Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Segredo do sucesso de Batman: "menos é melhor"

Rocksteady apostou na qualidade em vez da quantidade.

Batamn: Arkham Asylum tornou-se num título aclamado pela critica e pelo público, sucesso que esse que a Rocksteady alcançou fazendo menos, ou seja, garantiram um título de qualidade com menos opções e elementos do que os jogos existentes no mercado.

Em entrevista ao Gamasutra, Sefton Hill, director de Batman: Arkham Asylum, revelou algumas decisões tomadas durante o desenvolvimento do jogo. Dar prioridade às características e elementos foi uma das questões mais importantes.

"Não queríamos sobrecarregar o jogo com uma secção de condução com as suas mecânicas e requerimentos próprios, e gastar esse tempo de desenvolvimento em coisas que eram importante para o próprio Batman. Tivemos muitas discussões sobre isso, mas no final qualquer coisa que comprometesse a qualidade do que estávamos a fazer era algo que não íamos considerar. Queríamos garantir que o que estávamos a criar e o que se ia jogar era da maior qualidade possível."

O jogo já leva com mais de dois milhões e meio de unidade vendidas e neste momento tem uma média de 90% no Metacritic, sendo aclamado pela sua jogabilidade e por ter recuperado a essência de Batman.

"No que toca às características de um jogo, existe sempre uma componente quantificável. É muito fácil sentares-te e dizer 'Onde estão essas características todas?' A qualidade pode ser mais difícil do que a quantidade, principalmente no início do projecto. Penso que é mais fácil dizer 'todas estas características farão um jogo genial', do que dizermos 'temos poucas características mas estas serão verdadeiramente boas.' Mas nós queríamos sobrecarregar o jogo. Queríamos fazer menos, mas surpreendentemente bem, em vez de fazer mais e ter um monte de material medíocre. Existem demasiados jogos com conteúdos medíocres."

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Batman: Arkham Asylum

PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, PC

Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.
Comentários