Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Sega Mega Drive Ultimate Collection

"Ultimate" n?o, mas pr?ximo...

? engra?ado relembrar que, no auge dos anos 90, era comum vermos an?ncios televisivos ?s consolas em contenda. Ainda coberta do v?u de novidade (e not?vel avan?o tecnol?gico face ? sua antecessora, Master System), a Mega Drive era publicitada de forma agressiva, com a Sega a entrar na contenda directa com a sua rival Nintendo. Nada das produ??es de elevado or?amento que podemos ver hoje em dia, algo mais na onda de um mi?do com um ar “fixe” que professorava o quanto – tal como ele – a consola era fixe. Tudo muito anos 90, como seria de supor.

Na generalidade dos pa?ses onde ambas as consolas foram disponibilizadas (nomeadamente Estados Unidos, Jap?o e v?rios pa?ses Europeus), a oferta da Nintendo – Super Nintendo – saiu clara vencedora, suportada por um impressionante leque de jogos que, ainda hoje, dificilmente deixam algu?m indiferente. Mas ainda assim a competi??o oferecida pela Sega foi ac?rrima e a Mega Drive viu-se, no final do seu per?odo de vida, com uma biblioteca “videojog?vel” capaz de, discutivelmente, ombrear a da sua opositora. Olhando para esta compila??o, ? f?cil acreditar nisso.

N?o ?, de forma alguma, o que se poderia considerar – tal como o t?tulo pretende sugerir – uma compila??o “final”, com algumas omiss?es dignas de nota (partindo logo daquela que, a mim, se assemelha mais inexplic?vel, Sonic & Knuckles 3), e existem problemas t?cnicos a apontar, mas nada que impe?a os entusiastas de apreciar os quarenta e nove jogos colocados ? disposi??o.

A refer?ncia directa aos tempos de auge da Mega Drive n?o ? inocente, pois importa relembrar que a Sega saiu clara “vencedora” dessa disputa no nosso pa?s, o que implica que, mesmo que n?o se lembrem, ? muito prov?vel que tenham jogado, na inf?ncia ou adolesc?ncia (ou at? mais tarde, quem sabe) alguns dos jogos desta compila??o. E, convenhamos, por vezes uma pitada de nostalgia ? tudo o que ? preciso.

O aspecto gr?fico e est?tico de Comix Zone ainda hoje impressiona...

Desde j? importa real?ar as falhas desta compila??o, que provavelmente receber? criticas dos maiores entusiastas, pois apesar de os jogos correrem a bom ritmo e os controlos estarem muito bem conseguidos, existem problemas gr?ficos menores que ocorrem em algumas situa??es e outros, um pouco mais s?rios, a n?vel do som, com ru?dos desconhecidos a substitu?rem alguns sons. Mesmo assim, nenhum das falhas ? grave o suficiente para retirar valor ? experi?ncia, e o mais prov?vel ? que quem n?o conhe?a bem os jogos originais nem d? por estes erros.

Os jogos s?o apresentados em resolu??o 4:3 com margens tem?ticas, sendo que estic?-los para eliminar as margens ? poss?vel, mas nada aconselh?vel devido ? distor??o. A promessa de oferecer os jogos em alta resolu??o ? redondamente falsa e o filtro oferecido para minimizar os efeitos da elevada resolu??o torna os jogos feios e descaracterizados, sendo prefer?vel n?o o utilizar.

A apresenta??o e organiza??o de todo o pacote ? de elogiar, sendo cada jogo (e tamb?m o material extra, como imagens, v?deos ou entrevistas) organizado num menu inicial. Esteticamente o resultado ? agrad?vel, e a possibilidade de atribuir, logo ? partida, um valor de 1 a 5 “estrelas” a cada jogo, permite filtrar a longa lista rapidamente.

Chegamos ent?o ? parte que muitos considerar?o mais pertinente, os jogos disponibilizados. Nenhum g?nero foi deixado de parte, seja ele, rpg, srpg, beat'em-up, plataformas ou ac??o. N?o pretendo dar a entender que todos os jogos aqui oferecidos s?o excepcionais, mas t?tulos como Sonic, Streets of Rage, Dynamite Headdy, Phantasy Star ou Shining Force s?o, ainda hoje, marcos que merecem a aten??o dos jogadores.

A adi??o de suporte online fica adiada para uma compila??o futura, e ? o maior impedimento na atribui??o de uma nota mais alta. Poder jogar Sonic 3 ou Streets of Rage 2 em modo de coopera??o atrav?s do Xbox Live (algo que no caso de Streets of Rage j? ? poss?vel na sua vers?o XBLA), por exemplo, seria o tipo de oferta que tornaria este jogo muito mais apelativo.

Apesar de problemas menores, a grande falha ? mesmo a n?o inclus?o de suporte online, face ?s potencialidades nesse campo dos jogos da compila??o. Esta compila??o ? uma excelente montra dos jogos que acompanharam a Mega Drive e uma ?ptima forma para que as gera??es mais novas fiquem a conhecer diversos cl?ssicos desse tempo, com a incita??o devida por parte de um sistema de conquistas e desafios bastante apelativo e que nos urge a explorar os diversos t?tulos e traz objectivos a esta compila??o. Seja a justifica??o curiosidade ou nostalgia, “ultimate” n?o ? o termo ideal, mas certamente apelativa para a maioria dos interessados.

Na segunda p?gina encontram uma lista completa de jogos presentes na compila??o

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article
Related topics
Sobre o Autor
Comentários