Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Assassin's Creed: Odyssey comparado na Xbox One X e PS4 Pro

O Digital Foundry revela as vantagens da versão Xbox One X.

Assassin's Creed: Odyssey já se encontra disponível nas lojas e o Digital Foundry passou algum tempo com as versões de consolas para descobrir o que considera ser um jogo visualmente impressionante.

Construído sobre as bases de Assassin's Creed: Origins, Odyssey apresenta um mundo maior, mas partilha muito em comum com o jogo do ano passado. Um desses elementos comuns é a possibilidade de invocar uma águia para visualizar os inimigos lá dos céus e logo aqui a Xbox One X revela uma vantagem sobre a PlayStation 4 Pro.

Como podes ver no vídeo em baixo, quando sais da perspectiva de Ikarus, a águia, na Ps4 Pro o jogo demora alguns segundos até te entregar novamente o controlo do personagem, enquanto renderiza novamente a sua perspectiva, algo que é praticamente instantâneo na Xbox One X.

Assassin's Creed: Odyssey apresenta diversas funcionalidades visuais de destaque, como reflexos screen-space nos grandes corpos de água, enquanto as poças nas cidades usam um cube-map pré-concebido que não espelha o que está à sua volta. O efeito bokeh adiciona uma bela profundidade às cenas e os raios crepusculares conseguem tornar as cenas mais belas e intensas - mesmo quando estás na água.

Apesar dos grandes destaques na tecnologia de Assassin's Creed: Odyssey, que criam imagens de espantar, existem outros elementos que não estão tão bons. O campo de profundidade funciona bem nas cutscenes, mas existem momentos durante gameplay onde o efeito não é tão refinado. Outro ponto que varia imenso é a qualidade de texturas - seja na Pro ou na Xbox One X, a qualidade das texturas no chão deixam imenso a desejar.

Em termos de resolução, temos algo similar ao que aconteceu com Assassin's Creed: Origins na PlayStation 4 Pro e Xbox One X - resolução dinâmica cujo alvo é 4K nativa (3840x2160).

Na PS4 Pro, a resolução varia entre 2816x1584, o valor máximo encontrado ao olhar para o céu, enquanto 2227x1242 foi o mínimo encontrado, na cena inicial de Assassin's Creed: Odyssey que é um forte teste ao motor de jogo, mas a anti-aliasing temporal ajuda a obter uma imagem que se aguenta bem. Em média, a PS4 Pro a maior parte do tempo 2560x1440.

Na Xbox One X, a conversão dinâmica de resolução funciona melhor e tens 3840x2160 ao olhar para o céu, 4K nativa, enquanto ao jogar a exigente cena inicial, encontramos 2944x1656, um aumento de 76% no número de pixeis no arranque do jogo. No entanto, na maioria do tempo a Xbox One X corre a 3772x1728.

A Xbox One X mostra que é a melhor versão de consolas com vantagens como maior distância de visão das sombras e apesar da geometria surgir à mesma distância, a consola da Microsoft apresenta sombras mais distantes. Outro ponto a favor da Xbox One X é a oclusão ambiental, mais pronunciada e que reforça a qualidade das sombras.

Em termos da qualidade de texturas, iluminação, efeitos e as principais funcionalidades visuais, ambas as consolas estão iguais.

Sobre a performance, o alvo está nos 30 fotogramas por segundo e permanece nesse alvo na maioria do tempo, mas ambas as consolas podem perder um ou dois fotogramas em cenários mais detalhados ou em momentos de maior acção.

Assassin's Creed: Odyssey está disponível na Xbox One, PC e PlayStation 4.

Tópicos neste artigo

Segue estes tópicos e nós enviamos-te um e-mail sempre que publicarmos algo novo sobre os mesmos.  Gerir as definições de notificações. .

Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários