Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Tomb Raider Underworld: Lara's Shadow

Uma duplo dos diabos.

Depois de um pouco atractivo e pouco inspirado Beneath the Ashes, a Eidos dá agora aos fãs da exploradora mais famosa do mundo dos videojogos um novo episódio. Tal como o anterior, Lara's Shadow chega em exclusivo à Xbox 360 mas oferece bons motivos para conquistar o interesse se bem que mantém algumas falhas. Em Lara's Shadow vamos acompanhar esta misteriosa doppelganger, uma duplo, de Lara Crof em eventos ocorridos após o final de Underworld e vamos ter acesso a acontecimentos que aumentam o final do jogo original e nos fornecem algumas indicações sobre um possível futuro para a série.

Como o nome indica, em Lara's Shadow não vamos controlar Lara Croft mas sim uma duplo criada por Natla. Com o único propósito de a servir a todo e qualquer custo, sem quaisquer desobediências, a duplo de Lara Croft recebe uma importante missão e quem jogou Beneath the Ashes irá ficar a saber mais sobre o seu final e vai assistir ao desenvolvimento do mesmo. Uma boa forma da Eidos unir os dois episódios mas que não impede que o primeiro possa ser deixado de lado. Se por um lado vamos conhecer as origens desta personagem e qual a sua relação com Natla, por outro vamos descobrir o que se passou com ambas após Lara e Amanda terem escapado no final de Underworld.

Uma nova personagem com uma nova jogabilidade ao lado de um esquema familiar criam um resultado muito interessante.

Aproveitando a presença de uma personagem nova, a Eidos não se limitou desta vez a manter o esquema normal e decidiu aproveitar as características especiais dela para implementar novidades na jogabilidade. Como todos tivemos a oportunidade de presenciar, esta duplo tem poderes especiais e consegue proezas não acessíveis ao comum mortal. Extremamente rápida e forte, também tem o poder das sombras ao seu dispor e são precisamente estas características que servem como base às alterações na jogabilidade. Estas alterações são muito interessantes e divertidas ajudando a fornecer uma experiência que vai de encontro à personagem e à sua personalidade.

Em Lara's Shadow vamos encontrar um maior número de inimigos mas não se preocupem pois esta "sombra" sabe bem como tratar deles. Recorrendo a simples combos de socos e pontapés, enfrentamos os adversários com a sua força e se quiserem podem fazer uso das duas pistolas que transporta mas tiram pouca energia e reforçam a ideia de que o combate corpo-a-corpo é propositadamente a melhor hipótese. Uma vez que não é propriamente uma comum mortal, a sua saúde não pode ser restituída usando medipacks. A sua saúde recupera automaticamente e será preciso ter em atenção durante alguns confrontos que nos forçam a gerir a actuação de forma a permitir que a energia recupere sem sofrermos um golpe fatal. Mais uma das novidades implementadas na jogabilidade e que também ajuda a solidificar a personalidade da personagem.

Uma das novidades mais importantes deste episódio e possivelmente a mais definidora de Lara's Shadow é o poder das sombras. Não só pela forma como pode ser usado e afecta os combates mas principalmente porque é o elemento base na exploração. Com o uso do poder das sombras abrandamos o tempo enquanto nos movimentamos livremente, causando a sensação que estamos mais rápidos. Quase todo o jogo se desenvolve em redor deste poder e todos os obstáculos e desafios estão relacionados com ele.

A sombra de Lara aposta mais no combate corpo a corpo graças à sua força. Também tem duas pistolas mas prefere os punhos.

Ao lado da barra de saúde temos também um novo medidor que nos indica a quantidade de poder das sombras disponível que tal como a saúde se recupera automaticamente. Durante os combates podemos activar o poder das sombras e aplicar golpes mais fortes, podemos como alternativa aplicar um só golpe de maior poder quando a barra está cheia e também podemos disparar tiros com o poder das sombras activado resultando em disparos mais rápidos e balas mais letais.

Como este poder abranda o tempo, vamos ter que o usar para controlar alguns mecanismos e para alcançar determinados pontos. Algumas superfícies só podem ser percorridas com o poder activo e a sua gestão, aliada à fluidez e dinâmica que confere às escalas e percursos, é um dos elementos chave deste episódio. Tanto nos combates como na exploração, devem ter em conta a quantidade de poder disponível. Não vão querer correr o risco de trepar uma parede usando este poder sem saber se a quantidade é suficiente ou durante um combate pode ajudar-vos a eliminar os inimigos mais depressa. Como já referido, alguns desafios requerem um timing especial para serem ultrapassados e o uso eficaz e oportuno do poder é obrigatório.

A aventura da "sombra" de Lara demora cerca de duas horas a ser terminada e mesmo que a opção tomada para aumentar a longevidade tenha sido praticamente repetir o mesmo nível duas vezes, uma espécie de backtracking, a jogabilidade e os desafios são atractivos para se manter fluído e cativante. No entanto também aqui se coloca em questão o preço pois perante duas horas de jogo com um valor de repetição quase inexistente, a não ser pelas conquistas de jogador, o investimento pode ser pouco recomendável mas sem dúvida que estamos perante algo superior ao anterior episódio.

Lara's Shadow é significativamente mais atractivo do que Beneath the Ashes e oferece uma melhor proposta para os fãs da série, especialmente porque dá pequenas pistas que podem influenciar o futuro da mesma. Oferece uma nova personagem e uma nova jogabilidade que se torna tão agradável e natural quanto a habitual. Após terminado a vontade por mais continua e ficamos mais bem servidos do que com o anterior.

7 / 10

Read this next