Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

UFC 2009 Undisputed

Lutas com gestão.

Depois do sucesso que foi a série WWE vs Raw, a THQ decidiu apostar noutro desporto de luta, transportando-o para o mundo dos videojogos. Apesar de ainda ser desconhecido para a maioria do público português, o campeonato UFC é bastante popular por terras do Tio Sam, e as expectativas sobre UFC 2009 Undisputed eram bastante elevadas.

Tal como na série WWE vs Raw, também em Undisputed temos um modo principal, intitulado de “carreira”, onde somos convidados a criar um lutador de raiz, de forma a tornarmo-nos campeões mundiais. O atleta pode ser personalizado em todos os itens possíveis, como o aspecto físico, vestuário e até mesmo em pequenos detalhes como o nome ou a nacionalidade. É também neste ponto que optamos pelo estilo de luta da nossa personagem, que vai influenciar todo o jogo. Por exemplo, se o nosso lutador tiver mais habilidades Jiu-Jitsu, um estilo que requer muita luta corpo-a-corpo, será mais fácil atirar um adversário ao chão, e se tiver mais habilidades em Muay-Thai, será melhor em golpes baixos.

O processo de criação poderá levar algum tempo. No entanto, se quisermos partir logo para a acção, é possível escolher um lutador de uma lista de personagens já feitas. Escusado será dizer que cada detalhe influencia o decorrer do jogo, por isso aconselhamos que criem um lutador com boas capacidades ofensivas, mas também, e em muitos casos mais importante, defensivas.

UFC 2009 Undisputed conta um grafismo bastante realista.

Mas antes mesmo de entrar no ringue de combate, não há nada melhor do que aprender algumas habilidades no modo tutorial. É aqui que o jogador vai encontrar vários desafios que tem de completar após uma demonstração por parte do treinador, se é assim que lhe podemos chamar. Estes passam por aprender ataques básicos, atirar um adversário ao chão, ou até mesmo como a se defender de golpes altos e baixos. Devemos dizer que ficámos bastante agradados com a estrutura do tutorial e como está organizado, sendo bastante competente quando é necessário voltar outra vez a ele para assimilar mais alguns truques.

À medida que avançamos no jogo, podemos adquirir novos aparelhos para treinar e temos algumas visitas de treinadores ou até mesmo de outros lutadores, que nos ensinam novas técnicas. À semelhança dos tutoriais, estas também se aprendem do mesmo modo, e podem ditar a vitória ou derrota num combate.

Devemos dizer que este é um título que poderá afastar alguns jogadores que anseiam por grandes doses de acção, visto que (quase) tudo tem de ser feito de forma estratégica. Além disso, o modo carreira faz com que seja necessário navegar por muitos menus, ler emails, agendar lutas, entre outras coisas, o que quebra, de sobremaneira, o ritmo do jogo. No entanto, isto talvez se deva a um esforço da produtora em elevar a longevidade de UFC 2009 Undisputed, pois o nosso lutador pode ser obrigado a retirar-se do campeonato ao fim de 30 encontros.