Votação Eurogamer - Favoritos do ano 2009

Nós é que sabemos.

Após uma longa votação por parte dos nossos leitores, eis que chega a hora de quem sabe (meter sorriso aqui?) eleger os favoritos de 2009. Passaram dezenas e dezenas de jogos pelas nossas mãos. Todas as consolas foram cobertas pelo nosso olhar clínico, mas nem todos mereceram a nossa dedicação após análise. Poucos são os jogos que duram imenso tempo nas nossas mãos, é analisar e partir para outra.

Por essa razão este não é o top de melhores do ano, mas sim favoritos. Como de costume os melhores de 2009 foram escolhidos por vocês, e sempre será esse o Top oficial da Eurogamer Portugal.

Se perderam os artigos do Top 50 escolhido pelos leitores da Eurogamer Portugal, poderão ler bastando seguir os respectivos links: Top 2009 - 50 a 41, Top 2009 - 40 a 31, Top 2009 - 30 a 21, Top 2009 - 20 a 11 e Top 10 de 2009.

Uncharted 2: Among Thieves

tiago
Tiago Lopes - Uncharted 2: Among Thieves pode estar perto da perfeição, mas eu fico mesmo acima dele.

"Se há alguns anos atrás os jogos eram vistos como uma brincadeira de miúdos e era impensável compará-los às grandes obras cinematográficas, hoje em dia já não é assim. Aliás, em certa medida, jogos como Uncharted 2: Among Thieves, são ainda melhores do que ir ao cinema; com uma história de sonho, excelentes “actores” e uma longevidade capaz de nos agarrar à cadeira durante horas a fio, são cada vez mais o meio de entretenimento de eleição de muitas pessoas. Apesar de, devido ao seu género, o jogador ter de se seguir uma linha de acontecimentos pré-definidos, existem momentos verdadeiramente únicos e bastante diversificados em Uncharted 2. Se numa ocasião andamos em loucos tiroteios em comboios a alta velocidade, onde a adrenalina sobe num ápice, noutro momento podemos desfrutar de um agradável e calmo passeio e interagir com os habitantes da aldeia Tibetana onde somos alojados. É impossível não ficar agradado quando Drake decide passar a bola a um grupo de crianças ou simplesmente ao ver as galinhas à procura de alimento. Tudo é tão natural que nos faz sentir parte daquele mundo. O jogo não cumpre apenas na história e imersão na aventura. Tudo nesta obra está (perto do) perfeito; a jogabilidade corresponde às acções que desejamos efectuar, a banda sonora é de luxo e os gráficos foto-realistas. Em adição, existe ainda o fantástico modo online, que nos faz passar mais algumas horas agradáveis a “exterminar” os nossos amigos. "

Street Fighter IV

vitor
Vítor Alexandre - 'espantosa exacerbação' - Alguém tem um dicionário consigo? Anyone?

"Olhar para 2009 de uma forma transversal, tendo em conta os jogos que por cá saíram, para escolher o meu jogo do ano deixa-me uma evidência; não é preciso criar grandes revoluções para que haja uma chama de apelo ou uma espécie de nova fasquia. Equilíbrio, execução e total capacidade de percepção dos signos da indústria são determinantes para que uma peça de software possa chegar ao destinatário cumprindo critérios de refinada qualidade. Para mim 2009 fica irremediavelmente ligado à chegada de Street Fighter IV. Desde as primeiras gravuras, deliciosamente desenhadas pelo mestre Ikeno, se percebeu a direcção e reinvenção do "fighting game" 2D que modelou o género. Yoshinori Ono, com a sua equipa, interpretou de uma forma brilhante as expectativas dos amantes do género, pondo inovação e até uma espantosa exacerbação, verdadeiras caricaturas, dos momentos épicos de cada combate sobre a forma estrutural da série; o combate e técnica. Mais permissivo na janela de execução dos movimentos, a verdade é que o sério e duro desafio continua naquela escala de dificuldade praticamente vertical. Almejar o topo dos resultados, dominando totalmente um naipe de personagens é um genuíno prazer que se adquire e se inaugura cada vez que as personagens sobem ao palco e trocam as suas expressões, antes de porem em prática uma estratégia e seguirem uma interpretação voraz dos movimentos do oponente. Por todo o mundo SF IV pôs os adeptos do género em agitação e voltamos a ver como Daigo Umehara renasceu para fazer um inferno aos adversários mais cotados. "Kudos" para Yoshinori Ono e sua equipa."

Publicidade

Conteúdos relacionados

Também no site...

VídeoEsports: Como é ser um pro player em Portugal - Parte 2

A emocionante jornada dos Offset na Liga Portuguesa de Counter-Strike.

InXile trabalha em novo RPG exclusivo Xbox

RPG singleplayer com elementos de acção.

Novo gameplay de Tokyo Mirage Sessions #FE Encore para a Nintendo Switch

Título da Wii U procura a atenção que merece na Switch.

Venom 2 poderá ser influenciado pelo sucesso de Joker

Realizador poderá apostar num filme de classificação R.

Comentários (41)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários