Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

WWE SmackDown! vs. Raw 2007

Análise a WWE SmackDown! vs. Raw 2007

Nem parece que faz seis anos desde que THQ assumiu o comando da licença da WWE, mas realmente, Março de 2000 foi à muito tempo atrás.

Este ano, a THQ traz-nos WWE Smackdown vs Raw 2007, em que a novidades em relação à versão anterior são bastantes.

Para começar, falemos dos gráficos de SVR07.

Graficamente, esta nova versão feita pela THQ encontra-se praticamente igual ao seu antecessor, apesar de escassas melhorias.

Apesar disso, os models de cada wrestler continuam a ser muito bem conseguídos pela THQ, o ringue e as suas áreas à volta, que agora tem mais interactividade com o jogo, também foram melhoradas graficamente. Mas a grande mudança neste jogo em relação a versões anteriores, foi sem dúvida, os comandos utilizados para controlar as nossas personagens.

Para começar quase todos os movimentos passaram agora para os analógicos, à excepção dos ataques rápidos e taunts. Agora um jogador para efectuar um grapple, terá de utilizar o analógico direito (quick grapple) e o butão R1 + movimento no analógico direito para um strong grapple. Mas não se preocupem...caso não se habituem a este novo esquema de comandos poderão regressar a um esquema de comandos relativamente idêntico ao da versão anterior.

Graças à implementação deste novo esquema o jogo parece agora muito mais real, não parecendo tão mecanizado como versões anteriores.

A adicionar a este inteligente esquema de comandos, temos agora o "Ultimate Grappling Control", isto é, a partir de uma posição base, poderemos executar um máximo de três manobras diferentes. Por exemplo, imaginemos, um wrestler partido da posição de backsuplex, pode mandar o seu adversário para fora do ringue, pendurá-lo nas cordas ou então efectuar um backsuplex.

Para além desta inovações temos agora os chamados "hotspots" à volta do ringue, que nos dão a sensação de realmente estar a assistir a um espectáculo ao vivo. Nestes hotspots, poderemos estrangular os nossos adversários com os cabos de televisores, mandá-los contra os postes do ringue, estrangulá-los com as cordas do ringue etc. Sem dúvida um excelente pormenor adicionado nesta versão pela equipa da THQ, que merece ser referido.

Como não podia deixar de ser mencionado temos também agora a famosa zona "Fighting in the crowd" que nos permite abandonar o ringue, e continuar a luta perto dos adeptos, tal e qual como no programa televisivo. Poderemos agora interagir com os fãs, rasgando-lhes os cartazes que menos gostarmos.

Outra excelente inovação foi nos ladders matchs, no qual, nesta nova versão, poderemos colocar escadotes em diagonal uns com uns outros de maneira a executar uma corrida pelo escadote a cima e derrubar o nosso adversário...são excelentes pormenores que fazem de WWE Smackdown! vs Raw muito semelhante aos espectáculos que vimos na televisão ou ao vivo.

No que toca a longevidade, talvez dos aspectos mais negativos na versão transacta, houve uma ligeira melhoria. Este ano poderemos contar com uma "season" com cerca de 40 storylines diferentes entre si, tornando muito menos repetitivo como na versão anterior. Em termos de tipos de combate o único novo é o famoso "Money in the Bank". No que toca ao "edit-mode" temos agora muitos mais acessórios para personalizar as nossas personagens e também é necessário referir que os fatos já não parecem pinturas nos corpos dos wrestlers, como em versões anteriores. O roster do jogo, porém, continua desactualizado contendo bastantes personagens que já nem estão na WWE e as animações de cada personagens continuam a ser bastante antigas, algo que a THQ deveria ter mudado.

De resto praticamente permanece igual à versão transacta.

A nível de som, o principal problema de SvR07 e versões antigas, levou muito poucos ajustes e continua de certo modo "insuportável". Os comentários repetem-se constantemente, por vezes não dizendo coisa com coisa...Em termos da música de cada personagem alguns já se encontram desactualizados, outros nem sequer foram utilizados pelas personagens durante a sua carreira (exemplo: William Regal) e banda sonora do jogo está algo...limitada, isto é com muito poucas músicas.

Resumindo, WWE Smackdown vs Raw 2007 não deixe de ser um excelente jogo para a plataforma de 128 bits da Sony, com excelentes gráficos e uma jogabilidade bastante agradável, porém a não actualização das animações de cada personagem e outros aspectos negativos referidos anteriormente tiram algum "ouro" a esta nova versão lançada pela THQ.

7 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

WWE SmackDown vs. RAW 2007

PS3, Xbox 360, PS2, PSP

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Soares avatar

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.
Comentários