Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl - localização das pedras de evolução - Dusk Stone, Dawn Stone, Shiny Stone, e mais

Onde estão as pedras de evolução no Pokemon Brilliant Diamond e Shining Pearl?

Os jogos originais da Geração 4 de Pokémon introduziram três novas pedras de evolução - a Dusk Stone, Dawn Stone e Shiny Stone - que se juntam às clássicas Fire Stone, Water Stone, Leaf Stone, Thunder Stone e Moon Stone.

A evolução é uma parte fundamental de Pokémon, seja subindo de nível, negociando com amigos ou aplicando uma das muitas Pedras de Evolução que podes encontrar em Sinnoh. Portanto, faz sentido que algumas das criaturas mais interessantes e poderosas nos remakes de Pokémon - Brilliant Diamond e Shining Pearl - usem estes itens raros.

Frequentemente, há apenas uma Pedra de cada variante que podes encontrar no jogo, então vale a pena procurá-las quando decidires como as queres usar.

Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl - localização das pedras de evolução - Dusk Stone, Dawn Stone, Shiny Stone

Já a seguir, podes ver uma lista com todos os Pokémon de Brilliant Diamond e Shining Pearl que evoluem usando uma Pedra de Evolução - e podes ver também qual a pedra necessária para o efeito:

Pokémon evoluído Pedra de evolução Evolui de um...
Gallade Dawn Stone Male Kirlia
Froslass Dawn Stone Female Snorunt
Honchkrow Dusk Stone Murkrow
Mismagius Dusk Stone Misdreavus
Togekiss Shiny Stone Togetic
Roserade Shiny Stone Roselia
Magnezone Thunder Stone (Or raise level at Mt Coronet) Magneton
Flareon Fire Stone Eevee
Vaporeon Water Stone Eevee
Jolteon Thunder Stone Eevee
Leafeon Leaf Stone Eevee
Raichu Thunder Stone Pikachu
Clefable Moon Stone Clefairy
Happiny Oval Stone held item Chansey

Onde encontrar uma Dusk Stone em Brilliant Diamond e Shining Pearl?

Uma vez que existem dois Pokémon incríveis que evoluem com a Dusk Stone, é bom saber que existem duas Dusk Stones para encontrar no mundo de Diamond e Pearl.

A primeira está na área do Galactic Warehouse no lado esquerdo da cidade de Veilstone. Precisas de obter a Storage Key da batalha com Jupiter no Lake Acuity primeiro, mas assim que a tenhas, a Dusk Stone estará lá dentro.

Em seguida, após os Elite Four, há uma nova área à qual podes aceder na Victory Road. Precisas de Strength para chegar lá e é mais fácil se usares Rock Climb na saída, mas fica na parede do lado direito na sala final da Victory Road.

Lá dentro, vai até ao topo no lado esquerdo e empurra para o lado as pedras do quebra-cabeça para chegares à Pokébola.

Onde encontrar uma Dawn Stone em Brilliant Diamond e Shining Pearl?

Quando puderes usar Surf fora da batalha, podes obter uma Dawn Stone no Mt Coronet. Segue para Mt Coronet pela Route 207 a norte da Oreburgh City.

Vai para a parte inferior do ecrã e, em seguida, faz surf no pedaço de água próximo às pedras quebráveis. Do outro lado, está uma Dawn Stone.

Em seguida, depois de derrotares os Elite Four, podes obter outra Dawn Stone na Route 225, próximo à Survival Area. Usa Rock Climb na parede norte no topo da estrada, e podes obter uma Pokébola depois de derrotares o treinador que a guarda.

Onde encontrar uma Shiny Stone em Brilliant Diamond e Shining Pearl?

A última das novas pedras, a Shiny Stone, pode ser encontrada em alguns lugares, e a primeira é bem fácil.

Assim que chegares à Canalave City, pega num barco para as Iron Islands, uma área de história secundária onde podes lutar contra a Team Galactic com o treinador de Lucario, Riley.

Enquanto fazes o teu caminho através da mina abandonada nas Iron Islands com Riley, há uma Pokébola à tua direita quando chegas à saída da mina. Pega nela para obter uma Shiny Stone grátis.

Em seguida, no pós-jogo, depois de derrotares os Elite Four, podes encontrar outra Shiny Stone na Route 228 acima da Resort Area se usares a Mach Bike.

Onde encontrar uma Fire Stone em Brilliant Diamond e Shining Pearl?

Dentro do edifício Fuego Ironworks, podes encontrar uma Fire Stone próxima da parede à direita. Conforme avanças através da tijoleira giratória, ao chegares à parede do lado direito, atingirás um barril vermelho.

Com cuidado, vira-te e corre em direção ao canto superior direito da sala e pega na Pokébola para obteres uma Fire Stone.

Também podes obter Fire Stones escavando paredes salientes no Grand Underground.

Onde encontrar uma Thunder Stone em Brilliant Diamond e Shining Pearl?

Embora possas evoluir Magnezone com o campo magnético especial em Mt Coronet em Diamond e Pearl, parece que também podes usar a Thunder Stone como em jogos posteriores.

Portanto, embora haja muita competição para o seu uso, há apenas uma Thunder Stone a ser encontrada no mundo base do jogo.

Fica em Sunyshore City, o que não é surpreendente, dada a especialidade do seu líder de ginásio, Volkner.

Podes encontrar a Thunder Stone atrás do farol, no lado direito de Sunyshore City.

Em vez de ires para a frente do farol, segue as pontes elevadas à direita e encontrarás uma Pokébola na parte inferior de uma longa escada.

Depois de derrotares os Elite Four, também podes encontrar outra na Route 229, a norte da Resort Area.

Tal como acontece com as outras pedras elementais, podes obter mais Thunder Stones cavando as paredes salientes que encontras no Grand Underground.

Ver no Youtube

Onde encontrar uma Water Stone em Brilliant Diamond e Shining Pearl?

Existem algumas Water Stones que podem ser encontradas no mundo de Diamond e Pearl e, como podes imaginar, ambas estão em estradas aquáticas.

Começando no lado esquerdo da Route 213, faz surf para baixo na área de água rochosa cheia de treinadores e segue todo o caminho para a direita.

Caminha sobre a ilha molhada com o marinheiro, além da potencial batalha dupla, para obteres a Pokébola da ilha - ela tem uma Water Stone dentro.

Em seguida, há uma Water Stone escondida na Route 230 que precisa de Rock Smash para ser adquirida.

No meio da água na Route 230, há uma grande ilha. Sobe as escadas e vai para o lado direito da erva. Há uma rocha quebrável no topo da pequena escada que podes destruir.

Pressiona A atrás de onde quebraste a rocha para agarrar uma segunda Water Stone.

Se isto não for suficiente para ti, também podes encontrar Water Stones escavando paredes salientes no Grand Underground.

Onde encontrar uma Leaf Stone em Brilliant Diamond e Shining Pearl?

Mais uma vez, depois de obteres o Surf HM de Celestic Town e derrotares o mortal Floatzel de Crasher Wake e o superpoderoso Mismagius de Fantina para poder usá-los fora da batalha, podes obter uma Leaf Stone na parte oculta de Floaroma Meadow.

Vai para a Fuego Ironworks e, em seguida, surfa sobre o pedaço de água na extremidade inferior do ecrã, do lado de fora.

Caminha até Floaroma Meadow e, nos canteiros de flores à tua frente, deverás encontrar uma Leaf Stone.

Para obteres mais Leaf Stones, também podes cavar paredes salientes no Grand Underground.

Onde encontrar uma Moon Stone em Brilliant Diamond e Shining Pearl?

Os travessos Clefairy em Mt Coronet têm uma pequena probabilidade de virem empacotados com o seu próprio item de evolução: a Moon Stone.

Continua e capturá-los, e deves eventualmente encontrar um com uma Moon Stone grátis que te permitirá evoluí-lo!

Este não é o método mais confiável, no entanto, e tal como as outras pedras básicas, podes ir ao Grand Underground e cavares as paredes em busca de mais Moon Stones.

Onde encontrar uma Oval Stone em Brilliant Diamond e Shining Pearl?

Assim como a Moon Stone, Happiny também tem a probabilidade de aparecer segurando no seu item de evolução quando o encontrares no Trophy Garden.

Caso contrário, podes ir para o subsolo e começar a cavar, já que a Oval Stone também pode ser extraída lá.

Read this next