Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Análise ao Asus ROG Ally - poderá fazer frente ao Steam Deck?

Um PC portátil poderoso.

O foco deste artigo diz respeito à Asus ROG Ally - e a razão pela qual não tivemos uma análise dentro do embargo na semana passada. Essencialmente, parece haver um problema com a minha unidade em que o modo de desempenho de 15W funcionava significativamente mais devagar do que deveria quando conectado à rede elétrica - e tendo em conta que a duração da bateria é de topo nesta máquina. Assim que terminei a minha análise, surgiram vários benchmarks Ryzen 7840U que pareciam um pouco em desacordo com os meus resultados, o que não deveria estar a acontecer, pois o Z1 Extreme da ROG Ally deveria estar no mesmo nível ou melhor do que os resultados que eu estava a obter.

Por meio de um processo de tentativa e erro, acabei por descobrir que, pelo menos na minha unidade, executá-la na rede elétrica no modo de 15W prejudicava o desempenho, enquanto que remover o cabo de alimentação dava-me instantaneamente um aumento na taxa de fotogramas de cerca de 18 a 20%, tornando os resultados muito mais plausíveis e exigindo um novo teste completo do preset de desempenho a 15W. Isto é ainda mais bizarro porque no seu modo turbo de alta potência, conectar a unidade à rede elétrica aumenta o desempenho como deveria. Tenho conversado com a Asus sobre isso, espero que uma nova unidade esteja a caminho; mas os meus resultados 3DMark parecem próximos o suficiente dos deles no guia dos revisores, então estou bastante confiante de que os meus novos benchmarks de 15W da bateria são precisos.

Ver no Youtube
  • 00:00:00 Introdução
  • 00:01:04 News 01: Lançamento de Tears of the Kingdom!
  • 00:26:05 News 02: Sharp a produzir LCD Switch da próxima geração?
  • 00:34:49 News 03: Análises do ASUS ROG Ally + as nossas impressões
  • 00:50:20 News 04: A Plague Tale: Requiem obtém atualização de 60fps
  • 01:02:53 Com vendas baixas e pouco suporte, como será o futuro do PS VR2?
  • 01:07:36 O DF poderia revisitar alguns ports para PC recentes com problemas e ver como eles funcionam agora após os patches?
  • 01:11:23 Porque é que o DLSS 3 produz uma experiência mais suave em jogos com alta carga de CPU?
  • 01:15:47 Os produtores gostam de culpar as configurações específicas do PC pelos problemas dos utilizadores. O DF poderia enfatizar que os problemas de desempenho do PC geralmente são comuns a todas as configurações?

Vou verificar novamente os meus novos resultados com uma segunda unidade, mas parece-me que as alegações que circulam antes do lançamento sobre uma atualização de desempenho de 50 pontos percentuais em 15W e uma duplicação do desempenho na potência máxima não são muito preciso. Na verdade, jogos diferentes produzem resultados diferentes - como podes esperar. Abaixo, verás a melhor escala que consegui contra o Steam Deck no Forza Horizon 5. Há um aumento de cerca de 29 a 33 pontos percentuais no desempenho contra o Steam Deck em 15W, mas os modos turbo levam isto para o próximo nível - embora com um tremendo impacto na duração da bateria que basicamente exclui a Ally como uma máquina portátil habitável.

E é aí que encontro a principal diferença entre esta nova geração de PC portátil com Windows e a Steam Deck. A Valve investiu tempo, esforço e dinheiro não apenas para criar um bom computador de mão, mas para apoiá-lo com um software que realmente permite que ele funcione como uma máquina de jogos portátil em vez de um PC portátil, que é como eu preferiria descrever a Ally e outros como a AyaNeo 2. Do ponto de vista da usabilidade, há um abismo entre a experiência fornecida pelo SteamOS contra o Windows 11, com software front-end inserido no topo. Apenas coisas simples, como a máquina não voltar para um ambiente de trabalho dizendo para conectares o teu PC quando atingir cinco por cento da duração da bateria. Ou ser capaz de aceder a todas as funções do Steam sem precisar usar alt-tab no Windows para entrar no modo offline. Ou utilizar um limitador de taxa de fotogramas que realmente funciona!

No entanto, ainda é cedo para a ROG Ally e, como outras análises destacaram, há bugs a serem resolvidos - mas, no final das contas, a Ally encontrará uma audiência para os entusiastas de PC mais hardcore. O ecrã VRR 1080p 120Hz é muito melhor do que o equivalente da Deck. O conjunto de refrigeração é de última geração e muito silencioso, mesmo no modo turbo de 25W - isso é incrível. E sim, mesmo no modo de desempenho de 15W, há um nível extra de desempenho que leva os jogos "grandes demais para a Steam Deck" de volta ao reino da jogabilidade.

Forza Horizon 5, High, TAA

No entanto, tal como a AyaNeo 2 - que também usa o Windows 11 - o facto é que, para acederes a todo o potencial do chip, vais enfrentar um grande impacto na duração da bateria. É um lembrete daquilo para que a arquitetura principal foi realmente projetada - portáteis - e o porquê da Valve parecer bastante feliz com o perfil de desempenho da sua Steam Deck APU. Ainda assim, dá uma olhada ao benchmark acima - na melhor das hipóteses, esta é uma força a ser reconhecida e tenho certeza de que vai sair-se muito bem. Farei a análise completa assim que estiver satisfeito por não haver nada de errado com a minha amostra.

Read this next