Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

The Eye of Judgment Legends

Os duelos de cartas voltaram.

Depois da PlayStation 3 receber Eye of Judgment em 2007, um jogo de cartas estratégico que usa o PlayStation Eye, chega-nos agora uma versão para a portátil da Sony, intitulada de Legends. Como já se esperava, as cartas estão incluídas dentro do próprio jogo, ao contrário do que se passava no título anterior. Ao todo, existem mais de 300 cartas para coleccionar ou trocar.

É necessário saber as regras básicas para ter sucesso e derrotar os adversários que vão aparecendo, para isso, o jogo encaminha-nos para um tutorial. Basicamente, o que têm de saber é que o tabuleiro tem nove espaços, e cada desses espaços pertence a um certo elemento: fogo, água, terra, madeira e biolith. A cada turno ganhamos duas manas, é com elas que vamos poder invocar as nossas criaturas e feitiços para o tabuleiro. As criaturas tem uma certa quantidade de vida, ataque, contra-ataque e algumas têm habilidades especiais. Para ganharem um duelo, têm que ter cinco criaturas vossas no tabuleiro. Todos estes pormenores estão muito bem explicados num manual incluído dentro do jogo, pelo que se nunca jogaram algo do género, não deverão ter muita dificuldade em aprender, mas quem já jogou “Magic The Gathering”, “Yu-Gi-Oh!” ou jogos do mesmo género, deverá ter uma maior facilidade na adaptação.

O local onde toda a acção decorre.

À vista desarmada, o sistema do jogo aparenta ser bastante simples, mas na verdade é um jogo bastante complexo, leva tempo para dominar e para percebermos certas estratégias que podemos usar para alcançar a vitória. Uma das chaves para a vitória está na constituição e organização do nosso baralho. Inicialmente, podemos escolher um de quatro baralhos, cada um pertencente a um elemento (fogo, água, terra, madeira). Este baralho inicial é muito básico, contendo apenas algumas cartas de valor. É essencial modificar o baralho com as cartas que vamos ganhando, trocando ou comprando ao longo do jogo. É também de igual importância pensarmos na estratégia que vamos usar, por exemplo, um baralho baseado no elemento fogo, foca-se em tentar ganhar o duelo de uma forma rápida, usando criaturas com baixo custo de mana e causando dano nas criaturas adversárias.

Existe um modo história em Eye of Judgment Legends e é bastante simples. A nossa personagem é o “Chosen Wizard” que é enviado para salvar este mundo fictício dos Biolith, que representam o quinto elemento do jogo. A história é nos contada através de imagens estáticas com legendas por baixo, como uma espécie de banda desenhada. Neste modo vamos saltando de adversário em adversário, à medida que vamos avançando a dificuldade destes aumenta, por isso preparem-se para perder alguns duelos.

Esta é a forma como a história é contada.

Claro que num jogo deste tipo, o “prato principal” não está no modo história mas sim no multiplayer. Podem jogar com os vossos amigos via Ad Hoc e Wi-Fi. Podem também trocar cartas com eles, ou se quiserem, aceder à PlayStation Network para adquirirem mais cartas. Existem também o “Battle Arena” onde podem duelar com os adversários que já derrotaram, bastante útil para praticarem e para testarem novas estratégias antes de defrontarem um adversário real.

Eye of Judgment Legends é um jogo de cartas estratégico muito sólido e que pode ser viciante para os amantes do género. A sua complexidade e dificuldade pode assustar os novatos, exige tempo e dedicação para aprender a jogar na totalidade. Peca sobretudo na apresentação, demasiado simples, e na falta de variedade de conteúdos. É um jogo que devem experimentar antes de comprarem.

7 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article
Related topics
PSP
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários