Pokémon Go - Como Fazer Trocas, Trocas Especiais e quais os requisitos

Tudo o que precisas de saber sobre as trocas em Pokémon Go.

As trocas em Pokémon Go era uma das características mais requisitadas do jogo e um dos pilares da saga Pokémon, desde os seus primórdios.

Funciona de forma diferente em Pokémon Go quando comparada com os jogos principais, com algumas restrições na forma como os Pokémon são transferidos de uma conta para a outra - no entanto, se queres finalmente pôr as tuas mãos naquele shiny fantástico ou exclusivo regional, finalmente tens uma forma de o fazeres.

As Trocas vêm juntamente com outros recursos que vale a pena conhecer - nomeadamente Amigos, Presentes e Lucky Pokémon.

Nesta página:

Teste com aumento da distância de troca em Pokémon Go

A 12 de novembro de 2020, a Niantic anunciou que, durante um curto período de tempo, a distância das trocas em Pokémon iria aumentar e que, dependendo dos dados recolhidos durante este teste, uma maior distância de trocas poderia ser incluída como recompensa em eventos futuros.

O alcance da distância de troca foi aumentado para 12km, o que significa que podias fazer trocas com qualquer dos teus amigos em Pokémon Go que vivesse a 12 km da tua localização. Este aumento foi introduzido a 12 de novembro.

Um agradecimento ao subreddit The Silph Road por descobrir esta informação.

Este aumento deu-se de 12 de novembro a 16 de novembro.

Pokémon Go - lista das evoluções por trocas e como funcionam as evoluções por trocas

Antes de entrarmos nas especificadades das trocas, vamos começar com uma grande funcionalidade de 2020 - as evoluções por trocas.

Nos jogos principais de Pokémon, existe um conjunto de Pokémon que apenas podem ser evoluídos quando trocados com outro jogador. Quando Pokémon Go foi lançado, todos estes Pokémon evoluíam com candy, uma vez que a funcionalidade das trocas não existia.

Agora, no entanto, a evolução por troca foi incorporada em Pokémon Go, oferecendo um método de evolução diferente para um grupo específico de Pokémon. Eles são:

  • Kadabra (evolui para Alakazam)
  • Machoke (evolui para Machamp)
  • Graveler (evolui para Golem)
  • Haunter (evolui para Gengar)
  • Boldore (evolui para Gigalith)
  • Gurrdurr (evolui para Conkeldurr)
  • Karrablast (evolui para Escavalier)
  • Shelmet (evolui para Accelgor)
Pokemon_Machoke
Pokemon_Haunter
Pokemon_Go_Boldore
Machoke, Haunter e Boldore podem ter o seu custo de evolução através de candy reduzido para zero se forem trocados com outro jogador.

Depois de trocares um dos Pokémon acima, o custo do candy para evoluí-los para a terceira e última evolução será reduzido para zero. Isso permitirá que adiciones rapidamente este novo Pokémon ao teu Pokédex, ao mesmo tempo que ganhas um novo membro de equipa poderoso.

Se não tiveres nenhum outro treinador com quem trocar, serás ainda capaz de evoluir estes Pokémon com candy.

Custa 100 candy para evoluir Kadabra, Machoke, Graveler e Haunter da Gen 1.

Custa 200 candy para evoluir Boldore, Gurrdurr, Karrablast e Shelmet da Gen 5.

Também é importante notar que Pokémon que evoluem usando uma combinação de itens e candy em Pokémon Go não recebem o desconto da evolução por troca. Mesmo assim, nos jogos da linha principal, um requisito para a sua evolução é serem trocados com outro jogador.

Como Trocar Pokémon em Pokémon Go e requisitos para a Troca

Antes de começares a trocar, tens de preencher os seguintes requisitos:

  • Ser Amigo em Pokémon Go da pessoa com quem vais fazer a troca
  • Ter um Nível de Treinador de 10 ou mais
  • Estar próximo da pessoa com quem vais trocar (cerca de 100m)

A partir daqui, segue para o teu feed de amigos e selecciona o amigo com o qual queres fazer uma Troca. A opção "Troca" estará junto a "Enviar Presente", logo abaixo da barra de XP.

Desde que estejas a uma distância máxima de 100m, podes seleccionar um Pokémon para troca, verificares o Pokémon que vais receber e os custos de Stardust antes da confirmação. Depois, procedes à troca, sendo que o processo demora apenas alguns segundos.

As variáveis seguintes devem também ser levadas em consideração no que diz respeito às trocas:

  • As trocas irão dar Candy adicional aos treinadores, sendo que os valores de Candy serão superiores caso os Pokémons tenham sido apanhados a longas distâncias um do outro. De acordo com o Reddit, os valores são de 1 Candy se for abaixo dos 30km, 2 Candy para os 30-100km e 3 Candy se for acima dos 100km.
  • Os valores de HP e CP de cada Pokémon irão variar depois da Troca ter sido processada - poderão ser mais altos ou mais baixos. Quando melhor o Nível de Amizade, menos variação terá. Poderás ver estas informações antes da Troca, e existirão ressalvas que impedirão que jogadores com um nível de Treinador mais baixo adquiram Pokémons poderosos.
pokemon_go_trading_1
enUS_TradeTutorial5
  • Os Pokémons não podem ser trocados mais do que uma vez. Isto deve-se à funcionalidade que altera o CP e HP, de maneira a impedir que os jogadores tentem mudar repetidamente as estatísticas do Pokémon usando este método.
  • Apesar do CP e HP de um Pokémon mudar, outros aspectos como o tamanho e ataques não irão ser alterados.
  • Criatura Míticas - como Mew - não podem ser trocadas de maneira alguma.
  • Nem todas as trocas são iguais, sendo que alguns Pokémons foram classificados para as "Trocas Especiais", que dita a quantidade de Trocas que podes fazer e o custo de Stardust - tudo isso está detalhado abaixo.
  • É possível que ambos os treinadores que estão a fazer a troca recebam um Lucky Pokémon, que se diferencia pelo custo inferior de Stardust quando lhe damos mais poder, bem como estatísticas altas garantidas.

Como funcionam as Trocas Especiais em Pokémon Go

Nas trocas, nem todos os Pokémons possuem o mesmo peso. Foram classificados em dois tipos:

Trocas de Pokémons padrão:

  • Exclusivos Regionais
  • Formas que não tens no Pokédex (pensa em criaturas como Unown, Alolan e Castform)
  • Qualquer outro Pokémon que não esteja no teu Pokédex que não seja Lendário ou Shiny

Trocas Especiais:

Diferenças entre as Trocas Padrão e Especiais

Existem duas diferenças principais entre as Trocas Padrão e Especiais. Uma delas, prende-se com o facto de poderes apenas fazer uma troca Esepcial por dia, com alguém. O reset acontece ao mesmo tempo que as PokéStops e missões Research (por volta da meia noite da hora portuguesa).

O outro é o custo de Stardust. É aqui que as coisas se complicam um pouco. Caso estejas a trocar Lendários ou Shinies que ambos possuam, o custo é o mesmo aos Pokémons Padrão que não possuis, tal como os regionais ou formas Unown. Mas caso um de vocês não tenham um Lendário ou Shiny, então os custos da troca aumentam exponencialmente.

pokemon_go_trocas_2

Pokémon Go - lista de custos das Trocas

Por cada Nível de Amizade, a quantidade necessária de Stardust para Troca vai reduzindo (um agradecimento ao AshmedaiHel do Reddit):

PokémonBom Amigo (1 Day)Grande Amigo (7 Dias)Ultra Amigo (30 Dias)Melhor Amigo (90 Dias)
Pokémon Padrão 100 80 8 4
Shiny ou Lendário (Que possuis) 20,000 16,000 1,600 800
Shiny ou Lendário (Que não possuis) 1,000,000 800,000 80,000 40,000

Parece que a maior queda nos valores se encontra entre o Ultra Amigo e Grande Amigo, reduzindo largamente o custo de Pokémons Shiny ou Lendários que não possuis - 800k para 80k. Apesar da classificação de Melhores Amigos conciliar-te mais uma queda de valores, passando para 40k, 80k é um valor razoável caso não queiras esperar.

pkemon_go_trocas

Salta para os comentários (1)

Sobre o Autor

Matthew Reynolds

Matthew Reynolds

Associate Editor  |  Crazyreyn

Matthew edits guides and other helpful things at Eurogamer.net. When not doing that, he's out and about playing Pokémon Go or continuing to amass his amiibo collection.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Digital Foundry | Star Wars Jedi: Fallen Order - Patch aperfeiçoado da PS5/Xbox Series - todas as atualizações testadas

Uma nova versão nativa da aplicação vs. o patch de retrocompatibilidade existente.

Recomendado | Guilty Gear Strive review - Porrada complicada

Arc System Works tenta criar fórmula mágica para casuais e hardcore.

Death Stranding: Director's Cut com mecânicas furtivas

Jogo já foi classificado e é exclusivo PlayStation 5.

Abandoned da Blue Box terá eventualmente versão para PC

Misterioso estúdio confirma no Twitter.

Comentários (1)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários