Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Até agora, a Xbox Series X venceu a maioria dos comparativos do Digital Foundry

A PS5 venceu 2 de 15 comparações.

Sempre que uma nova geração de consolas começa, a mesma questão volta a surgir: qual é a consola mais poderosa do mercado e com melhor desempenho nos jogos multiplataforma?

Nesta geração, a resposta desde o início pareceu ser a Xbox Series X devido ao seu poder computacional maior comparativamente à PS5 - a consola da Microsoft tem 12 teraflops, a da Sony tem 10.28 teraflops.

Por vezes, ter maior poder não é equivalente a ter melhor desempenho. Por exemplo, a PS3 era conhecida por ter um processador muito poderoso, mas simultaneamente complicado. Resultado: os produtores tinham dificuldade em extrair esse poder e a Xbox 360 registava frequentemente melhor desempenho, apesar de ser menos potente.

No entanto, nesta geração isso não voltou a acontecer. Tanto a Xbox Series X como a PS5 são plataformas acessíveis para os produtores, o que significa que a consola mais potente também vai registar, na maioria das vezes, melhores resultados de desempenho.

Xbox Series X vs PS5 - O que dizem os dados do Digital Foundry?

Os dados apresentados por John Linneman, uma das figuras principais do Digital Foundry, corroboram isso. Até agora, a Xbox Series X registou melhor desempenho do que a PS5 na maioria dos comparativos. A consola da Microsoft levou a melhor em oito dos comparativos; a PS5 venceu em dois.

Recorrendo ao Twitter, Linneman revelou uma folha de Excel com todos os comparativos feitos nos últimos 28 meses. Ao todo foram 15 comparativos; em cinco desses comparativos, houve um empate entre a PS5 e a Xbox Series X (ou então o jogo estava mal em todas as plataformas).

Para aqueles com várias plataformas em casa, qual é a tua plataforma de eleição para jogar títulos third-party?

Marcado com

Sobre o Autor

Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários

More Notícias

Artigos mais recentes