Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

X-Men Origins: Wolverine

Ele dá-lhes com garra.

Wolverine está de regresso ao cinema, e também aos videojogos, e como ele é o melhor naquilo que faz, seja o que quer que esteja a fazer no momento, os fãs fazem-se munir de expectativa tanto para o filme como para a adaptação a videojogo. A tradição pode deixar qualquer um de pé atrás mas o talento e experiência da Raven Software podem fazer com que este seja um caso bem sucedido e a própria já disse que este é o melhor jogo baseado no personagem alguma vez feito.

Depois de se tornarem ícones da banda desenhada Americana, os chamados comics, os X-Men tiveram direito a uma adaptação para a sétima arte que deu origem a uma trilogia. Um dos personagens mais famosos é Wolverine e o seu papel ficou a cargo de Hugh Jackman. O actor Australiano agarrou o papel com garra e fez no cinema aquilo que o personagem também fez na banda desenhada, conquistou as atenções e foi um dos personagens centrais. Não é por acaso que Wolverine é das poucas personagens dos X-men, se não mesmo a única, que tem o seu próprio comic que já dura há quase 20 anos. Por isso também não é de admirar que a, merecida, popularidade do personagem aliada ao talento do actor tenham dado origem a um novo filme desta vez centrado nesta personagem.

Quando a Raven diz que este vai ser o melhor jogo baseado em Wolverine alguma vez feito não o diz com arrogância, diz pois tal pensamento é motivado pela imensa paixão que revela ter pela personagem. Nos anteriores jogos baseados em licenças da Marvel nos quais trabalhou (X-Men Legends, X-Men Legends II e Marvel Ultimate Alliance), a Raven foi bem sucedida tanto na capacidade para captar a essência do mundo e das personagens, como na fidelidade com que brindou os fãs. Se a isto juntarmos uma bela união das personagens e respectivas potencialidades na adaptação a um género videojogável com uma boa jogabilidade, podemos dizer que a Raven sempre cumpriu e esperamos que o volte a fazer.

Wolverine é o melhor naquilo que faz, e o que ele faz não é nada bonito de ver.

Tal como o nome indica, aqui vamos conhecer as origens de Wolverine e vamos conhecer esta personagem misteriosa mas apelativa e bastante interessante. Para uma pessoa com mais de 100 anos, a sua história e aventuras são imensas e a Raven não vai simplesmente seguir o filme. Nesta sua missão de prestar um serviço tanto aos fãs como de respeito para com o personagem, a companhia vai cobrir quase toda a história do filme mas mais de metade é criada pela própria especificamente para o jogo. Dado o carinho que os fãs têm pelo personagem, será uma decisão que vai pesar muito na forma como o jogo vai ou não os conquistar.

Os que quiserem ganhar acesso à experiência que mais respeita a personagem (violento, sangrento e implacável) vão ter que optar pelas versões Xbox 360, PC e Playstation 3, pois estas “Uncaged Edition” vão conter mais violência e sangue do que as restantes versões que estão a ser desenvolvidas pela Amaze Entertainment. Nas versões Uncaged vamos poder ver mais uma vez o fantástico motor Unreal em funcionamento e pelas imagens e vídeos que já foram mostrados o resultado visual é promissor. Personagens altamente detalhados, ambientes a recriar o que vamos poder ver no filme com grande qualidade, belos efeitos e uma incrível fluidez parecem ser os destaques a nível visual. O detalhe visual vai ser algo muito importante pois está relacionado com as características do personagem e com um dos elementos que a Raven implementou na jogabilidade para melhor o respeitar.

Ao criar um jogo baseado numa personagem já bem conhecida, vai ser necessário cumprir com determinados requisitos pré-estabelecidos pelo historial da personagem de forma a respeitar a sua identidade. Esses requisitos resultam em elementos que afectam e moldam a jogabilidade para servir essas necessidades, algo que a Raven teve em consideração. Wolverine é um mutante com o poder da regeneração e tem os sentidos altamente apurados, aspectos que vão fazer-se sentir na jogabilidade do jogo.

Violência e sangue enquanto percorremos a história de Wolverine.

X-Men Origins: Wolverine é um jogo de acção e aventura com um esquema que nos lembra God of War ou Devil May Cry mas tal como em todos os jogos, este também tem um elemento único que o distingue, o poder de cura de Wolverine. Wolverine tem a capacidade de se regenerar em tempo real e mais do que ver as feridas no corpo a regenerarem-se, pelo simples efeito visual de ver músculos e ossos a serem tapados, é um elemento que vai pesar na jogabilidade e na gestão do nosso comportamento. Este vai ser provavelmente o elemento mais importante das secções de acção pois nas secções de aventura e progressão vamos ter que apelar aos sentidos de Wolverine para resolver puzzles, descobrir para onde ir e descobrir pontos fracos nos adversários.

A Raven pretende criar uma jogabilidade que mais do que simplesmente nos deixe jogar com Wolverine, que nos deixe ser Wolverine. Que o jogador tenha uma verdadeira sensação de estar a ser o personagem. Wolverine é mau, mais duro do que os duros por profissão, quando se enerva não vão querer estar contra ele. A sua raiva é medida pela barra “rage” e assim que estiver completamente cheia, Wolverine entra em modo Berserk e fica mais rápido e letal. Será a forma ideal para despachar os inimigos e os bosses, sendo que alguns vão ser caras familiares imediatamente reconhecíveis pelos fãs.

As anteriores experiências com a Raven foram muito positivas e como grande fã do personagem e das suas histórias, é com grande expectativa que aguardo para descobrir se o jogo vai ser um digno suplemento do filme, pois revela potencial para isso e mais. Para os curiosos cuja paixão pela personagem não é o suficiente para se entregarem sem reservas ao jogo, uma demo chega no mesmo dia que o jogo chega às lojas, por isso vamos aguardar para descobrir como vai ser X-Men Origins: Wolverine.

X-Men Origins: Wolverine vai chegar às lojas na Europa já no próximo dia 1 de Maio para PC, Xbox 360, Wii, Playstation 2 e Playstation 3.

Read this next