Pro Evolution Soccer 2011

A bola já rola no terreno de jogo.

Findo o mundial, a aproximação da nova temporada futebolística associa-se também à proximidade da nova versão de Pro Evolution Soccer. Embora ainda estejamos a meses do lançamento, tive a oportunidade de experimentar pela primeira vez a versão deste ano. Com ela vêm novas funcionalidades, inovações e um motor de jogo completamente renovado. A Konami promete trazer novamente este ano a glória do futebol, numa ainda maior aproximação à realidade, com atenção aos desejos dos fãs.

Ao longo dos últimos anos, os fãs da série expressaram-se acerca de algumas alterações que gostariam de ver no seu jogo de futebol e esta parece ter sido uma das grandes motivações da Konami, optando por fazer alterações fulcrais ao sistema de jogo. A PES Team tem tido nos últimos anos o papel de receber todo o feedback do público, no sentido de levar o produto final em direcção às ambições dos milhões de jogadores.

Ainda antes de falar sobre essas alterações, a primeira impressão que o jogo transmite é de polimento. Desde os eclécticos menus, renovados e cobertos de efeitos visuais, ao motor gráfico. Nesta etapa de desenvolvimento, os menus pouco mais nos dizem que a intenção da Konami de renovar a "cara" da sua franquia, mas a evolução do motor gráfico em relação ao ano anterior é já notório.

Esta melhoria nota-se essencialmente nos modelos dos jogadores - que aparentam agora ter proporções mais próximas da realidade - e também nas suas faces. O avanço neste departamento é especialmente visível nos replays em que facilmente reconhecemos os jogadores pela sua aparência. Aliás, é com infelicidade que reporto que - sem ter olhado com atenção para o onze inicial dos meus adversários - o responsável pela assistência do primeiro (e único!) golo que sofri na minha contenda com os Estudiantes de La Plata foi Juan Verón. A associação visual de cada jogador é imediata, e a animação das suas caras é visivelmente mais completa.

Em relação a novos modos e opções de jogo ainda não existem informações concretas, ficando a sua disponibilização contingente a uma maior proximidade da data de lançamento do título. No entanto, podemos desde já avançar a inclusão da "CONMEBOL Copa Libertadores", o que implica a aparição de clubes como Independiente, o referido Etudiantes de La Plata ou até o Corinthians.

Quanto ao jogo em si, as alterações são variadas, sendo de realçar uma menor "automatização" de todos os processos. Quando um jogador passa a bola, esta vai na direcção apontada pelo analógico, e não até ao jogador que está nessa direcção. Embora esta nova sensibilidade abra um período de habituação, traz também um novo grau táctico a todas as jogadas que construímos, tendo sempre a certeza de que, desde que para tal haja destreza, a bola vai para o espaço exacto que pretendemos. O mesmo é verdade para os cruzamentos, sendo por demais essencial dosear a força dos mesmos para que haja qualquer esperança de a bola encontrar o jogador pretendido.

Publicidade

Conteúdos relacionados

Revelados os Melhores Jogos da Década de acordo com o Metacritic

Super Mario Galaxy 2 e Zelda: Breath of the Wild lideram.

ArtigoRiot Games quer "expandir o Universo de LoL ao criar jogos indie de elevada qualidade"

Leanne Loombe explica-nos numa entrevista o que é a Riot Forge.

Nintendo Switch bate recordes da Nintendo em Portugal

Vendas em 2019 já superaram as de 2018.

The Game Awards 2019 contará com 10 anúncios inéditos

"Coisas das quais ainda não ouviste falar".

Xbox Game Pass receberá PES 2020 em Dezembro

Revelados os jogos para consola e PC.

Também no site...

A Juventus é exclusiva do PES 2020

Será o único jogo com o nome do clube, o emblema e estádio.

PES 2020 - Demo chegará a 30 de Julho

Arsenal, FC Barcelona, Palmeiras, Flamengo e mais.

FIFA 18 - As melhores promessas e estrelas escondidas

Os jogadores melhores e com mais potencial com menos de 21 anos.

PES 2020 não terá o Liverpool licenciado

O contracto com a Konami terminou.

PES 2020 - Data de lançamento, Gameplay, Trailer - Tudo o que sabemos

O que esperar do novo simulador de futebol da Konami?

Comentários (18)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários