Xbox Series X specs e funcionalidades confirmadas, incluindo 8K e 120 FPS, SSD, CPU e GPU

Explicados todos os detalhes do hardwware da Xbox Series X.

A Xbox Series X - previamente conhecida pelo nome de código Project Scarlett - chegará no Natal de 2020.

Quanto mais próximos estamos do lançamento, mais sabemos sobre a consola, incluindo o suporte para 8K and 120 FPS (para jogos que tenham suporte, é claro) e ainda os detalhes sobre o SSD, CPU e os Teraflops do GPU da Xbox Series X.

Nesta página:

Specs da Xbox Series X confirmadas até agora, incluindo suporte para 8K e 120 fps, e ainda os detalhes do SSD, CPU e GPU

Vamos mergulhar directamente nos números - aqui está aquilo que sabemos sobre a tecnologia da Xbox depois da revelação inicial:

As specs confirmadas para a Xbox Series X

  • O CPU e GPU da Xbox Series X: terá um processador AMD personalizado com alimentação das arquitecturas Zen 2 e Navi, o que resultará em 12 Teraflops - o dobro da Xbox One X, e oito vezes mais do que a Xbox One original.
xbox_series_x_12TF
  • Suporte para Ray tracing em tempo real e acelerado por hardware "pela primeira vez", de acordo com a Microsoft.
  • Memória parece ser de banda larga GDDR6.
  • Armazenamento para download de jogos será, tal como na PS5, uma nova geração de SSD (Solid State Drive) para tempos de loading ultra rápidos, que aparentemente são 40 vezes mais rápidos do que a actual geração.
  • Uma drive de discos foi confirmada. Embora não tenha sido revelado ainda, é provável que tenha suporte para bluray 4K, tal como já tinham as consolas Xbox One S e Xbox One X.
  • Suporte para resolução 8K para jogos seleccionados e hardware com suporte.
  • 120 FPS e variable refresh rate também estarão disponíveis para ecrãs compatíveis.
  • Outras tecnologias sãoVariable Rate Shading (VRS) que a Microsoft descreve como: em vez de gastar ciclos uniformes da GPU para gerar cada pixel no ecrã, podem priorizar efeitos individuais em personagens específicas dos jogos ou objectos ambientais importantes. Esta técnica resulta em framerates mais estáveis e resolução mais elevada, sem impacto na qualidade final da imagem.
  • Também tem suporte para o Modo Automático de Baixa Latência através da saída HDMI da Xbox Series X e Entrada Dinâmica de Latência através do comando da Xbox Series X para ajudar a minimizar a latência e melhorar a resposta.

Quantos Teraflops tem a Xbox Series X?

Embora o GPU da Xbox Series X ainda não tenha sido completamente revelado, a Microsoft confirmou que a consola terá 12 Teraflops de poder.

xbox_series_x_specs
O primeiro olhar ao silício da Xbox Series X, revelado por Phil Spencer, o chefe da Xbox, no Twitter.

O Digital Foundry analisou a possível fuga dos specs da GPU em Dezembro e, com base nisso, comentou que "parece que o chip da Series X é ainda mais bestial do que esperava."

Esta fuga foi apoiada por uma imagem aliciante do GPU vinda de Phil Spencer, o chefe da Xbox, o que permitiu uma análise mais profunda.

Apesar de ambíguo, apenas com base na imagem, "isto representaria um aumento de 11.7 porcento em área face à Xbox One X, tornando-o por uma larga margem o maior processador já feito para uma consola, pelo menos com base no meu conhecimento," disse Richard Leadbetter do Digital Foundry.

Independentemente, do que sabemos até agora, aqui está uma comparação lado-a-lado com outras consolas. A comparação foi feita pelo Digital Foundry:

Tamanho do Processador Processo Unidades de Computação/TFLOPs Arquitectura do CPU
Xbox Series X Circa 405mm2 (unconfirmed) 7nm 56 (unconfirmed)/12TF (confirmed) Zen 2
Xbox One X 359mm2 16nmFF 40/6TF Jaguar
PlayStation 4 Pro 325mm2 16nmFF 36/4.2TF Jaguar
PlayStation 4 'Slim' 208mm2 16nmFF 18/1.84TF Jaguar
PlayStation 4 348mm2 28nm 18/1.84TF Jaguar
Xbox One S 240mm2 16nmFF 12/1.4TF Jaguar
Xbox One 363mm2 28nm 12/1.31TF Octo-Core Jaguar

Os 12 Teraflops de poder estão confirmados, mas as especificações além disso não estão, portanto leva as coisas com alguma cautela. A comparação em cima dá-nos uma ideia do que a Xbox Series X é capaz.

A má notícia é que isto pode ter implicações no custo. Se o processador de 56 unidades computacionais for confirmado, a implicação no custo pode ser um abre olhos.

Todas as outras funcionalidades da Xbox Series X confirmadas até agora

Vamos olhar para algumas das funcionalidades não associadas ao hardware da Xbox Series X:

xbox_series_x_specs_features
  • Xbox Series X terá suporte para retrocompatibilidade com todas as gerações de consolas Xbox, incluindo jogos seleccionados da primeira Xbox e Xbox 360. Provavelmente terá suporte para todos os jogos da Xbox One e Xbox One X.
  • Alguns jogos da Xbox Series X serão cross-gen, tais como Halo Infinite. A Microsoft quer garantir que todos os que compraram uma Xbox recentemente sintam que fizeram um bom investimento e para isso vai lançar os seus jogos first-party na Xbox Series X, Xbox One X, Xbox One e PC. Apesar disto, os jogos vão correr melhor na Xbox Series X, como esperado.
  • Suporte para o Xbox Game Pass estará disponível desde o lançamento: vais ter jogos first-party como Halo Infinite disponíveis no serviço desde o primeiro dia, bem como toda a biblioteca de jogos da Xbox, Xbox 360 e Xbox One.
  • Smart Delivery é uma funcionalidade que, para jogos da Xbox Series X com suporte, significa que apenas terás de comprar os jogos uma vez. Os produtores third-party também podem usar esta funcionalidade, permitindo que lancem melhorias para jogos da Xbox One e Xbox Series X mais adiante.
  • Xbox Series X terá suporte para acessórios da Xbox One, incluindo a linha de comandos Xbox Elite. Em adição, o comando da Xbox Series X pode ser usado noutras plataformas, incluindo o PC e a família de consolas Xbox One.
  • Achievements existentes e progressão vão continuar na Xbox Series X, tal como aconteceu nas gerações anteriores. Basicamente, nada vai mudar no teu perfil do Xbox Live.
  • Velocidade e ecrãs de loadings reduzidos é um ponto chave de venda, de acordo com Matt Booty da Xbox. "É a combinação de velocidade, não apenas do SSD mas também do processador, do desempenho da GPU e da RAM... Pensa nisto, quais são as coisas que neste momento quebram a imersão de um jogo? Estás a jogar e de repente *blim* aparece um ecrã de loading e estás fora. O nosso objectivo é livrar-nos dessas coisas, é isso o que queremos alcançar."
  • Quick Resume vai permitir continuar a jogar múltiplos títulos a partir de um estado de standby. Será quase instantâneo, de acordo com a Microsoft.
  • Xbox Series X não será a última consola da Xbox, ou pelo menos esse não é o plano actual, de acordo com Phil Spencer, chefe da Xbox.

Que outras funcionalidades da Xbox Series X ainda não conhecemos?

Apesar do lançamento da Xbox Series X estar confirmado para 2020, ainda existem bastantes detalhes por confirmar, incluindo:

  • O preço da Xbox Series X. Uma possível fuga dos specs da PS5 e Xbox Series X sugere, de acordo com uma análise do Digital Foundry, um preço elevado. A Xbox One X custava, no lançamento em 2017, 499 euros. Pode o preço da Xbox Series X ser ainda mais elevado?
  • O suporte para VR na Xbox Series X é um factor desconhecido, mas sabendo que a Xbox One não tinha suporte para nenhum capacete de realidade virtual, pode acontecer que este permaneça o caso para a Xbox Series X.

Procuras mais informações da Xbox Series X? Então confere todos os jogos first-party confirmados para a Xbox Series X, o novo comando da Xbox Series X com um botão de partilha, em que consiste a funcionalidade de Smart Delivery, e os specs da Xbox Series X, incluindo o SSD, GPU, CPU e suporte para 8K e 120 fps.

Publicidade

Salta para os comentários (0)

Sobre o Autor

Matthew Reynolds

Matthew Reynolds

Guides Editor

Matthew edits guides and other helpful things at Eurogamer.net. When not doing that, he's out and about playing Pokémon Go or continuing to amass his amiibo collection.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Xbox Game Pass perderá 8 jogos a 15 de Abril

Prey, Valkyria Chronicles e mais.

Valorant já bate recordes no Twitch

Mais de 1.7 milhões de pessoas assistiram a streams da beta.

CD Projekt confiante na data de Cyberpunk 2077

Acreditas que chega mesmo em setembro?

Falta de stock da Switch força clientes a comprar outras consolas

A Nintendo está com dificuldades em satisfazer a procura.

Comentários (0)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários