Contributor
Nelson Zagalo é professor de media interativa na Universidade do Minho e fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos, e tem uma coluna quinzenal na Eurogamer Portugal, abordando a arte e ciência dos videojogos.
Artigo | Expressão nos Videojogos
A autocensura e a higienização dos discursos
3
Artigo | Porque os segundos são melhores?
O design nas séries de videojogos.
52
Artigo | A narrativa não interessa
Qual é mais importante, a estrutura ou a personagem?
19
Artigo | Cognição e capitalismo
Free-to-play e Gamification.
16
Artigo | A sintonia entre História e Jogo
“Grounded”, como foi feito “The Last of Us”.
10
Artigo | Sequências Memoráveis
O cliché do parente pobre.
17
Artigo | Sexismo nos Videojogos
A moral da diferença.
Artigo | Existencialismo nos videojogos
Significados do absurdo.
5
Artigo | A forma de expressão mais relevante do século XXI
Top 10 Virtual Illusion 2013.
40
Artigo | É preciso consertar os videojogos?
Do espacial ao social, da ação à introspeção.
Artigo | A importância social dos videojogos
League of Legends, o novo “terceiro lugar” social.
23
Artigo | Efeitos dos videojogos sobre as crianças
Estudos e superstição.
Artigo | Paixão ou Dinheiro
Trabalho e lucro na indústria de videojogos.
35
Artigo | Videojogos2013, com Tale of Tales e Dan Pinchbeck
Mecânicas e experiência.
Artigo | Estigmas da Cultura de Videojogos
Como a sociedade vê os jogadores.
42
Desporto, Jogo e Videojogo
A emocionalidade da experiência.
Artigo | Videojogo como livro, não como filme
Capítulos, duração e resistência.
11
Artigo | Quando os videojogos amadureceram
Do íntimo para o social.
Artigo | Bipolaridade criativa
Viver da criação de videojogos.
Artigo | A Evolução da Crítica
Aonde pára a imprensa generalista?
95
Artigo | O corpo comanda a mente
E se pudéssemos ser de novo crianças?
22
Artigo | Os videojogos podem criar assassinos?
O perfil, a empatia e os jogos.
68
Artigo | O “jornalismo” sobre os videojogos
Preconceito e ignorância.
88
Artigo | O que define um videojogo no MoMA
Os critérios de Paola Antonelli.
13
Artigo | Novas consolas. Que nova geração?
Chegou a vez da narrativa.
64