteúdo endgame com personagens a nível 1 e sem qualquer habilidade adicional. Perante isto, fui forçado a aceder ao Twitter oficial do jogo e procurar informação para descobrir como efetuar o processo, deparando-me com diversas mensagens oficiais da Crystal Dynamics a explicar como efetuar o que deveria ser um processo simples e imediato.

Após atualizar a versão PS4 na PS5, és obrigado a ter as duas instaladas na consola, encontrei finalmente a nova opção de enviar o save para a cloud na PS4, o que me permitiu voltar à versão PS5 e efetuar o download do save enviado para a cloud e finalmente jogar na PS5 com o meu save.

Parece um processo simples e com dois passos, mas na verdade não é bem assim. Tens de mudar no menu da PS5 a versão que queres jogar, se te enganares isso significa começar e sair quase de imediato do jogo, sem esquecer que inicialmente a opção de transferência de save na versão PS4 não estava a surgir como deveria.

Além disso, a minha versão PS4 foi instalada na PS5 em Dezembro e lá ficou, mas muitos jogadores tiveram de efetuar novamente o download da versão PS4 com 50GB apenas para aceder à opção de transferência de save por cloud da Crystal Dynamics.

Perante toda esta situação, que se tornou em mais um embaraço para a forma como as transições entre gerações PlayStation são geridas em muitas situações, Avengers acabou por dar ainda maior força à controvérsia em torno da retrocompatibilidade na PS5.

Na Xbox Series X|S, basta iniciar o jogo com a atualização de nova geração e o processo Smart Delivery trata automaticamente de tudo, efetuando o processo de forma prática como esperarias que fosse feito na consola da Sony.

Perante isto, surgiu a nova versão do meme de 2013 da PlayStation sobre a troca de jogos, agora numa versão que glorifica a Smart Delivery, que ganhou um incrível advogado de defesa com Avengers na PS5.

Read this next