Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Tom Clancy`s EndWar

Redefinir “comandar”

Anteriormente um dos símbolos dos videojogos para PC, os jogos de estratégia em tempo real parecem ter chegado às consolas para ficar e depois de várias tentativas, a Ubisoft prepara-se para fazer algo que irá deixar de lado qualquer espaço para preconceito. EndWar promete revolucionar a forma como o género se apresenta nas consolas e depois de algum tempo passado com a demo, estamos prontos para acreditar.

Desenvolvido pela Ubisoft Shangai, EndWar é mais um jogo pertencente à série Tom Clancy e como habitualmente, somos colocados em cenários de guerra com muita política à mistura. As guerras de EndWar decorrem na Terceira Guerra Mundial e para fazer face ás exigências das guerras futuristas, nada melhor do que tecnologia de ponta.

Muito do preconceito relacionado com o género nas consolas, dava-se ao facto de não existir uma forma acessível de controlar os acontecimentos. Num género onde devemos ter rapidez de execução e movimentos facilitados, para muitos um tradicional comando não cumpria para com os requisitos. No entanto a Ubisoft leva a experiência mais longe do que poderiam pedir todos aqueles que exigiam uma forma cómoda de comandarem e controlarem. A Ubisoft prepara-se para redefinir o género e levar a um novo patamar o conceito de comandar em tempo real.

Graças ao inovador sistema de controlo por voz, podem atribuir ordens às vossas tropas com toda a rapidez que a vossa boca vos deixa, e o conhecimento das línguas suportadas claro. Esta tecnologia vai alterar completamente a forma como abordamos e interagimos com todo o jogo que fica extremamente facilitada e intuitiva. Isto claro, tendo em conta que falam Inglês, ou Espanhol, francês ou Alemão melhor que um miúdo de dez anos.

A Ubisoft não quer que falhe nada e para assegurar que tudo corre dentro do previsto, primeiro teremos que passar por um breve tutorial que para além de nos explicar os fáceis controlos, regista a nossa voz e dá-nos o timbre ideal. Passado o tutorial podemos ainda realizar uma sessão de treino na qual temos que conferir ordens básicas e interiorizar ainda mais o esquema.

Bastando apenas pressionar o RT, na versão Xbox 360, o jogo começa a registar o que é dito e seguindo um simples menu no ecrã, atribuimos ordens como se fossemos os maiores comandantes que algumas vez surgiram num videojogo.

Tudo está bastante simplificado e com pouco tempo de hábito e prática, tudo é registado dependendo da rapidez com que falam. O processo é simples, escolhem a unidade, escolhem a acção a desempenhar e escolhem o alvo ou localização. Vamos usar como exemplo uma opção de ataque a um inimigo. Para ordenarem um ataque a um inimigo apenas tem que dizer algo como “Unit 1”, devem dizer o número da unidade pois existem mais do que uma ao vosso dispor, “Attack”, existem várias acções e poderia ser uma ordem para se deslocarem, “Hostile”, seleciona uma unidade inimiga como alvo pois poderia ser um local como uma base, “1”, existem várias unidades inimigas e temos que escolher qual a pretendida. Tudo muito simples e prático..

Voz melodiosa, dicção apurada! Vai soldado, vai!

Após dada a ordem, tudo decorre em tempo real e podem alternar entre as diferentes unidades, visualizando como vos apetecer os acontecimentos. Uma forma mais prática e rápida para dar ordens em tempo real num jogo deste género.

Para os que não gostam de jogar sozinhos, EndWar permite que joguem contra os vossos amigos online e todo o processo se mantém. Jogam exactamente da mesma forma que jogam no modo para um jogador e de outra forma não poderia ser.

Sobre a apresentação do jogo, é de realçar a ligação a outras séries com o nome Tom Clancy, fãs de Ghost Recon Advanced Warfighter podem reconhecer facilmente um certo senhor Mitchell. Mesmo que o visual não seja muito apurado, tal torna-se secundário perante um jogo como este. Cumpre a sua função e no global não surpreende, pelo contrário contém algumas partes bastante básicas.

Tom Clancy`s EndWar promete ser uma experiência, dentro do género, repleta de atractivos e acreditamos que vá trazer um novo alento aos jogos de estratégia em tempo real para as consolas.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Tom Clancy's EndWar

PS3, Xbox 360, PSP, PC, Nintendo DS

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários