Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Razer Kishi review - O melhor companheiro para Xbox Cloud

Jogar no smartphone nunca soube tão bem.

Eurogamer.pt - Obrigatório crachá

Por mais optimizados que os controlos tácteis estejam hoje em dia (e tem havido uma grande evolução desde que surgiram os primeiros jogos para smartphones), a crua verdade é que em muitos géneros o tradicional comando com botões continua a ser a melhor e a mais confortável forma de jogar. Enquanto smartphones como o ROG Phone 5 procuram emular os comandos através dos Air Triggers, marcas como a Razer preferem apostar em acessórios que transformam o smartphone em algo muito parecido a uma consola portátil. Depois de uma experiência com o Razer JungleCat - que tinha a grande falha de ser apenas compatível com três modelos de smartphones - a marca da serpente aproveitou a aprendizagem para lançar algo muito mais universal: o Razer Kishi.

Funciona com todos os smartphones?

O Razer Kishi é um acessório para smartphones com ligação USB-C. É compatível com qualquer smartphone que tenha a porta USB-C no meio e que não exceda as dimensões recomendadas, o que inclui modelos da Samsung, OnePlus e Google. Recentemente, a Razer também anunciou uma versão deste acessório para iPhone. Como está ligado ao próprio telemóvel, o Razer Kishi não precisa de bateria para funcionar. E se precisares de carregar o smartphone enquanto jogas, existe uma entrada USB-C no canto inferior direito. À primeira vista, parece uma reinvenção dos Joy-Con da Nintendo Switch. A diferença chave é que os comandos não estão separados, existe uma banda elástica que une o lado direito com o esquerdo.

A banda elástica é o segredo do design do Razer Kishi. Quando encaixas o smartphone, a banda elástica faz força, garantido que os comandos ficam bem agarrados às laterais. A isto ajuda também as borrachas que acolhem as laterais do smarphone - uma forma de evitar arranhões e de criar aderência. É extraordinariamente simples e funciona melhor que outros comandos para smartphones. Uma grande vantagem é a ligação ao smartphone por USB-C. A maioria dos comandos deste tipo recorrem a bluetooth, o que implica latência e possibilidade de interferências no sinal. Como não tem bateria, o Razer Kishi é muito leve e pode ser "dobrado" para ficar bem compacto, cabendo facilmente num bolso de casaco.

É compatível com que jogos?

O Razer Kishi necessita da aplicação oficial para funcionar (que encontras facilmente na Google Play ou App Store). Esta aplicação é útil porque também tem uma lista dos jogos oficialmente compatíveis. É importante sublinhar a palavra oficialmente aqui, porque há coisas que não são oficialmente compatíveis e funcionam. Uma delas é o emulador gratuito Pizza Boy GBA, por exemplo. Se este emulador funciona à primeira (ou seja, sem configurações adicionais), em teoria outros emuladores também devem funcionar na perfeição. Em termos de jogos oficialmente compatíveis, há nomes populares como Fortnite, Asphalt 9 Legends, Dead Cells, Dead Trigger 2, Grand Theft Auto: Vice City, Real Racing 3, Riptide GP2, Dungeon Hunter 5, todos os Final Fantasy clássicos, Star Wars: KOTOR, entre outros.

Apesar da lista de jogos compatíveis não ser extremamente completa, é bastante extensa. Mas o que realmente "vende" o Razer Kishi é a compatibilidade com o Xbox Cloud Gaming. Qualquer jogo que esteja disponível no Xbox Cloud (atenção, precisas de subscrição Xbox Game Pass Ultimate) funciona às mil maravilhas com o Razer Kishi. É impressionante conseguires jogar títulos como DOOM, Forza Horizon 4, Ori and the Blind Forest, Yakuza: Like a Dragon, entre outros, sem compromissos aparentes num ecrã de smartphone. A combinação entre o serviço da Xbox e o acessório da Razer é simplesmente brutal e, possivelmente, uma amostra do futuro do gaming.

Os botões são parecidos com o comando de uma consola

Outra vitória do Razer Kishi é que consegue, num formato compacto, oferecer a mesma experiência de um comando de consola. Aliás, o design da Razer é mais ergonómico que os Joy-Con da Nintendo Switch. Os gatilhos não são tão grandes como um gatilho do Dualsense / Dualshock ou comando da Xbox, mas têm um tamanho suficiente para não causar desconforto ou cansaço. Os analógicos são sólidos e também muito parecidos com aquilo que obténs na experiência de consola, a única falha é que deviam ser texturizados para maior aderência dos polegares. O D-Pad é macio e cumpre todos os requisitos para jogos de luta (nota: o Razer Kishi é oficialmente compatível com vários clássicos do género).

"Os analógicos são sólidos e também muito parecidos com aquilo que obténs na experiência de consola"

O Razer Kishi figura neste momento como o melhor comando que podes encontrar para jogar no smartphone e tem como vantagem ser completamente compatível com serviços com o Xbox Cloud Gaming. É fácil de transportar, não pesa quase nada e nem sequer precisa de ser carregado. Com este acessório, o teu smartphone vai-te oferecer uma experiência muito semelhante à que tens na consola. Se tivéssemos que apontar um defeito, seria a falta de saída 3.5 mm para auriculares (se o teu smartphone tiver esta porta, fica tapada pelo comando a não ser que esteja na lateral). Ainda assim, os auriculares bluetooth são cada vez mais comuns e acessíveis, já para não falar que há vários smartphones que já abandonaram a saída tradicional de 3.5 mm.

Prós: Contras:
  • Lista extensa de jogos oficialmente compatíveis
  • Funciona com emuladores como o Pizza Boy
  • Totalmente compatível com o Xbox Cloud
  • Leve, compacto, sem bateria
  • Confortável, não aleija as mãos
  • Oferece a experiência de consola em smartphone
  • Não tem saída 3.5 mm

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários