Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Warhammer 40K: Space Marine

De regresso ao universo da guerra.

Estamos de volta ao universo da destruição, retornamos ao caos onde os Senhores da Guerra lutam para toda a eternidade. O mundo sempre em guerra de Warhammer espera mais uma vez por guerreiros destemidos, sem medo da morte e com coragem para enfrentar o mais demoníaco dos inimigos.

É novamente pelas mãos da Relic, que nutre uma relação de grande amor pela série, que embarcamos em mais uma jornada épica por este universo mítico que é Warhammer. Pode parecer estranho mas é realmente verdade, esta produtora vai mesmo desenvolver um jogo para consolas (Xbox 360 e PS3).

Todos estão habituados a que a Relic se dedique apenas a desenvolver títulos para PC, mas é com enorme satisfação que a vemos criar algo para um público cada vez mais exigente (jogadores tipicamente de consolas). Se pensam que este é mais um RPG de estratégia do estilo de Diablo podem desde já retirar essa ideia da cabeça, este Warhammer 40K: Space Marine é um jogo de acção com elementos RPG jogado na terceira pessoa, ao bom estilo de God Of War. Para este novo título a produtora escreveu uma nova história onde assumimos o papel de um space marine que luta contra o exército dos orks. Estes tomaram de assalto um dos mundos dominados pelo nosso Império e cabe a nós a árdua tarefa de o voltar a conquistar.

Pelo que tivemos oportunidade de ver este jogo vai dar primazia à acção, observámos um pouco da jogabilidade onde o nosso space marine utilizava o jetpack para se propulsionar e em seguida desferir um ataque em que descia com toda a força criando uma enorme onda de caos, atordoando os orks que lá se encontravam. Após esse ataque ele utiliza a sawblade e o martelo para desmembrar todos os inimigos que resistiram ao primeiro ataque. Apesar deste combate corpo a corpo a nossa personagem é bem versátil, quando o inimigo se encontra à distância podemos sempre atacar com armas de fogo.

No mundo caótico de Warhammer não há lugar para misericórdia nem arrependimento. Apenas existe guerra e morte.

Como podem ver, estamos perante um jogo que está a ser moldado para plataformas com jogabilidade bem específica e para um público alvo também ele diferente. Este Warhammer 40K: Space Marine é bem distinto dos seus antecessores, a adaptação aos comandos tipicamente das consolas requer um outro tipo de abordagem, aqui controlamos todas as acções do nosso personagem bem como os seus ataques, e como já referimos, numa perspectiva em terceira pessoa.

Mas o que seria de um jogo Warhammer sem ter aquilo que o caracteriza? Estamos é claro a referirmo-nos ao seu típico grafismo e à sua enorme ênfase guerreira. Este jogo não foge à regra, mantém toda a atmosfera dos títulos anteriores, e a sensação de caos, guerra e anarquia estão mais uma vez bem presentes.

Se estiveram atentos devem ter reparado que este Space Marine é um jogo de acção com elementos RPG e que mantém toda a mística dos seus antecessores. A presença de elementos RPG faz com que nos sintamos bem familiarizados com o jogo, algumas semelhanças com os seus irmãos mais velhos são bem evidentes. Teremos a possibilidade de progredir no que toca às características do nosso herói, fazer upgrades às nossas armas e armaduras, e até adquirir habilidades poderosas. No estado de desenvolvimento em que o jogo se encontra neste momento, ainda não deu para ter a certeza quais os atributos do herói ou quais as armas que vamos poder evoluir.

Primeiro trailer de Warhammer 40K: Space Marine em exclusivo para vocês.

Apesar de ainda haver muitas incógnitas em relação aos elementos RPG uma coisa é certa, estamos perante um jogo em que teremos a possibilidade de moldar o herói ao nosso gosto e seguir o caminho que mais se identifica connosco, ou não. Mas todos os que detestem RPGs com muita complexidade podem estar descansados, a Relic disse que, "este é um 'RPG lite', poderoso na acção.” Por estas palavras é fácil adivinhar que estamos perante um jogo mais virado para a acção pura e dura.

Outro aspecto que ainda está em estudo pela Relic é o modo para múltiplos jogadores. Foi referido pela equipa que ainda estão a experimentar várias opções, estão numa fase de testes para ter a certeza que fica tudo como eles pretendem. “Nós queremos que este jogo seja jogado com amigos.” É de esperar então que este modo inclua, no mínimo, um sempre aliciante co-op para nos divertirmos com os amigos.

De momento é tudo, só nos resta esperar por mais informações sobre este título que à primeira vista parece ter bastante potencial. A THQ referiu também que o jogo não será lançado durante este ano de 2009, uma vez que o título ainda se encontra numa fase algo inicial do seu desenvolvimento.

Warhammer 40K: Space Marine está a ser desenvolvido para PS3 e Xbox 360 e ainda não tem uma data de lançamento definida.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Warhammer 40,000: Space Marine

PS3, Xbox 360, PC

Related topics
Sobre o Autor
Adolfo Soares avatar

Adolfo Soares

Director

É o nosso homem do PC, por isso qualquer coisa é com ele. É também responsável pelo Eurogamer, bem como dá uma perna nas notícias.

Comentários