Xbox Series X | Series S - Lançamento, Preço, Specs e Diferenças

Tudo sobre as novas consolas da Microsoft

A Xbox Series X e a Series S são as consolas de próxima geração da Microsoft. Contrariamente à geração anterior, a Microsoft vai arrancar a próxima geração oferecendo aos consumidores a escolha entre dois modelos de consola. Ambas são consolas de próxima geração, mas com diferenças no hardware, no preço e também no design. Ao longo deste artigo encontrarás todas as informações que necessitas acerca da Xbox Series X e da Series S de forma a que fiques informado e possas fazer uma compra segura.

Nesta página:

Xbox Series X | Series S - Lançamento e Preço

Ambas as consolas chegarão às lojas portuguesas a 10 de Novembro de 2020, contudo, as reservas começam já a 22 de Setembro. A Xbox Series X é a melhor versão e também a mais cara das duas, custando 499 euros. Já a Xbox Series S é o modelo mais amigável da carteira, com um preço de 299 euros. As consolas estão efectivamente separadas por uma diferença de 200 euros, o que é uma diferença substancial.

xbox_series_x_series_s
Uma imagem que mostra os modelos Series X e Series S lado-a-lado. A Series S é a consola mais compacta de sempre da Microsoft, tendo 60% do tamanho da Series X.

Quais são as diferenças entre a Xbox Series X e a Series S?

A primeira e a maior diferença na qual os consumidores vão reparar é o preço: a Xbox Series X custa 499 euros, enquanto a Xbox Series S custa apenas 299 euros, sendo mais barata do que consolas mais antigas como a Xbox One X, PS4 Pro e Nintendo Switch. A Xbox Series S é essencialmente uma versão "low-budget" da Series X, mas que mantém todas as principais funcionalidades.

  • A Xbox Series X corre os jogos nativamente a 4K e tem suporte para 8K | A Xbox Series S corre os jogos nativamente a 1440p, com upscale para 4K;
  • A Xbox Series X tem um disco SSD de 1 TB | A Xbox Series S tem um disco SSD de 512 GB;
  • A Xbox Series X tem leitor de discos | A Xbox Series S é uma consola sem leitor de discos, totalmente digital;
  • A Xbox Series S é 60% mais pequena do que a Xbox Series X

À primeira vista, esta são as diferenças entre as duas consolas da Microsoft. Atenta que os especificações completas da Xbox Series S ainda não foram reveladas. Sabemos que a Xbox Series X tem um poder computacional de 12 TF. O poder computacional da Xbox Series está nos 4 TF, é uma grande diferença comparativamente à sua irmã maior. Apesar disto, as consolas partilham muitas funcionalidades e vantagens como:

  • Desempenho até 120 FPS;
  • DirectX Raytracing;
  • Variable Refresh Rate;
  • Variable Rate Shading;
  • Loadings mais rápidos nos jogos;
  • Arquitectura Xbox Velocity;
  • Funcionalidade de Quick Resume e Latência Ultra-Baixa;
xbox_series_x_series_s_preco_portugal_lancamento

Specs da Xbox Series X e da Xbox Series S

A Xbox Series X tem um poder computacional de 12 Teraflops - para colocar este valor em perspectiva, é o dobro da Xbox One X e oito vezes mais do que uma Xbox One normal. O processador foi personalizado pela AMD usando as mais recentes arquitecturas Zen 2 e RDNA. A Microsoft promete que a Xbox Series X será a sua "consola mais rápida, mais poderosa e estabelecer um novo padrão para desempenho, velocidade e compatibilidade". A consola tem também memória GDDR6 e discos SSD NVMe para reduzir drasticamente os loadings.

De um ponto de vista técnico, a Microsoft diz que a Xbox Series X será capaz de entregar uma excelente qualidade visual a 4K e 60 FPS, com a possibilidade de alcançar 120 FPS. Há ainda suporte para Variable Refresh Rate (VRR) - o que aumenta a fluidez da imagem - e capacidade para 8K. A Microsoft diz ainda que o design industrial da consola permite "entrar quatro vezes o poder de processamento da Xbox One X".

Quanto à Xbox Series S, tem apenas 4 TF de poder computacional. Para teres uma ideia melhor, a Xbox Series X é três vezes mais poderosa. A Xbox Series S tem um CPU e GPU mais fracos, e também menos memória RAM (e a RAM que tem é de menor velocidade). É por estas diferenças de hardware que a Xbox Series S consegue ser 200 euros mais barata do que a Series X. Confere a comparação de specs na imagem (clica para veres melhor).

specs_xbox_series_s_vs_xbox_series_x

Quais são os jogos da Xbox Series X e da Series S?

Actualmente já existe uma diversa e vasta lista de títulos confirmados para a Xbox Series X. Nos jogos first-party destacam-se Halo Infinite, Forza Motorsport, Fable, Hellblade 2 e Everwild. No que toca a third-party, a lista ainda é maior - Cyberpunk 2077, FIFA 21, Marvel's Avengers, DiRT 5, Assassin's Creed Valhalla, Watch Dogs Legion, Temtem, Hitman 3, só para mencionar alguns. Confere aqui a lista completa de jogos confirmados para a Xbox Series X, incluindo exclusivos e jogos third-party. Já está confirmado que Assassin's Creed: Valhalla da Ubisoft será um jogo de lançamento da Xbox Series X e Xbox Series S.

A Xbox Series X e Series S continuam a filosofia de retrocompatibilidade da Microsoft iniciada com a Xbox One, ou seja, todos os títulos lançamentos nas gerações anteriores serão retro-compatíveis com a Xbox Series X e Series S. Isto significa que terás acesso a toda a tua colecção de jogos na nova consola da Microsoft. Além disto, o serviço Xbox Game Pass continuará a estar disponível. Se fores subscritor, terás acesso a uma colecção com mais de 100 jogos logo no lançamento da Xbox Series X e Series S.

O novo comando Wireless da Xbox Series X e Series S

Um novo Xbox Wireless Controller será lançado com a nova consola da Microsoft. À primeira vista o comando é muito parecido com o actual, mas a Microsoft disse que "o seu tamanho e forma foram refinados para acomodar um leque ainda maior de pessoas". Outra novidade é a adição de um botão de partilha para permitir a captura de imagens e clips de gameplay muito mais facilmente. O D-Pad deste novo comando é derivado o Xbox Elite Series 2. O novo Xbox Wireless Controller será compatível com Windows 10 PCs, a Xbox One e estará incluído em todas as Xbox Series X e Series S.

New_Xbox_Controller_Series_X

Funcionalidades da Xbox Series X e Series S

A Xbox Series X e Series S vão manter todas as funcionalidades da Xbox One, incluindo retrocompatibilidade com os jogos de gerações anteriores, suporte para monitores e televisões com Variable Refresh Rate (VRR). A Microsoft também faz referência à sua tecnologia patenteada Variable Rate Shading (VRS), que "vai permitir aos produtores extrair ainda mais do GPU da Xbox Series X". As consolas terão igualmente um modo automático de baixa latência e a funcionalidade de Dynamic Latendy Input para responder aos comandos do jogador o mais rápido possível. Por último, "a Xbox Series X também foi desenhada para um futuro na Cloud, com capacidades únicas embutidas no hardware e software que facilitam o máximo possível trazer grandes jogos tanto para a consola como para outros sítios" e ainda Ray Tracing acelerado por hardware.

Fora isto, a Microsoft também anunciou o Smart Delivery - uma funcionalidade através da qual poderás comprar um jogo e o poderás jogar em qualquer consola Xbox, seja na Xbox One, Xbox One S, Xbox One X, Xbox Series X ou Xbox Series S sabendo que estarás a desfrutar automaticamente de uma experiência optimizada para essa consola (confere aqui a lista inicial de jogos com Smart Delivery). Além disto, também existem os jogos optimizados especificamente para a Xbox Series X, que virão marcados com um selo próprio na capa.

Salta para os comentários (29)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Livestream especial da PS5 - Junta-te a nós amanhã às 15h00

Só tens de trazer boa disposição e muita vontade de comentar!

Apple TV parece estar a caminho das consolas Xbox

Um número limitado de utilizadores já testam a APP.

PS5 será mais amiga do ambiente do que a PS4

Terá um consumo energético menor no acto de suspender e resumir.

Xbox Series X tem 802 GB de espaço útil para ti

O que está em falta é para o SO e ficheiros de sistema.

Quão rápidos são os loadings da Xbox Series X?

A diferença é enorme em alguns jogos.

Também no site...

Conferências Gamescom 2019 - Confere as datas e horas

O teu guia para o maior evento de videojogos do ano.

A Switch Lite tem melhor bateria

É ainda mais pequena e leve que o modelo original.

A Switch Lite não veio para substituir a 3DS

Enquanto houver procura, a velha portátil será suportada.

Anunciada a Nintendo Switch Lite

Exclusivamente portátil e mais barata.

Comentários (29)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários