Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Resident Evil 5

Devolver ao rei o trono que é seu.

Se não me conhece-se a mim mesmo, quase que diria que tenho uma paixão pela Capcom. Vários dos jogos e séries que mais adoro pertencem a esta companhia e desde cedo aprendi que com grande potencial e fama vem grande responsabilidade.

Resident Evil parece pronto para voltar com uma força quase tão grande quanto a coragem que Chris Redfield revela ao enfrentar os zombies mais terríveis alguma vez vistos. Esta não é uma série qualquer e a Capcom está apostada em provar isso mesmo. A nova geração e o poder que oferece, são desculpas usadas vezes demais e não basta simplesmente recorrer ao poder tecnológico, é preciso haver poder criativo e a capacidade de realmente criar algo que vá mais além.

Como seria de esperar, a Capcom pegou nos vários aspectos que tornaram aquele que foi considerado como o renascer da série num dos melhores jogos da anterior geração, falamos de Resident Evil 4, e trouxe-os de volta. Estes elementos inspiraram os mais variados jogos de acção na terceira pessoa lançados desde então, e agora estão de regresso à série que os apresentou pela primeira vez.

Desde logo temos a camera que nos dá uma perspectiva sobre o ombro do personagem. Graças a esta perspectiva, o jogador ganha uma boa visão sobre os acontecimentos e quando chega a hora de usar as armas, a transição automática para uma perspectiva mas aproximada é tanto intuitiva como prática. Foi um dos grandes trunfos do anterior e está de regresso para continuar a permitir a ostentação de dinamismo equacionado pela acessibilidade e pelo desempenho visual.

Sobre outros aspectos da jogabilidade, parece que estamos perante um resultado bastante próximo do que foi visto no anterior. O personagem move-se de uma maneira bastante similar e todos os movimentos parecem lembrar a prestação de Leon no anterior. Em certa medida quase que fica a impressão que a Capcom pouco parece querer mudar, recuperando as características mais aclamadas mas levando o desafio a um novo nível.

Resident Evil 5 irá levar o jogador até ao continente Africano, assumindo o papel de Chris Redfield que se encontra numa investigação. As cores e elementos que compõe os cenários, como casas e vegetação, expressam bem o local onde Chris se encontra. Um lugar solarengo, onde uma falsa tranquilidade reina. Por pouco tempo, pois não tarda vemos Chris a enfrentar uma multidão enfurecida.

Visualmente estamos perante um resultado bastante interessante, e apesar de pouco ter sido revelado a expectativa é elevada. As personagens são dotadas de grande detalhe e a atenção aos pormenores parece enorme. Desde as faces impressionantes às vestes envergadas, Resident Evil 5 parece ter argumentos para se assumir como um dos jogos melhores jogos visualmente desta geração.

É impressionante como uma simples cara ou um simples ângulo de visão sobre um local nos consegue transmitir aquela sensação de desconforto de que tanto um jogo destes precisa.