O porquê de Natal não vir a ser lançado com a 'Xbox Plus'

Então, e que tal a intrigante noção de que a Microsoft se prepara para lançar uma versão 1.5 do hardware Xbox 360 com o lançamento da câmara em 3D Project Natal no final de 2010? Quando uma organização como a 1UP começa a falar nisto, os sentidos-aranha em todo o globo começam a vibrar. Bem, consultando as minhas fontes durante o fim de semana - pessoas com alta probabilidade de saberem o que se passa nos mais altos níveis da divisão de videojogos da Microsoft, a história parecer ser um monte de ar quente. Ou talvez, mais provavelmente, o resultado final de sussurros Chineses.

Enquanto a minha principal fonte não entrou em quaisquer detalhes específicos sobre o lançamento do Natal para além de desmentir esta história, quanto mais pensas no conceito da Xbox Plus/Natal, o menos credível parece. O facto é que uma melhorada Xbox 360 é altamente improvável simplesmente porque a tecnologia não requer de nenhum do poder de processamento da consola se altere através dos dados adquiridos pela câmara 3D. Enquanto que a Microsoft reclama crédito por todo o design do Natal, o componente chave - o "cérebro" da câmara - parece na verdade ser original da companhia Israelita, PrimeSense, sendo a própria Microsoft responsável pelas ópticas e pelo software. É tudo parte de uma estratégia que a Microsoft tem internamente que irá ver um controlo por gestos ao estilo de Minority Report, tornar o interface de nova geração entre homem e máquina, o maior sucessor do ecrã táctil, colocado num vasto leque de aparelhos - e claro totalmente suportado pelo sistema operativo Windows.

Independentemente, o objectivo é que todas as coisas realmente inteligentes que o Natal faz sejam efectuadas internamente, com os dados então fluídos para a 360 via USB. Se, como a noticia 1UP sugere, a actualização 360 apenas vai oferecer uma quantidade mínima de poder extra, então a questão certamente será, qual é o interesse disso? Porquê ir ao ponto de conceber novíssimo silicone, arriscando incompatibilidades com o actual modelo, apenas por essa quantidade extra de sumo? Porquê incomodar programadores com uma nova arquitectura com tão mínimos ganhos? E num mercado onde guiar para baixo preço da tua consola é chave, porquê introduzir essa despesa extra?

Se os argumentos de processamento e fabrico não são suficiente, então vamos considerar o ângulo de marcado básico. A Microsoft estaria em perigo de fragmentar a sua audiência com o lançamento do seu produto mais inovador em anos. A firma já apresentou os seus termos básicos que o Natal funciona com qualquer 360 já no mercado; a onda massiva de RP negativo que seguiria as noticias que o Natal funciona melhor se comprares uma nova consola iriam completamente deixar nas sombras o lançamento.

O que posso ver a acontecer é que o Natal vai formar as bases de um relançamento de meia-idade para a Xbox 360, talvez uma nova skin. Por volta de 2010, a 360 vai ser um aparelho de baixo poder (relativamente falando, mesmo comparado à unidade Jasper de hoje) correndo com uma combinação de CPU e núcleo de gráficos num único. Isto por sua vez significa uma motherboard mais pequena, e uma assembleia mais modesta de cooling, significando uma unidade mais pequena. A máquina vai potencialmente ser pequena o suficiente, bonita o suficiente, e com esperança sossegada o suficiente para apelar a novos públicos enquanto mantém as mesmas capacidades da actual consola. Certamente, as poupanças de custo da mudança para a nova, mais pequena, mais barata Xbox vai ajudar a contra-balançar o custo de um bundle com o Natal. Mas quaisquer reais mudanças ao hardware a as suas capacidades vão ser mínimas - juntamente com algo nas linhas da inclusão da flash RAM que foi introduzida na revisão Jasper da 360.

Por isso nesse sentido, a história tem algo de verdadeiro, mas qualquer verdadeira nova iteração da Xbox 360 vai requerer um preço de nível premium. Para ter qualquer possibilidade de atingir o mainstream, o preço é a chave, como a Wii demonstrou. No caso do Natal, a Microsoft vai fazer tudo no seu poder para fazer a tecnologia, seja num bundle com a consola 360 ou não, o mais barato possível

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Sobre o Autor

Richard Leadbetter

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

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