Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Atman Binstock da Valve salta para a Oculus VR

Vai liderar a nova equipa de pesquisa e desenvolvimento.

A Oculus VR contratou Atman Binstock, que anteriormente trabalhava com um engenheiro na Valve no projeto de realidade virtual, sendo um dos contribuidores chave para demo VR Room que impressionou os participantes no evento Steam Dev Days.

Esta é apenas uma das aquisições de peso levadas a cabo recentemente pela companhia do Oculus Rift. No ano passado foi John Carmack (co-fundador do estúdio id Software) que se juntou à Oculus como diretor de tecnologia. Em dezembro de 2013 foi a vez de David DeMartini, antigo presidente da EA Partners.

Partilhando algumas palavras para celebrar a sua junção à Oculus, Binstock contou que foi Michael Abrash, um programador de videojogos de longa data que em 2011 se juntou à Valve, que o convenceu a envolver-se na realidade virtual.

"Naquele momento, estava a tentar responder a duas questões? Porquê eu? E porquê agora? O Michael fez um bom trabalho ao explicar que uma confluência de tecnologias que estavam a ser desenvolvidas podiam tornar as experiências virtuais apelativas possíveis, mas ainda assim estava a lutar com a pergunta porquê eu? Afinal, se a tecnologia estava pronta, certamente havia pessoas mais capazes do que eu para a perceber", disse Binstock

"Mas o Michael convenceu-se que este era basicamente o mito da inevitabilidade tecnológica: A ideia de que devido à possibilidade das tecnologias, iriam avançar naturalmente. Em vez disso, as revoluções tecnológicas acontecem porque envolvem pessoas espertas a trabalhar arduamente nos problemas certos no momento certo. E se queria uma revolução, e acreditava que era capaz de contribuir, deveria estar a fazer avanços".

Dois anos após se juntar ao projeto, Binstock e os seus colegas tinham resolvido os problemas básicos associados à realidade virtual, nomeadamente a sensação de enjoo.

"Estou incrivelmente entusiasmado e honrado pela oportunidade, apenas estamos a arranhar a superfície do que é possível, mal posso esperar para descobrir o que vem a seguir!".

A responsabilidade de Binstock na companhia será liderar a nova equipa de pesquisa e desenvolvimento na área de Seattle.

Num tópico em separado, a Oculus anunciou que o stock de kits de desenvolvimento do Oculus Rift está a acabar e que por isso decidiram parar as vendas na maioria das regiões.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários