Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Dualshock 4 vs Dualsense - Quais são as diferenças do comando da PS5?

Analisámos todos os pormenores!

Ontem a Sony revelou oficialmente o comando da PS5. É uma despedida, tanto em nome como em design, do Dualshock - um comando que perdurava já desde os tempos da primeira consola PlayStation, embora já tivesse sido refinado ao longo das gerações. O comando oficial da PlayStation 5 foi baptizado de Dualsense e tem várias diferenças comparativamente ao Dualshock 4. Ao longo deste artigo vamos falar dessas diferenças. Algumas diferenças são imediatamente observáveis, outras nem por isso.

Dualshock 4 vs Dualsense - o design

O design arrojado do Dualsense é a diferença imediatamente perceptível comparativamente ao Dualshock. Ao longo das gerações, o Dualshock manteve sempre mais ou menos o mesmo formato. O Dualsense apresenta a maior evolução de sempre para a PlayStation. O formato arredondado das pegas foi descartado e em troca temos um comando mais "bicudo", o que é visível tanto nas pegas como nos ombros.

O comando foi desenhado para "parecer mais pequeno do que parece", afirma a Sony. A marca também comenta que "o Dualsense foi testado por um vasto leque de jogadores com vários tamanhos de mãos, para que fosse possível atingir o nível de conforto que desejávamos, com excelente ergonomia". Fora isto, há outras diferenças como os botões principais, que já não apresentam cores (são todos brancos) e a barra luminosa, que passou de traz para a frente, estando agora dividida em duas secções.

A diferença mais chocante é o esquema de cores. A PlayStation sempre manteve uma cor única nos seus comandos (com a excepção de edições especiais ou limitadas), mas o Dualsense apresenta logo à partida duas cores distintas. Sobressai o branco, que faz contraste com uma secção mais pequena em baixo pintada de azul escuro. Este esquema de cores sugere que a PS5 também vai apresentar duas cores distintas no seu design (quase de certeza as mesmas que podes ver neste novo comando).

O touchpad mudou de forma e já não é um rectângulo.

Dualshock 4 vs Dualsense - As funcionalidades

O Dualsense mantém todas as funcionalidades que o Dualshock 4 já tinha e ganha mais algumas. A principal, que nos parece que vai ter mais impacto na jogabilidade, é o feedback háptico. Pegando nas palavras da Sony, o feedback háptico "adiciona diversas sensações poderosas enquanto jogas, como a arenosidade de conduzir um carro pela lama". Esta funcionalidade é complementada pelos gatilhos adaptativos, "para que possas realmente sentir a tensão das tuas acções, como puxar uma flecha num arco".

O botão Share do Dualshock 4 foi substituído pelo botão Create. A Sony ainda não explicou qual é a diferença deste novo botão, mas comentou que "vamos mais uma vez ser pioneiros em novas formas dos jogadores criarem gameplays épicos para partilhar com o mundo". Mais detalhes acerca deste botão serão revelados perto do lançamento da PS5, que está prevista para o Natal de 2020. Outra novidade é a inclusão de um microfone do comando, que vai permitir aos jogadores comunicar os amigos sem um headset - a Sony recomenda, contudo, um headset para conversas longas.

Já está confirmado que o Dualsense mantém a porta 3.5 mm para headsets / auriculares. O que não está confirmado é se usa USB Type C- As imagens oficiais do Dualsense não dão para ver claramente a porta USB, mas a impressão que temos é que é USB Type-C. Há cada vez mais dispositivos a adoptar este formato, portanto, isto é uma boa notícia. A má notícia é que não podes usar os mesmos cabos do Dualshock 4 para recarregar o Dualsense.

Desta perspectiva conseguimos ver mais diferenças do Dualsense. As pegas estão mais grossas e os botões de ombro estão ligeiramente maiores.

Dualshock 4 vs Dualsense - a bateria e outros detalhes

Um dos detalhes por revelar do Dualsense diz respeito à bateria. A Sony prometeu no PlayStation Blog que levou "em consideração formas de manter uma forte vida de bateria para a bateria recarregável do Dualsense", mas não especificou quantas horas podemos esperar de uma carga. A curta duração da bateria do Dualshock 4 tornou-se numa das maiores críticas do comando, portanto, esperemos que a Sony tenha melhorado consideravelmente a bateria do Dualsense para que as mesmas críticas não surjam na PS5.

Um pormenor que facilmente passa despercebido, a não ser que faças zoom nas imagens, é que o Dualsense apresenta uma textura diferente nos analógicos. Os analógicos do Dualsense apresenta um padrão bem definido nas extremidades. Esta alteração pode ter sido feita para resolver outro problema do Dualshock 4, que era os analógicos que se desfaziam com o passar do tempo. A nova texturização visível na imagem comparativa logo a seguir pode ser a resposta da Sony a esse problema.

Outras diferenças nas quais podes não ter reparado:

  • As setas do D-Pad estão agora nos botões e não fora
  • Os botões Create e Options não têm texto associado, apenas desenhos
  • A textura rugosa na traseira do Dualshock 4 está diferente no Dualsense
  • O altifalante no Dualsense tem menos uma fila de buracos do que no Dualshock 4
  • O botão PlayStation está diferente e parece ser feito de metal
  • O Dualsense tem um botão dedicado para dar mute ao microfone embutido
Nesta imagem aproximada conseguimos ver que a textura dos analógicos do Dualsense é diferente. O logótipo da PlayStation parece ser em metal, mais uma diferença comparativamente ao Dualshock 4.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários