Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Qual o valor de mercado das maiores empresas de videojogos?

Nintendo, PlayStation, Microsoft, entre muitas outras.

Por esta altura, a não ser que tenhas estado longe das redes sociais durante a última semana, saberás certamente que a Microsoft comprou a Activision Blizzard por uns estonteantes 68.7 mil milhões de dólares - o que significa que alguns dos jogos mais populares da atualidade, como Overwatch, World of Warcraft e Call of Duty, estão agora sob a alçada da Microsoft.

Foi certamente uma jogada inesperada e estamos curiosos para ver como isto vai influenciar as consolas e dispositivos da Microsoft no futuro. No entanto, houve algo que nos deixou curiosos: se a Microsoft quisesse comprar outras companhias, como a Nintendo, a Ubisoft ou a PlayStation, quanto dinheiro teria de gastar?

Neste guia, vamos então debruçar-nos sobre o valor de mercado de algumas das maiores empresas/estúdios do mundo dos videojogos e dar-te uma quantidade aproximada do dinheiro que precisavas para as comprar.

Qual o valor de mercado das maiores empresas de videojogos?

Como já deves esperar, estes valores são apenas aproximados, já que existem muitas variáveis que podem determinar e alterar o valor de uma empresa. Mesmo com os valores díspares que fomos encontrando ao longo da nossa pesquisa, ficarás com uma ideia mais concreta das maiores empresas no mundo dos videojogos e do seu respetivo valor.

Microsoft

Começamos logo pela Microsoft, que possui um valor de de $2.31 triliões, sendo a segunda empresa a estar atualmente acima dos 2 triliões de dólares, atrás da Apple.

Nintendo

Os dados para a Nintendo não são tão consensuais - o seu valor der mercado estará algures entre os 55 mil milhões e os 110 mil milhões. De qualquer das formas, continua a ser uma das companhias mais valiosas do Japão, sendo que a maior parte dos seus ganhos vem da venda e fabricação das suas consolas e jogos mundialmente conhecidos.

Sony

Para falarmos da PlayStation, temos de ir obrigatoriamente à empresa mãe, a Sony. De acordo com o Dualshockers, a Sony terá um valor de mercado de cerca de $143.12 mil milhões, mas vale a pena lembrar que isto envolve todos os setores da empresa, já que a Sony está presente em muito mais do que o gaming.

Take-Two Interactive

Por sua vez, a empresa mãe da Rockstar (que, como deves saber, é a criadora de GTA e Red Dead Redemption) possui um valor estimado de mercado de $18.84 mil milhões. Vale a pena notar que, recentemente, a Take-Two Interactive fez a aquisição do estúdio Zynga por 13 mil milhões de dólares!

Tencent

A Tencent é uma das maiores empresas no mundo dos videojogos, conhecida principalmente por ser a dona da Riot Games, criadora do megassucesso League of Legends. O seu valor deverá rondar os 500 mil milhões, se bem que alguns websites reportam valores inferiores.

EA

A EA continua a ser uma das companhias de videojogos mais populares por todo o mundo - na Europa e até mesmo em Portugal, a saga FIFA é certamente um dos principais fatores para este sucesso, sempre na tabelas dos jogos mais vendidos. A empresa tem um valor de mercado estimado em $38 mil milhões.

Ubisoft

Apesar de ser uma das empresas com um valor mais abaixo desta lista, a Ubisoft consegue, ainda assim, uns consideráveis $4.5 mil milhões em valor de mercado - vale a pena notar que esta é a empresa por trás de Assassin's Creed, uma das franquias mais populares de sempre no mundo dos videojogos.

Roblox Corporation

A Roblox Corporation contou com um aumento de utilizadores mensais de 35 milhões para 150 milhões em três anos, com 50 milhões a chegarem à plataforma durante a pandemia da COVID-19. O aumento de utilizadores subiu drasticamente a sua avaliação de 2.5 mil milhões de dólares em 2018 para quase 38 mil milhões de dólares em 2021.

Valve

A Valve, empresa detentora do Steam mas também de jogos como Portal, Half-Life, Team Fortress e Counter Strike, é um outro exemplo em que os valores diferem bastante: enquanto alguns websites reportam um valor de mercado de 12 mil milhões de dólares, outros reportam "apenas" 4 mil milhões de dólares.


Voltamos a enfatizar o facto destes valores não serem confirmados e de haver uma grande disparidades nos dados apresentados na Internet. De qualquer das formas, já nos dá uma ideia melhor do valor de mercado da PlayStation, Sony, Nintendo e das maiores empresas do mundo dos videojogos!

Read this next