Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Prince of Persia

O início de uma nova era.

O franchise Prince of Persia, PoP para os amigos, é um dos poucos que se pode dar ao luxo de ter estado presente em diferentes décadas na indústria de videojogos. Com o início já em fins da década de 80, o auspicioso Prince of Persia, cativou logo de imediato o público, na altura apenas no formato PC. Com uma jogabilidade simples e directa, nem tanto naquela altura, ficamos maravilhados com as acrobacias e agilidade do herói das Mil e Uma Noites.

Este tem sido um dos pontos fulcrais em todos os jogos de PoP. Um jogo onde a transposição dos obstáculos e lutas envolve quase sempre actos acrobáticos e combos momentosos, com maior espectacularidade nos mais recentes jogos, muito devido ao que as mais recentes tecnologias permitem.

Pelo resultado da progressão dos diversos jogos principais, colocando de lado alguns spin-offs como o Prince of Persia: The Fallen King, brevemente para a Nintendo DS, parece que estamos perante uma trilogia de uma trilogia, onde de três em três jogos, os protagonistas da história base são mudados, mas nunca perdendo o ambiente e a formula que o caracteriza.

Tal como as mulheres de agora, Elika é bela e letal.

Este ano, é ano de um novo PoP. Estamos na nova geração de consolas, e para nossa surpresa e pessoal agrado, a série trocou as voltas a todos, moendo a cabeça dos fãs da trilogia anterior. Depois de vermos Assassin's Creed e o seu fabuloso motor de jogo, estávamos à espera de um PoP mais real, no sentido da opção artística e de design. Demonstrando a elasticidade que o motor que deu origem a AC, PoP leva um rumo completamente oposto na opção gráfica, misturando um ambiente enorme e detalhado, tornando os locais reais e vivos, com pitadas de ambiente de banda desenhada, sendo isso mais óbvio na animação e desenho das personagens.

Neste PoP, uma nova historia é criada, onde um anti-herói sem nome, passa de um simples renegado a principal partícipe no enredo. Novamente o uso de acrobacias e poderes são ponto assente, mas desta vez o nosso herói terá alguém com quem partilhar as amarguras.

As mulheres são cada vez mais um opção de escolha em muitos jogos, quer como protagonistas principais, caso de Lara Croft, Nariko, a Rubi de Wet, bem como a papeis secundários. Quer por tentar agradar a um mais vasto público, ou apenas por opção de guião, a personagem feminina de seu nome Elika é introduzida não de uma forma banal ou de complemento, mas sim como personagem central e também ela principal. Elika ajudará o Príncipe sempre que ele desejar, sem ela a progressão é impossível, quer no alcance de locais, bem como na resolução de puzzles e lutas contra bosses.

Batalha monumental.

Perante o que já foi mostrado por parte da Ubisoft, sabemos que Elika terá um papel activo no novo PoP, conforme podem ver no trailer apresentado na UBIDAY'S 08, a entreajuda dos dois estará muito presente, demonstrando que Elika é muito mais que um bonito rosto.

Os fãs de PoP têm-se dividido referente ao rumo que o jogo está a levar, principalmente na sua componente gráfica. Mas Ben Mattes, produtor do jogo, na recente entrevista concedida à Eurogamer, refere que o jogo é um verdadeiro Prince of Persia, destacando que todos os elementos que encontrámos nos anteriores jogos, estarão neste. Por isso amantes de puzzles, de acrobacias e actos poderosos e heróicos, o novo PoP é o jogo indicado para vocês.

Prince of Persia tem data de lançamento para Dezembro deste ano, mas poderemos ver certamente mais detalhes e principalmente o jogo a correr já na E3 este mês.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Prince of Persia

PS3, Xbox 360, PC

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Soares avatar

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.

Comentários