Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Returnal - Guia para o verdadeiro final de Returnal

Terás de encontrar seis Sunface Fragment no mapa do jogo.

Returnal acabou de chegar às lojas e o veredito do Eurogamer não podia ter sido mais positivo - apelidado de "rápido, explosivo e impiedoso", é sem dúvida uma boa adição ao teu catálogo PS5.

Returnal é misterioso, muitas vezes obscurecendo certas coisas dos jogadores. A natureza secreta de Returnal também se aplica ao seu final. Neste guia de Returnal, mostraremos como podes desbloquear o final secreto de Returnal para encerrares o Act 3.

[Aviso: este guia não conterá spoilers da história em si, mas este final está intencionalmente escondido dos jogadores. Como tal, existem spoilers enormes para o endgame de Returnal neste guia.]

Nesta página:

Terminar o Act 2 de Returnal

Depois de encontrar o Visor Delphic, nas profundezas da Abyssal Scar, serás capaz de enfrentar Ophion, o boss final de Returnal. Derrota o monstro gigante com tentáculos e ele vai esconder-se no seu buraco no fundo do oceano. Segue a sua carcaça pelo buraco e continua em frente. Encontrarás um pequeno sedan com os faróis acesos. Lembra-te disto para mais tarde.

Caminha até ao final do caminho e vais acordar fora da Helios. Deverás receber o troféu por terminar o Act 2 (embora o nosso troféu estivesse com problemas e só tenha aparecido da segunda vez que matamos Ophion). Ao acordar na superfície, estarás no Act 3.

Nada muda no Act 3 de Returnal, mas serás capaz de encontrar seis novos objetos que levam ao fim secreto do jogo: os Sunface Fragments.

Como encontrar os Sunface Fragments

Returnal tem seis biomas - três no Act 1 e três no Act 2 - e seis Sunface Fragments para encontrares. Encontrar todos os seis Sunface Fragments dar-te-á uma chave, que precisarás para desbloquear o final secreto.

Cada bioma tem o seu próprio Sunface Fragment. Estes itens costumam estar no fundo de um bioma, portanto, precisarás de explorar todas as áreas. Como o mapa muda a cada partida, não podemos dizer exatamente onde ires para encontrares cada Sunface Fragment. No entanto, os fragmentos parecem aparecer em salas específicas dentro de cada bioma, então podemos mostrar-te aquilo que deves procurar.

Para os biomas do Act 1 - Overgrown Ruins, Crimson Wastes e Derelict Citadel - precisarás de usar a máquina de viagem no tempo no Arsenal da Helios para voltares ao Act 1. Usa a mesma máquina para regressares ao Ato 2 assim que tiveres todos os Sunface Fragments do Act 1.

Podes colecionar todos os três Sunface Fragments de cada ato numa corrida, colecionar os três separadamente ou então fazeres alguma combinação. Depois de descobrires um Sunface Fragment, não o deixarás cair quando morreres. Não precisas de completar uma partida para trazeres os teus Sunface Fragments de volta para a Helios.

Sunface Fragment de Overgrown Ruins

Encontrarás o Sunface Fragment de Overgrown Ruins numa sala com uma longa falha.

Esta falha é impossível de cruzar até que tenhas o Visor Delphic da Abyssal Scar. Dispara contra a esfera para fazeres com que as plataformas apareçam. Atravessa a falha e procura na área alguns itens e o Sunface Fragment.

Sunface Fragment de Crimson Wastes

O Sunface Fragment de Crimson Waste aparece em deserto aberto, no topo de uma torre.

Também precisarás do Delphic Visor para este Sunface Fragment. Procura por uma esfera fora da torre. Dispara contra ela e escala as plataformas que aparecerem. Agora, precisas de usar o teu Icarian Grapnel para chegares ao topo da torre. O Sunface Fragment está numa saliência, com vista para as areias.

É importante notar que este é o único Sunface Fragment que não apareceu na nossa primeira jornada para Crimson Waste no Act 3. Não temos a certeza se tivemos muita sorte com os outros Sunface Fragment ou se Crimson Wastes são a única área que pode não gerar um Sunface Fragment a cada partida. Se não vires a torre quando entrares no castelo em Crimson Wastes, reinicia a partida e regressa ao portal do deserto.

Sunface Fragment de Derelect Citadel

O Sunface Fragment da Derelict Citadel está num pequeno corpo de água logo após a ponte.

Da primeira vez que visitaste a Derelict Citadel, estendeste uma longa ponte para chegares ao boss final do bioma. Depois de terminares o jogo, encontrarás um pouco de água no final da mesma ponte. Depois de teres o Hadal Ballasts que te deixa entrar na água, dá um mergulho na piscina. Encontrarás alguns itens, incluindo o Sunface Fragment, no chão.

Com o Act 1 concluído, usa a máquina do tempo na Helios para voltares para o Act 2.

Sunface Fragment de Echoing Ruins

O Sunface Fragment de Echoing Ruins está numa longa sala com lodo vermelho.

Encontrarás muito lodo vermelho venenoso nas Echoing Ruins, mas deverás procurar por uma sala específica que esteja preenchida com este lodo. A sala em que encontramos o Sunface Fragment tinha uma base arredondada na porta lateral pela qual entraste. Depois do círculo, há um poço de lodo vermelho, que causará dano caso lhe toques. Também há uma armadilha pulsante no lodo. Mas do outro lado do lago mortal há outra porta e um item.

Atira-te para o lodo, saltando e correndo o máximo que puderes. Quando chegares ao outro lado, salta na saliência e agarra o Sunface Fragment.

Sunface Fragment de Fractured Wastes

O Sunface Fragment de Fractured Wastes está numa sala com uma torre enorme no centro.

Fractured Wastes podem ser bastante mortais se foste para lá a correr desde as Echoing Ruins mas, felizmente, tem uma sala fácil de localizar que esconde o Sunface Fragment. Deverás procurar por uma sala circular com uma turret gigante numa torre. Limpa a sala de inimigos e use o Delphic Visor para disparares numa esfera flutuante. Algumas plataformas aparecerão, as quais podes acompanhar até à plataforma da turret. Encontrarás o Sunface Fragment descansando ao lado de um cadáver congelado há muito tempo.

Sunface Fragment de de Abyssal Scar

O Sunface Fragment na Abyssal Scar está numa sala com várias plataformas.

No bioma final de Returnal, precisarás do Visor Delphic para encontrares o Sunface Fragment. Deverás procurar por uma sala com quatro plataformas separadas embutidas em penhascos - cinco se incluirmos a plataforma que se projeta do caminho principal. Atravessa as lacunas e usa o Delphic Visor para disparares numa esfera e criares algumas plataformas. Salta para a plataforma final, onde encontrarás um item num pedestal e o sexto Sunface Fragment.

Depois de teres todos os seis fragmentos, podes morrer ou derrotar o boss final apenas por diversão.

Terminar as sequências da casa

Depois de encontrar todos os seis Sunface Fragments, Selene vai mencionar que o item está completo. Se não tiveres a certeza, também podes verificar o teu inventário e conferires se tens os seis. Todos eles são itens individuais. Eles não se combinam no teu inventário.

Agora, precisas de completar todas as sequências da casa. A casa de Selene só aparece nas Overgrown Ruins e Echoing Ruins. Terás de esgotar as sequências da casa do Act 1 antes de passares para as sequências do Act 2. Se ainda não viste nenhuma sequência da casa do Act 2, usa a máquina do tempo para viajar para as Overgrown Ruins, encontra a casa, completa a sequência e reinicia a partida. Assim que a casa te bloquear, terás de seguir para a casa nas Echoing Ruins.

Se a casa de Echoing Ruins não te deixar entrar porque diz que a casa está "dark", isso significa que te falta ainda um Sunface Fragment, sendo que todos os seis são a chave para desbloqueares a sequência final do jogo. Continua a completar as Sequências da Casa nas Echoing Ruins até seres teletransportado para um trono quando terminares. Aqui, encontrarás a Car Key (Chave do Carro), o item final que precisarás para ver o final secreto de Returnal.

Lembras-te quando te dissemos para não te esqueceres do sedan?

Leva a chave para o Sedan

Depois de teres a chave do carro, é hora de outra jornada para Ophion. Sim, isto significa que precisas de vencer novamente o segundo ato de Returnal e derrotar o boss final. Se quiseres chegar a Abyssal Scar o mais depressa possível, encontra a saída para as Echoing Ruins e vira à esquerda em vez de à direita. Salta na água para chegares ao bioma final.

No final da Abyssal Scar, mata Ophion novamente e salta no buraco grande. Segue os faróis de volta ao sedan. Usa a chave do carro na porta do lado do motorista do sedan e aproveita a cena final de Returnal.

Parabéns por alcançares o final secreto de Returnal.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Returnal

PS5

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Comentários