Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Rescaldo Conferência Sony

Apenas para limar arestas.

Depois de todos os anúncios dos novos jogos antes da E3 deste ano, seria óbvio que a conferência da Sony para a E3 seria focada quase exclusivamente no PlayStation Move e o 3D. A conferência começou logo após a da Nintendo, e perante o que se tinha passado, onde a palavra de ordem foi "O uso de óculos 3D é passado", foi interessante chegar à conferência da Sony e terem-nos brindado com um par de óculos. Regresso ao passado?

As previsões estavam correctas. PlayStation Move e 3D foram o tema da manhã na Sony. Deixando de lado as estatísticas constantes, e o quanto se vendeu bem, a conferência foi pautada por entrada constante de jogos que, em exclusivo ou em certas partes tinham o PlayStation Move como característica. A Sony aproveitou para realçar que os jogadores e o "gaming" é o que de mais importante existe nesta indústria. A ideia é que a tecnologia deverá servir o "gaming" e não o contrário. O 3D é uma tecnologia que a Sony considera que está inserida nesse grupo, afirmando que "A Sony é a líder do 3D". Depois de vermos Killzone 3 em 3D e claro não esquecer Crysis 2, embora este último apenas tenha aparecido na EA, o 3D é um dado adquirido. A questão irá estar mais quando isso se tornará mainstream, em que a opção 3D não seja em si uma opção, mas sim o padrão. Mais uma vez o público ditará muito sobre o seu sucesso e a adopção imediata. Estão prometidos 30 títulos 3D até Março de 2011.

Foi Rei e senhor da conferência.

Interessante foi ver que após tantos anos no mercado a PlayStation 2 ainda tem direito de antena, demonstrando que ainda é uma consola viável e acima de tudo rentável para muitas editoras e software houses. Referente à PSP as novidades não foram muitas, sendo realçado a sua importância dentro da SCE, bem como os jogos que ainda serão lançados, como MGS: Peace Walker, que sai hoje em Portugal. A julgar pela conferência a PSP deixou de ser um dos assuntos importantes, onde as atenções estão claro viradas para o Move.

O foque para o Move era tal, que simplesmente acabou por chatear a audiência. Por mais que seja interessante, nada foi mostrado que já não existe no mercado. A embalagem poderá ser diferente, mas a ideia não é nova, muito menos inovadora no conceito. O PlayStation Move ganha imenso em termos de eficácia, e, claro, em ter a PlayStation 3 como base de criação. Tomo por exemplo o novo jogo Sorcery, que pareceu interessante na forma como usa o Move, principalmente quando realizámos as diversas magias.

A ausência de novidades de peso foi a meu ver uma das coisas más na conferência da Sony. Um problema que ditou que fosse uma das conferências mais chatas em que participei. A questão prende-se pelo simples facto que os grandes jogos já tinham sido anunciados. Se pegarmos em LittleBigPlanet 2, Killzone 3, Motorstorm: Apocalipse, e inFamous 2, e os colocarmos como anúncios da E3, certamente não estaria a falar sobre uma conferência sem charme e sem qualquer novidade de peso.

Por muito que possam pensar que Twisted Metal foi um jogo brutal, que veio finalizar em peso a conferência, julgo que a mensagem não passou. Tudo por uma simples razão. O formato já não é tão apelativo como foi há anos atrás. A ausência de um título de Twisted Metal na PS3, criou um entusiasmo à sua volta, mas quando foi revelado, verificou-se que tal era apenas um desejo "saudosista" e não realmente uma grande malha para tornar a conferência em algo inesquecível.

Twisted Metal, um dos mais aguardados.

Outra coisa a salientar é a forma como está a ser divulgado o Move, principalmente pelas campanhas de Kevin Butler. Quando um concorrente tenta elevar o seu produto por deitar abaixo o da concorrência, apenas poderemos compreender duas coisas. O produto em si não tem uma resposta suficientemente eficaz para convencer por si próprio, ou porque simplesmente é tão bom, que o gozo vem por intermédio da confiança no produto. Que cada um tire as suas conclusões.

Os próximos meses serão extremamente importantes para a Sony. Principalmente ver como o público irá encarar a chegada da nova Xbox 360, bem como no resto do processo de produção dos jogos em carteira para o PlayStation Move. Também não queria deixar de referir o novo serviço PlayStation Plus que terá o preço de 14.99 euros por trimestre ou 49.99 euros por ano e arranca a 2 de Junho. Em termos de jogos, a Sony continua a produzir em massa ano após ano, renovando-se com novos IPs. Já para não contar com os jogos de estúdios externos. Para o ano há mais.

Read this next