Dualshock 5 - funcionalidades do comando da PS5, incluindo feedback háptico e gatilhos adaptativos

Todos os detalhes sobre o novo comando da PlayStation 5.

A PS5 - ou para usar o seu nome completo, a PlayStation 5 - chegará algures no Natal de 2020 e vem acompanhada de um novo comando da PS5.

O nome deste novo comando ainda não foi confirmado, mas a julgar pela história da Sony no que diz respeito a nomes, temos a sensação de que pode chamar-se DualShock 5.

Tal como nas nossas páginas PS5 especificações e jogos para a PS5, nesta página vais encontrar tudo o que precisas de saber sobre o comando da PS5 - ou se preferires, o Dualshock 5.

Nesta página:

Feedback háptico, gatilhos adaptativos e outras funcionalidades do comando da PS5 explicadas

Soubemos primeiramente sobre as funcionalidades do comando da PS5 de uma entrevista de Mark Cerny com o Wired. Durante essa entrevista foi explicado que o comando da PS5 terá as seguintes funcionalidades:

ps5_dualshock1
O relato do Wired sugere que o comando da PS5 é terrivelmente parecido com o Dualshock 4 da PS4 - que podes ver na imagem.
  • Os Gatilhos Adaptativos vão oferecer diferentes níveis de resistência enquanto jogas. Exemplos disto incluem a tensão quando puxas o fio de um arco antes de disparar a flecha e conseguir perceber a diferença entre a sensação de uma metralhadora e caçadeira.
  • Feedback Háptico melhorado, ou por outras palavras, um rumble melhorado, vai oferecer "efeitos fantásticos" segundo o Wired, permitindo sentir os efeitos das diferentes superfícies."
  • É mais pesado do que o Dualshock 4 devido à inclusão do motor háptico e da bateria de maior capacidade, o que não significa necessariamente uma longevidade maior da bateria - pode estar lá para suportar as novas e mais intensivas funcionalidades. No entanto, segundo o gestor do produto Toshi Aoki, deverá ser mais leve do que o comando actual da Xbox com pilhas inseridas.
  • O design do Dualshock 5 ainda não foi revelado, mas o protótipo visto pelo Wired é "um comando sem marca preto fosco que se parece muito com o Dualshock 4 da PS4". Isto sugere que a maioria das mudanças no comando são a nível de funcionalidades e não cosméticas.

Outras possíveis funcionalidades do comando da PS5

A Sony preencheu em Novembro de 2019 uma patente de design do Dualshock, que foi descoberta pelo VentureBeat.

Esta patente não só nos deu uma ideia do aspecto que o comando da PS5 pode ter, o que sem surpresas é muito parecido com o Dualshock 4, mas também revelou várias mudanças no design do Dualshock.

PlayStation_Controller_no_light_bar
PS5_Controller_Patent
Créditos para o VentureBeat.

Estas mudanças na patente incluem:

  • Microfone embutido, que estará localizado no fundo do touchpad do Dualshock 5.
  • Gatilhos maiores - presumivelmente para ajudar as novas funcionalidades hápticas.
  • Porta USB Type-C que foi previamente confirmada por Mark Cerny durante a entrevista com o Wired. Esta porta é comummente usada em smartphones Android modernos e na Nintendo Switch.
  • A aparente remoção da barra luminosa - tal como explicado pelo VentureBeat, a barra luminosa é usada para rastrear o Dualshock em vários jogos do PS VR. A sua remoção permanente ou modificação pode significar que a tecnologia do PlayStation VR vai mudar.

O que ainda não sabemos sobre o comando da PS5

Para começar, ainda não sabemos sequer o nome do comando da PS5. Existe uma grande probabilidade de se chamar Dualshock 5, especialmente se consideramos que a Sony vai manter o nome de PlayStation para a consola, mas podemos ser surpreendidos.

A questão de compabilidade - isto é, se podemos usar os comandos Dualshock 4 na PS5 - também ainda não tem resposta.

Esperançosamente, estas questões serão respondidas à medida que a data de lançamento da PS5 se aproximar.

O que sabemos é que parece altamente improvável que o comando da PS5 terá um ecrã táctil, tal como demonstrado na seguinte imagem do Twitter.

A entrevista mais recente de Mark Cerny com o Wired não exclui esta opção, mas visto que entra em grande profundidade sobre o que é o comando, a omissão de um ecrã táctil sugere que não será incluído.

À procura de mais informação sobre a PS5? Então confere as nossas páginas com a data de lançamento e specs da PlayStation 5, os jogos confirmados para a PlayStation 5 e o que sabemos sobre o comando da PlayStation 5.

Publicidade

Salta para os comentários (26)

Sobre o Autor

Lottie Lynn

Lottie Lynn

Guides Writer

Lottie Lynn is Eurogamer's guides writer. She likes exploring new games and still has nightmares about the moon from Majora's Mask.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (26)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários