Jogos da Xbox Series X, incluindo todos os exclusivos, first-party e outros jogos confirmados

Lista actualizada com os mais recentes anúncios.

Os jogos da Xbox Series X estão lentamente a ser anunciados, dando-nos uma ideia do que vamos estar a jogar quando a consola for lançada mais adiante em 2020.

Existem apenas alguns jogos confirmados para a Xbox Series X até agora, mas temos uma ideia de outros que estão a caminho e de como os jogos exclusivos da Xbox Series X vão funcionar.

Nesta página:

A Xbox Series X terá jogos exclusivos?

A Microsoft disse que não vão existir jogos exclusivos para a Xbox Series X no lançamento dos seus estúdios first-party. Grandes títulos como Halo Infinite também serão lançados para a Xbox One e PC.

"Os nossos conteúdos que serão lançados durante o próximo ano, próximos dois anos, todos os nossos jogos vão poder ser jogadas naquela família de dispositivos, como acontece no PC," explicou Matt Booty, presidente dos Xbox Game Studios, ao MCV.

xbox_series_x_games_halo_infinite_9
Halo Infinite.

"Queremos assegurar que alguém que investe na Xbox entre agora e a Series X sente que fez um bom investimento e que temos um compromisso com eles em termos de conteúdo."

Isto faz sentido quando levas em conta o desejo da Microsoft para ver a Xbox mais como um serviço - com muitos jogos first-party em anos recentes a terem cross-save e partidas cross-platform entre a Xbox One e o PC.

Mas isto não significa que a Xbox Series X não vai ter exclusivos. A Microsoft pode deixar essa decisão para as editoras com outros jogos.

xbox_series_x_games_halo_infinite_8
Halo Infinite.

Os jogos da Microsoft que serão lançados para a Xbox Series X terão, obviamente, melhorias e vão tirar partido de todas as vantagens do novo sistema, sendo Halo Infinite um desses títulos.

"É a primeira vez em 15 anos que teremos um novo Halo a ser lançado simultaneamente com uma nova consola," disse Matt Booty. "E a equipa está definitivamente a fazer coisas para tirar partido da Series X."

Todos os jogos first-party confirmados até agora para a Xbox Series X

Apesar de não haver quaisquer exclusivos da Microsoft para a Xbox Series X durante os próximos anos, os novos jogos a caminho da consola vão usar o seu hardware mais poderoso.

Aqui estão os jogos first-party da Xbox Series X confirmados até agora:

  • Everwild - É a nova propriedade intelectual da Rare, o estúdio da Microsoft Game Studios que nesta geração também lançou a colecção Rare Replay e Sea of Thieves, um jogo de piratas cooperativo. O primeiro trailer mostrou um grupo de mulheres num ambiente selvagem, naquilo que parece ser um período da pré-história.
  • Senua's Saga: Hellblade II foi anunciado com um trailer in-engine. É uma sequela de Hellblade: Senua's Sacrifice da Ninja Theory, estúdio que pertence agora à Microsoft. O jogo foi desenhado para "tirar proveito total do poder da Xbox Series X".
  • Project Mara - Este é um dos novos projectos da Ninja Theory, além de Senua's Saga: Hellblade II, e que vai explorar novas formas de contar histórias.
  • Fable - Esta série de longa data vai regressar com a Xbox Series X. O novo capítulo está a ser desenvolvido pela Playground Games (os produtores de Forza Horizon) e até agora apenas foi mostrado um lindíssimo teaser. Fora isto, não sabemos mais detalhes.
  • Forza Motorsport - Este novo Forza Motorsport promete gráficos incrivelmente realistas, repletos de detalhes que vão surpreender todos os que vivem apaixonados pelos jogos de condução. A Xbox confirmou que o jogo chegará para a próxima geração e PC, não incluindo a Xbox One na lista de plataformas.
  • State of Decay 3 - State of Decay 3 promete mais uma forte dose de sobrevivência perante grandes adversidades e novas criaturas temíveis. O jogo será lançado para Xbox Series X e PC.
  • Avowed - É o novo jogo da Obsidian Entertainment, um dos estúdios comprados pela Microsoft há pouco tempo. Avowed é um RPG na primeira pessoa que decorre no universo de Pillars of Eternity. Está confirmado para Xbox Series X e PC.
  • Psychonauts 2 - Apesar da Microsoft ter comprado a Double Fine Productions juntamente com esta propriedade, a sequela ainda será lançada para outras plataformas como PS4, Xbox One, PC, Mac e Linux.

Outros jogos confirmados para a Xbox Series X

Aqui estão outros jogos confirmados para a Xbox Series X - mas que também estão a caminho de outras plataformas, seja para a Xbox One, PC ou PlayStation:

  • GTA 5 - A Rockstar Games confirmou uma versão de próxima geração do seu popular jogo em mundo aberto. Sabemos que terá várias melhorias técnicas e visuais. O lançamento está previsto para a segunda metade de 2021.
  • The Lord of the Rings: Gollum - este jogo segue as aventuras de Gollum, à medida que a influência malfada do Anel e as remeniscências de Sméagol lutam pela sua mente. Está a ser desenvolvido pela Daedalic Entertainment e será lançado em 2021. As versões PS5 e Xbox Series X foram confirmadas pela revista Edge.
  • Outriders é um jogo de tiros cooperativo para um a três jogadores. Desenvolvimento pela People Can Fly, o estúdio de Bulletstorm, está previsto para o final de 2020.
  • Gods & Monsters - um jogo de acção / aventura baseado na mitologia Grega em que terás de salvar deuses gregos. Desenvolvido pela Ubisoft, ainda não tem data de lançamento anunciada. A confirmação da versão para a Xbox Series X, bem como outros títulos da Ubisoft, chegou numa conferência da Ubisoft com os seus investidores.
  • Destiny 2 - A Bungie também já anunciou planos para lançar Destiny 2 nas consolas de próxima geração, prometendo um desempenho de 4K a 60 fotogramas por segundo, experiência que actualmente só é possível na versão para PC.
  • Chorus - Agendado para 2021 e optimizado para a Xbox Series X, Chorus é um shooter de acção e voo no espaço, no qual serás Nara, que controla a Forsaken, a sua nave espacial pronta para o confronto. Também estão confirmadas versões para PlayStation 5, PS4, PC e Stadia.
  • Warhammer 40,000: Darktide - Depois do sucesso de Warhammer Vermintide, a Fatshark voltou a apostar num novo jogo cooperativo para quatro jogadores. Será lançado para Xbox Series X e PC, com uma exclusividade temporária na nova consola da Microsoft.
  • Tom Clancy's Rainbow Six - mais um jogo desenvolvido pela Ubisoft. É o título mais recente da série de tiros Tom Clancy's.
  • Watch Dogs Legion - é o terceiro jogo da série Watch Dogs, desenvolvida pela Ubisoft. Neste jogo serás um hacker do grupo DeadSec e vais lutar contra o regime autoritário do Reino Unido.
  • FIFA 21 - Era praticamente garantido que FIFA 21 seria lançado para as consolas de próxima geração. O novo jogo de futebol terá uma gestão aprofundada no modo carreira e marca o regresso do adorado modo Volta. A versão Xbox Series X e PlayStation 5 terão upgrade gratuito para quem comprar o jogo na Xbox One ou PlayStation 4.
  • Warframe - este é o primeiro jogo free-to-play confirmado para a PS5. No seu relatório financeiro mais recente, a Leyou Technology (que pertence à Digital Extremes, a produtora de Warframe), confirmou os planos de expandir Warframe para as consolas de próxima geração.
  • MicroMan - Um jogo de acção e aventura focado num homem que durante o seu trabalho num laboratório é encolhido até ficar do tamanho de uma formiga.
  • Assassin's Creed Valhalla - O novo jogo da saga Assassin's Creed será lançado para a Xbox Series X. Trata-se de um jogo cross-gen e, por isso, também vai existir uma versão para a Xbox One. O jogo leva-nos para a Grã-Bretanha durante as invasões dos Vikings.
  • S.T.A.L.K.E.R. 2 - É um jogo de sobrevivência na área em redor de Chernobyl e com data prevista para 2021. Está confirmado como um exclusivo temporário para a Xbox Series X.
  • Hitman 3 - O Agent 47 regressará para mais assassinatos de alto estilo, em níveis semiabertos nos quais poderás explorar à vontade e escolher uma táctica para abordar o alvo. A infiltração numa penthouse num dos mais altos edifícios do Dubai significa que o Agent 47 terá de ser astuto e mais furtivo do que nunca.
  • Braid: Anniversary Edition - Originalmente lançado no Xbox Live Indie Games, Braid vai ressuscitar numa edição de aniversário para PS5, PS4, Xbox Series X, Xbox One, Switch e PC. Esta versão chegará algures em 2021 com visuais redesenhados e comentários altamente detalhados dos produtores.
  • TemTem - Um MMO inspirado pela franquia Pokémon e já disponível actualmente em Early Access no Steam. A produtora Crema já confirmou versões para PS5, Xbox Series X e Nintendo Switch para o próximo ano.
  • Tetris Effect: Connected - Está agendado para o final do ano e é considerado como um Tetris Effect 2.0, que te permitirá desfrutar de modos multi-jogador competitivos e cooperativos, seja localmente ou online.
  • Sherlock Holmes: Chapter One - Este é mais um jogo cross-gen, com versões para Xbox Series X e Xbox One. Neste capítulo vais controlar um jovem Sherlock Holmes enquanto viaja por uma ilha mediterrânea. O jogo decorre num mundo aberto com possibilidade para decisões e várias formas de resolver os problemas.
  • Paradise Lost - É um novo jogo de aventura focado na narrativa e com mecânicas muito próprias. Na realidade deste jogo, a Segunda Guerra Mundial ainda não acabou, atirando-te para um cenário pós-apocalíptico.
  • Pragmata - É a nova IP da Capcom para PC, PS5 e Xbox Series X. O primeiro trailer mostra um astronauta a vasculhar a praça de Times Square em Nova Iorque. A praça está sem ninguém, até que o astronauta rebenta um vidro com a sua pistola e usa os estilhaços para fazer uma espécie de scan que revela uma menina e um gato. O que acontece a seguir é estranho. Um satélite cai, catapultando o astronauta e a rapariga para o ar. A dupla acaba na lua, a olhar para a terra no horizonte. O lançamento está previsto para 2022.
  • Observer System Redux - É uma versão melhorada de Observer, lançado originalmente para PC em 2017. Esta nova versão terá uma jogabilidade expandida e novos conteúdos para a história.
  • The Gunk - Neste jogo de aventura vais aterrar num "vasto mundo alienígena" e encontrar estranhas criaturas e puzzles desafiantes. A principal mecânica de gameplay parece girar em torno da engenhoca no braço da personagem, que é capaz de aspirar a matéria preta que cobre o planeta. Está confirmado também para PC e para Xbox Game Pass.
  • Bright Memory: Infinite - Este é um jogo focado em acção incrivelmente rápida que combina o género FPS com outros géneros de acção, para apresentar um gameplay focado em combos acrobáticos e no uso de várias habilidades.
  • Chorus - Agendado para 2021 e optimizado para a Xbox Series X, Chorus é um shooter de acção e voo no espaço, no qual serás Nara, que controla a Forsaken, a sua nave espacial pronta para o confronto.
  • Far Cry 6 - O novo jogo da aclamada série da Ubisoft está confirmado para 21 de Fevereiro de 2021. No papel de Dani Rojas, um rebelde que quer derrubar o ditador Anton Castillo (interpretado por Giancarlo Esposito), vais explorar uma ilha paradisíaca que parou no tempo e lutar para libertar o seu povo.
  • As Dusk Falls - Desenvolvido pelo INTERIOR/NIGHT, um estúdio relativamente recente fundado por um ex-funcionário da Quantic Dreams, vai contar a história de duas famílias ao longo de três décadas, mostrando como as duas estão relacionadas.
  • Yakuza 7 - Também conhecido como Yakuza: Like a Dragon, será um dos títulos de lançamento para a Xbox Series X. É o novo capítulo da icónica saga da Sega que explora as histórias e conflitos da máfia japonesa.
  • Call of the Sea - No papel de Norrah, uma exploradora que parte para o Sul do Pacífico em busca do seu marido desaparecido, vais explorar uma ilha luxuriante. Esta ilha está repleta de vestígios de uma civilização que desapareceu.
  • Scarlet Nexus - Desenvolvido por ex-membros das equipas de Tales of, incluindo o clássico Tales of Vesperia, Scarlet Nexus é uma nova série de RPGs de acção e o primeiro já está confirmado para a Xbox One e Xbox Series X.
  • CrossfireX - É um jogo de tiros na primeira pessoa fruto de uma colaboração entre a Smilegate Entertainment e a Remedy Entertainment (esta última está a desenvolver o modo campanha). Será lançado para Xbox One e Xbox Series X em 2020.
  • Medium - Este jogo pretende desafiar-te de diversas formas, mesmo que estejas habituado a jogos de terror e transporta-te para Cracóvia, na Polónia, onde serás dividido entre dois mundos para explorar. O objectivo é descobrir um grande mistério que somente tu poderás resolver.
  • The Ascent - É um RPG de acção apresentado como "um verdadeira carta de amor aos mundos de ficção científica e cyberpunk". Os jogadores vão poder explorar os vários distritos de uma cidade, desde os bairros de lata até aos espaços mais luxuosos.
  • Second Extinction - É um jogo desenhado para esquadrões de três jogadores em que tens de combater contra dinossauros mutantes. No contexto do jogo, os dinossauros tomaram conta do planeta e a humanidade escapou para uma estação em órbita estabelecida pelo grupo ERA.
  • Resident Evil VIIlage - Resident Evil Village usa o RE Engine e o seu objectivo é levar para um novo patamar os jogos de terror, graças ao poder das plataformas de próxima geração e melhorias no motor. Ethan Winters está de volta, mas suas pacata vida será novamente abalada quando Chris Redfield voltar à sua vida. Resident Evil Village chegará em 2021 para a PlayStation 5, Xbox Series X e PC.
  • Hood: Outlaws and Legends - Um projecto dos mesmos criadores de Eve: Valkyrie. É um multijogador PvPvE com lançamento previsto para 2021 na PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X, Xbox One e PC.
  • Novo jogo AAA da People Can Fly - Ainda sem título definido ou quaisquer outros detalhes anunciados, apenas sabemos que este estúdio, responsável pelo electrizante Bulletstorm, está a trabalhar num jogo de acção e aventura para as novas consolas.
  • Phantasy Star Online 2: New Genesis - À primeira vista, poderás até acreditar que os teus olhos te enganam e está um novo Xenoblade Chronicles a caminho das consolas da Xbox e PC, mas na verdade, este é um novo jogo da SEGA, chamado Phantasy Star Online 2: New Genesis e que chegará em 2021.
  • Balan Wonderworld - Este é o novo jogo de Yuji Naka, co-criador de Sonic e NiGHTS, que está agora a trabalhar com a Square Enix neste novo jogo de plataformas em 3D, que pretende capturar a essência dos clássicos.
  • Echo Generation - Agendado para 2021 na Xbox Series X, Xbox One e PC, este jogo de aventura por turnos deixou-nos altamente intrigados e ficamos ansiosos por saber mais. Por enquanto, o que sabemos é que decorre em 1993 e está relacionado com um acidente misterioso.
  • Cyberpunk 2077 - O altamente aguardado jogo da CD Projekt RED está agora confirmado para ambas as consolas de próxima geração. O jogo estará disponível no lançamento da PS5 e Xbox Series X, contudo, terás que esperar por 2021 por uma actualização que tira proveito do melhor hardware para entregar uma experiência com melhor qualidade visual.
  • Exomecha - Este é um novo FPS gratuito e focado na vertente online competitiva, no qual explorarás um planeta repleto de ambientes exóticos e com muitos mechs.
  • Overcooked! All You Can Eat - Apesar do nome sugerir um novo jogo na série, All You Can Eat é na verdade uma versão feita de raiz e remasterizada, que junta Overcooked! e Overcooked! 2 num só jogo, pensado especialmente para a próxima geração.
  • Steelrising - Segundo revelado, Steelrising apostará num gameplay de maior acção do que os anteriores jogos da Spiders e serás Aegis, um robô com a forma de uma mulher, numa versão alternativa de eventos reais que aconteceram antes e durante a Revolução Francesa. Está confirmado para PlayStation 5, Xbox Series X e PC.
  • Cris Tales - Descrito como uma "carta indie de amor aos JRPGs", Cris Tales vai-te deixar ir ao passado, presente e futuro, para traçar o destino final de uma aventura vivida em quatro reinos diferentes. A arte 2D desenhada à mão e o gameplay clássico RPG vão acompanhar-te ao longo de 20 horas e as inspirações para Cris Tales foram jogos como Chrono Trigger, Final Fantasy 6 e Valkyrie Profile, nomes de respeito.
  • Dustborn - É um jogo de acção e aventura focado na narrativa, no qual seguirás Pax que recruta e lidera um grupo de amigos com estranhos poderes ao longo de uma viagem pelos Divided States of America. Com uma palete de cores surreal e uma animação que relembra uma novela gráfica em movimento, Dustborn terá um pouco mais de acção do que esperas da Red Thread Games e poderás usar palavras como armas.
  • Marvel's Avengers - Este é mais um jogo que será lançado inicialmente para as consolas actuais - PS4 e Xbox One - e que depois vai receber versões para PS5 e Xbox Series X. A Square Enix já confirmou que o upgrade para as versões de próxima geração é gratuito.
  • PES 2021 - Pela primeira vez na série, o jogo de 2021 será uma actualização paga para o jogo de 2020. Estão confirmadas versões para a PlayStation 5 e Xbox Series X, com uma transição do FOX Engine para o Unreal Engine.
  • NBA 2K21 - É um dos jogos que terá um preço mais elevado nas consolas de próxima geração.
  • Madden NFL 21 Tal como FIFA 21, o jogo de futebol americano da EA Sports vai receber mais tarde versões para PlayStation 5 e Xbox Series X. O lançamento na geração actual acontece já a 25 de Agosto.

Jogos prováveis para a Xbox Series X

Não existem muitos jogos anunciados para a Xbox Series X, mas podemos fazer algumas hipóteses racionalizadas sobre que jogos serão lançados para a consola nos próximos meses e anos:

  • Starfield, o RPG de aventura da Bethesda no espaço, ainda tem alguns anos de produção pela frente, tornando-o num excelente candidato para um jogo da próxima geração. É claro que também poderá ser lançado para a Xbox One.
  • Elder Scrolls 6 está ainda mais distante do que Starfield, mas está praticamente garantido para a Xbox Series X.

Procuras mais informações da Xbox Series X? Então confere todos os jogos first-party confirmados para a Xbox Series X, o novo comando da Xbox Series X com um botão de partilha, em que consiste a funcionalidade de Smart Delivery, e os specs da Xbox Series X, incluindo o SSD, GPU, CPU e suporte para 8K e 120 fps.

Salta para os comentários (44)

Sobre o Autor

Matthew Reynolds

Matthew Reynolds

Guides Editor

Matthew edits guides and other helpful things at Eurogamer.net. When not doing that, he's out and about playing Pokémon Go or continuing to amass his amiibo collection.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (44)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários